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Qual é a melhor hora e dia para fazer prospecção telefônica?

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artigos de vendas  -  Estudos, Pesquisas e Estatísticas  -  ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO

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A melhor hora para fazer prospecção telefônica é entre 10 e 16 horas. Podemos afirmar esse fato, graças à empresa InsightSquared, que numa de suas pesquisas com mais de 10 mil chamadas de prospecção em frio, identificou o melhor momento do dia para se conectar com os prospectos. E a pior hora do dia é entre 11 e 14 horas, que foi o que detectaram a InsideSales e a Kellogg University School of Business (Artigo: Segredos da venda por telefone).

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Estes resultados estão dando informações valiosas para os vendedores e seus respectivos gestores, para encontrar o tempo mais eficaz para fazer essas chamadas e usar esses dados para treinar toda a equipe de vendas, para que a taxa de chamadas de prospecção gerem um maior número de sucessos nos leads (Artigo: ALGUMAS TÉCNICAS PARA VENDER PELO TELEFONE...).
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Tanto quanto fazer um grande volume de chamadas na parte da manhã (das 08 até 10 horas) para capturar a atenção dos potenciais clientes que temos do outro lado da linha, as melhores respostas não vêm até depois das 10 horas e até as 11 horas e novamente, passam a ser excelentes se as realizamos depois das 14 horas e até o final da tarde (16 horas), após esta hora nossos leads não estarão tão atentos a nossa oferta, horário em que muitos dos nossos contatos estão começando a encerrar as atividades e arrumar as tarefas pendentes antes de sair do escritório
(Artigo: NÃO PERDA VENDAS NO TELEFONE).

Não podemos esquecer que em uma empresa típica de 100 a 500 funcionários, uma média de 7 pessoas estão envolvidas na maioria das decisões de compra, segundo o Gartner Group. E é importante saber que 70% dos compradores tomam decisões de compra para resolver problemas, enquanto que os 30% restantes, o fazem para ganhar algum coisa, segundo a pesquisa conduzida pelos consultoria Impact Communications.

E se perfilamos mais esta estratégia com mais variáveis, terça-feira é o melhor dia da semana prospectar comercialmente. A partir deste dia (com uma taxa de conexão de 10%) apreciam uma queda gradual do interesse, o ponto mais baixo o temos na sexta-feira (8,7%). Embora possa parecer uma diferença insignificante este percentual de 1,3%, isso comporta um impacto muito visível sobre os nossos resultados. Está em jogo a rentabilidade do nosso tempo e o treinamento da equipe para tornar eficazes as chamadas de prospecção, para que terminem em vendas (Artigo: Filtrando os prospectos PPC: Prontos Para Comprar).

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É importante também notar que em 2007 houve uma média de 3,68 tentativas de prospecções telefônicas para chegar a um prospecto viável. Atualmente é preciso 8 tentativas, segunda empresa TeleNet and Ovation Sales Group. Sabendo da pesquisa realizada por Leap Job, apenas 2% das prospecções em frio acabam em uma reunião. Então é preciso encontrar novas formas para chegar nos responsáveis das decisões de compra. Os responsáveis pela força de vendas que zelam por encontrar novos clientes, dispõem de um limitado tempo ao longo da semana. Sabendo que terça-feira das 10 as 16 horas é o momento ideal para chamar, eles podem planejar o restante de sua agenda (Artigo: Prospectar clientes de forma inteligente e duradoura).

Devem ser ágeis com este processo para evitar bloqueios com prospectos que não estejam interessados em comprar. Em qualquer caso, a melhor hora e dia da semana, dependerá em grande parte da indústria em que trabalhamos. Para ter certeza, temos que analisar as informações dos resultados das nossas próprias chamadas.

O que você faz com as piores horas para fazer chamadas frias? simples, aproveitar! Se entendemos que as piores horas para realizar prospecções telefônicas em busca de clientes potenciais, são os melhores para enviar e-mails, ai temos uma mina de ouro a ser trabalhada. Jena McGregor do The Washington Post, nos lembra que das 6 as 8 horas é o horário mais comum em que consultamos o nosso e-mail antes de começar o dia. Segundo a empresa Marketing Sherpa, o ROI (retorno do investimento) é duas vezes maior que as prospecções telefônicas. Se ainda soubermos da máxima, de que os e-mails personalizados (direcionados com nome) melhoraram o click-through (cliques direcionados) em 14% e aumentam as taxas de conversão em 10%, segundo a empresa Aberdeen Group, então teremos umas altas taxas de sucesso (Artigo: Como contatar o cliente, por telefone ou e-mail?).

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Especialistas em gestão de tempo, advertem que, se queremos ter uma boa chance de nos tornarmos visíveis nas caixas de entrada dos nossos próximos clientes, o impacto comercial deve ser pela manhã. A maior taxa de click-through (cliques direcionados) nos e-mails, é quando se toma o primeiro café pela manhã e quando se está indo a trabalhar. Nesse horário e quando analisamos o que nos espera ao longo do dia e quando fazemos a limpeza dos correios que não nos interessam (Artigo: Atitude positiva através do telefone).

Como começar sua oferta? depois de provar algo muito doce, os demais alimentos são menos doces... Por isso um profissional de vendas, começa vendendo a peça mais cara, assim as outras, luzem mais baratas em comparação, ou seja primeiro se vende o terno e depois os camisas, na sequência as gravatas; ou primeiro o carro e depois os acessórios, ou primeiro o hambúrguer e depois as fritas (ARTIGO: Cross Selling: deseja batatas com o seu hambúrguer?).

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Vamos ver outro caso bem prático: a filha fala para mãe: estou grávida... Após a mãe despertar do desmaio, a filha a recompõe dizendo, era brincadeira, rodei na prova de matemáticas... Sem dúvida que rodar em alguma matéria, é simples de perdoar, em comparação com uma gravidez. Se aplica a técnica ao contrário, irá ganhar um problema e não uma solução favorável (ARTIGO: Os segredos do poder de manipulação).

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Outro exemplo: Fulano precisa aumentar sua comissão de vendas ou a ajuda de custo, chega para o gerente comercial e em tom de brincadeira lhe solicita um aumento ridiculamente grande (25%), depois lhe informa o valor real (8%). O segundo valor em comparação com o primeiro se torna insignificante. Agora os 8% de aumento se tornam muito simples de resolver e autorizar (ARTIGO: Vendendo mais e melhor com up selling e cross selling).
 

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Como melhorar o atendimento telefônico

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