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O efeito boomerang dos e-mails transacionais

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Seu departamento comercial pode aproveitar os e-mails transacionais, esses que se enviam para confirmar ou agradecer a compra pelo cliente. Muitos clientes estariam interessados em aproveitá-los, por isso seu departamento comercial têm que adotar este meio de agradecimento para os clientes: primeiro como forma de dar continuidade ao relacionamento e segundo para identificar novas necessidades dos clientes, segundo nos revela o estudo realizado por Silverpop, empresa de Consultoria estadunidense de serviços de e-mail marketing (artigo: Tendências nos hábitos de compra).

Apenas 1 de cada 5 negócios aproveita seus e-mails transacionais para realizar alguma promoção. O estudo: How top retailers use transactional e-mails, observa e analisa as mensagens enviadas aos clientes quando realizam uma compra on-line, avaliando elementos como o assunto do e-mail, a personalização, desenho e conteúdo promocional.

Há demasiadas companhias que enviam e-mails em formato de texto simples, afirma Elaine Gorman, vice-presidenta de estratégia de Silverpop, inclusive apesar de que os e-mails transacionais costumam chegar aos consumidores quando têm uma impressão positiva, ou ao menos neutral, da empresa. a dica mais importante sobre estes e-mails, é que são dos mais lidos, suas taxas de abertura costumam atingir entre um 60 e 70%, o que os converte em excelentes veículos para o marketing (artigo: Como seria o e-mail perfeito?).

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Os e-mails transacionais não costumam ser otimizados desde o ponto de vista do e-mail marketing:

Quase 6 de cada 10 e-mails transacionais se enviam em formato HTML, mas todos eles se limitam a confirmar o pedido, sem aproveitar o suporte para realizar alguma promoção. Outro dos problemas destes e-mails é ser classificado como spam, o que ocorre com 6%.

No entanto, algumas empresas que adicionaram elementos de desenho a seus e-mails viram subir ligeiramente o índice de entregas em bandeja primeiramente. Em opinião de Gorman, estas empresas costumam ter em conta seus e-mails como elemento de marketing e tratam de otimizar seu rendimento (artigo: Consumidores querem facilidade para comprar).

O estudo observa que 68% das empresas empregam os e-mails transacionais para promocionar programas de e-mail destinados a vendas cruzadas (cross selling) ou a vendas incrementais (up sells).

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