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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Reuniões podem ser produtivas

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sala dos artigos de gerenciamento

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Reuniões podem ser bastante produtivas mas podem ser também um verdadeiro desperdício de tempo e dinheiro. Aqui vão algumas idéias que podem ajudá-lo a gerenciar melhor as suas reuniões. Toda reunião para ser produtiva deve ter: o seu Propósito, a sua Agenda e o seu Tempo de Duração. Se um desses itens faltar, a reunião não deve ser realizada. Você deve ser capaz de definir o propósito de uma reunião em uma ou duas sentenças, por exemplo: "essa reunião é para planejar a nova campanha de marketing da empresa". Dessa maneira, todos sabem por que eles estão ali, o que é preciso ser feito, e como saber se todos conseguiram ser bem-sucedidos (Artigo: Segredos para reter e vincular aos melhores vendedores).

Defina a agenda: liste os itens que serão discutidos, revistos, analisados, apresentados etc. Eu gosto de definir um tempo limite para cada item da agenda e identificar uma pessoa responsável para liderar a discussão.
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Defina o tempo de duração: desde o princípio, defina quando a reunião começa, e às vezes ainda mais importante, quando ela termina. É incrível a quantidade de gerentes que não sabem terminar uma reunião dentro do horário previsto!!!! Se você ainda tem esse hábito..., pense novamente!
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Não espere pelos outros: reuniões precisam começar no horário determinado. Não espere pelos atrasados. Não espere por aqueles que precisam ser chamados para uma reunião. Você já não os avisou previamente? Pois então, eles que apareçam no horário. E quando os atrasadinhos chegarem, não volte a revisar o que já foi falado. O tempo daqueles que seguem o horário deve ser respeitado (Artigo: OS ERROS DE UM GERENTE DE VENDAS).

Se o organizador da reunião não chegar no horário, considere a reunião cancelada e volte ao trabalho. Quanto tempo esperar até o organizador aparecer pode variar de empresa para empresa, mas eu não esperaria mais do que cinco minutos.

Tenha o hábito de documentar a reunião. Alguém, além do organizador da reunião, deveria ser responsável por tomar nota daquilo que foi falado durante a reunião. 
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O quanto detalhado deve ser essas anotações varia de acordo com a natureza daquilo que foi discutido. O resumo deve conter o nome das pessoas presentes, o que foi discutido, os acordos que foram alcançados, e os próximos passos que foram determinados com datas e seus respectivos responsáveis. 
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Assim que a reunião terminar não deixe passar mais do que 24 horas, as anotações devem ser distribuídas para todos os participantes, para aqueles que foram chamados para participar e não compareceram, e para todos aqueles que possam ser influenciados pelas decisões tomadas. O correio eletrônico é a melhor maneira de distribuir as anotações. .

FOCO, FOCO, FOCo: toda reunião deve ter uma pessoa determinada para avisar os outros participantes quando esses fogem do tópico que deve ser discutido. Peça por um voluntário no início de cada reunião. O trabalho desse profissional é interromper qualquer discussão que fuja do tema principal. Esses novos tópicos podem ser anotados e virar tema de discussão para as próximas reuniões. Caso surja alguma dúvida sobre determinado assunto estar dentro do foco da reunião ou não, o Organizador da Reunião deve dar a palavra final (Artigo: Algumas pautas para dirigir uma equipe de vendas).

Nenhuma tecnologia inventada até hoje supera um bom diálogo. Uma conversa franca, sincera, honesta, transparente e verdadeira entre duas pessoas. Aproveite esse início de ano para você sentar com cada um dos seus funcionários diretos e fazer uma revisão sobre o desempenho deles durante o último ano, ou trimestre que passou. A propósito, conversar com os seus funcionários sobre a sua performance, deveria ser uma tarefa prioritária da sua parte. Poderia ser uma conversa mensal, trimestral, ou semestral..., escolha o que for melhor para ambos, mas faça algo. Aqui vão algumas dicas caso você se decida por colocar em prática essa idéia:

Aprenda a fazer anotações sobre o seus funcionários durante o período de avaliação. Não confie apenas na sua memória para se lembrar das coisas boas e ruins que aconteceram. Se você fizer isso, você será capaz de se lembrar apenas dos eventos mais recentes ou das falhas das pessoas (Artigo: a).

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Peça para cada um dos seus funcionários escreverem uma auto-avaliação e enviar para você antes da conversa entre vocês acontecer. A auto-avaliação será a sua chance de se lembrar de fatos, conquistas e desafios enfrentados e preparar a sua estratégia para a reunião. Ao contrário do que muitos acreditam, o ser humano tende a ser honesto e subestimar a sua própria performance.

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Nas áreas onde você não concorda com a auto-avaliação do funcionário, venha preparado com os exemplos necessários para ilustrar o seu ponto de vista. Não se esqueça também de ilustrar a boa performance do funcionário com exemplos bons.

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Converse sobre o que está escrito. É muito comum acontecer o fato da reunião se centrar em fatos que não estão escritos na avaliação (Artigo: Alguns chefes são um terror na hora de criticar).

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Não escreva nada que você não tenha coragem de falar cara-a-cara com o funcionário. Infelizmente, muitos gerentes aqueles que nunca têm tempo para nada, acabam por fazer a revisão da performance via e-mail mesmo.

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Dê a você tempo suficiente para realizar a avaliação. Nunca faça a avaliação quando estiver ressentido com algum funcionário. Invista tempo na avaliação. Uma avaliação bem feita alavanca e muito a motivação e auto-estima de um funcionário.

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Permita que exista o diálogo durante a revisão de performance. A conversa não deve se transformar em uma sala de julgamento onde o funcionário é sentenciado. 60/40 é um bom formato de reunião, ou seja, você fala 60% do tempo e o funcionário fala 40% do tempo (Artigo: Quando os vendedores vão embora, suas vendas também vão!).

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A revisão de performance deve ser uma oportunidade da empresa para o funcionário se expressar, falar sobre as suas principais contribuições e analisar as áreas que podem ser melhoradas. Ao final, o funcionário deve deixar a sala motivado e preparado para os desafios do ano que chegou!!

PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

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Como avaliar o desempenho em vendas, que indicadores usar?

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