Invista
em Qualidade e aumente os ganhos
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sala
dos artigos de serviços
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99% das empresas que
não cumprem com os requisitos prometidos a seus clientes desaparece
no primeiro ano de vida. O enfoque na prevenção de falhas, em
cumprir com os requisitos de seus clientes, em impor uma meta de
ausência total de defeitos e em eliminar o custo de errar com as
normas da qualidade, são as que evitam a hemorragia fatal. A única
garantia para desenvolver um negócio, independentemente do produto
ou serviço que se proporciona, é enfocar nos seguintes quatro
princípios absolutos da alta qualidade
(Artigo:
VOCÊ GOSTA DOS SEUS
CLIENTES?).
•
Prevenção de erros:
Autorizar um funcionário que examine os produtos para detectar
erros é um grave erro com o manejo da qualidade. Sendo que é bom
encontrar produtos defeituosos ao final do processo de produção
e antes de enviá-los ao cliente, já perdemos tempo, material,
recursos e inclusive o custo do salário dos trabalhadores. A
prevenção de erros significa que todo o pessoal, desde aquele
que recebe o pedido do vendedor ate o funcionário da expedição
que formata a entrega, sempre devem estar atentos que o produto
esteja bem feito e segundo as observações do cliente descritas
no pedido
(Artigo:
O Pedido Perfeito).
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•
Cumprir com os
requisitos de seus clientes:
Não podemos
presumir que sabemos o que o cliente quer até entender
precisamente as observações, as quais se convertem em nossas
normas de produção. A chave é, tornar claro as necessidades do
cliente, o que deseja, como o deseja, para quando o deseja e
como deve ser entregue. Imagine-se sendo um cirurgião tentando
tranqüilizar seu paciente porque acaba de lhe operar a catarata
do olho direito quando deveria ter sido o esquerdo: Desculpe
senhora! Não se preocupe porque posso voltar a operá-la
(Artigo:
Sistema LEAN:
Produção, Venda e Entrega).
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•
Impor a meta de ausência
de defeitos:
A maioria das
empresas opera entre três e quatro sigma
(uma sigma é a soma de
índices de crescimento em um determinado período)
onde o custo das falhas é por volta de 20% a 30% dos lucros.
Aproximar-se a seis sigma ou menos de uma falha por cada 3.4
milhões de oportunidades, significa que o custo da qualidade
baixa a menos de 1% das vendas. Motorola empreendeu seu programa
de seis sigmas para o rendimento de produção de seus produtos
estabelecendo e realizando metas altas, até que chegou a
realizá-las
(Artigo:
JUST-IN-TIME =
JUSTO A TEMPO).
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•
Eliminar o custo de
falhar com as normas de qualidade:
Os produtos poderiam custar-lhe uns 40% do preço da venda. Sua
companhia pode reduzir o custo da qualidade em uns 20% e
aumentar as lucros de operações em uns 50%. O processo de
infundir qualidade em todo passo da produção, eliminar os erros,
falhas e desperdícios em todo o que a empresa faz, torna
possível assegurar um negócio lucrativo e exitoso
(Artigo:
JIT - just in time
DE TAIICHI OHNO PARA TOYOTA).
PROF. José
Ignácio García
clu
- Universidade
Luterana da Califórnia - EUA
consultor de empresas
e professor de Liderança e Administração
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