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Algumas táticas de negociação

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sala dos artigos de negociação

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Basicamente, as negociações têm que ver com a tomada voluntária de decisões. A negociação requer que as duas partes digam "sim". No entanto, o problema é que pelo menos uma destas entidades começa dizendo "não", ou no melhor dos casos não estão seguros, ou se resistem a dizer sim. Por tanto, sua tarefa fundamental como profissional em negociação é ajudar a alguém a deslocar-se do não ao sim, ou da reticência ao compromisso (Artigo: NEGOCIAÇÃO COMERCIAL: UM PASSO ALÉM DA VENDA).

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A negociação eficaz requer equilíbrio. Isso significa: tudo com moderação, até a moderação mesma. Nos deve deve importar, mas nem tanto, da mesma maneira que devemos confiar, mas nem tanto. É neste sentido que o Hadith islâmico que são os fundamentos e os ensinos do profeta Maomé declara: "confia em Alá, mas amarra para sempre teu camelo". A seguir tem algumas táticas muito utilizadas e que seguramente você conheça ou tenha passado por alguma das situações:

Como Deseja Pagar?: com esta tática se faz uma oferta e se assume que a contraparte a aceita. Indubitavelmente alguma vez nós a aplicaram, antes de que a negociação seja decidida o vendedor te pergunta: como quer pagar, efetivo, cartão ou parcelado? (Artigo: A TÉCNICA DE RAPEL na negociação EM VENDAS).
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O Salamito: ninguém come um salamito de um bocado. Come-se mais fácil se se corta, comendo de a uma fatia por vez. O mesmo princípio se aplica à negociação. A contraparte dará mais concessões se vão pedindo pouco a pouco, em vez de pedir por uma concessão grande de uma vez.

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O diamante: o poder desta tática está em permitir à contraparte apreciar ou tocar o produto ou serviço que se está negociando antes de fechar o trato. Isto é para que a pessoa se apegue e compre o produto ou serviço em sua mente antes de comprá-lo na realidade. Depois disto, se a pessoa quer para valer o produto ou serviço, não se incomoda muito negociando preço e outras concessões (Artigo: Não preciso, não quero, já tenho, não me interessa!).

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O arrependimento: quando ambas partes numa negociação têm muito que perder se não chegam a um acordo e muito que ganhar se o conseguem, então esta tática é muito efetiva. Por exemplo, Lee Iacocca (presidente da Chrysler na época) estava negociando com o sindicato de trabalhadores o salário por hora. O sindicato não queria aceitar nada menor a 20 dólares a hora e Lee Iacocca só queria pagar 17 dólares a hora trabalhada. Depois de tanto discutir, Iacocca lhes disse numa noite, que tinham até a manhã do dia seguinte para tomar uma decisão, mas que se não aceitavam os 17 dólares, iria declarar que a companhia estava falida e todos ficariam sem trabalho.

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não tem para todos: uma das formas mais fáceis de vender um produto a um cliente é convencê-lo que todo mundo o está usando. A tática consiste de fato, em fazer crer que se está vendendo tanto que se não reserva já, fica sem nada (Artigo: Corram, não alcança para todos!).

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Deixe-me Pensar uns dias: esta é uma tática que se usa para deixar a porta aberta numa negociação onde não se deseja criar um compromisso no momento. A contra tática é fazer perguntas como: que é exatamente o que precisa pensar? (para ver se o podemos resolver aí mesmo) ou?: quando acredita que me pode dar uma resposta?

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Dividindo a diferença: quando há um ponto de discussão sobre algum valor, quantidade ou prazo, usualmente um dos negociadores oferece dividir a diferença entre ambos. Por exemplo, ao comprar um carro usado o comprador diz que não paga mais de 18 mil e o vendedor diz que não o venderá por menos de 20 mil, então usualmente um deles oferecerá fechar o negócio por 19 mil. A contra partida para esta tática é nunca ser você o que ofereça dividir a diferença. Sempre se deve cutucar o outro para que se apóie nessa tática e ofereça rachar a diferença e quando o faça, aproveite para baixar um pouquinho mais o preço (Artigo: DUAS TÁTICAS PARA VOCÊ NEGOCIAR MELHOR).

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Nunca diga SIM à Primeira Oferta: alguma vez já teve aquela terrível sensação que pagou muito por um produto ou serviço? É provável que tenha sido porque não teve quase trabalho em baixar o preço, ou seja a outra parte já tinha preparado uma margem de desconto no preço e dessa forma apenas cedeu o que já tinha embutido. Quando alguém lhe diz sim à primeira oferta, você sentirá uma destas duas sensações: sentiu que pagou caro, ou que o que comprou, tem algo errado.

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CRIE UMA NECESSIDADE: ninguém resiste a um elogio, por isso quando veja que o clima não está bom para receber descontos, lance mão de um elogio ao negociador. Dessa forma terá deixado ele em dívida e imediatamente aplique a tática: que pena não possa me ajudar, já que quero levar, tenho tantos reais, bem que gostaria de fechar com você e ser seu cliente, para poder recomendar outras pessoas (Artigo: O tempo ajuda mais o compradores).

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Sempre Algo em Troca: uma regra de ouro das negociações é sempre receber algo em troca quando fazemos uma concessão. Se não o fazemos, então a contraparte sempre procura mais e mais concessões, já que não lhe custam nada... Sempre tenham em conta: façam que a contraparte seja a primeira em conceder benefícios. E quando lhes toque fazer concessões, que sejam pequenas.

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ARTIGO RECOMENDADO:

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a re-negociação de preços com os compradores

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