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Os compradores do sexo
oposto têm seu próprio radar. Portanto, evite os galanteios, já que
só complicarão o fechamento da venda.
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A maioria dos
compradores, homens ou mulheres, ofendem-se por causa da vestimenta
ou mau cheiro. mantenha-se sempre em perfeita harmonia tanto na
vestimenta como nas apresentações.
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Quando um cliente
pergunte: Posso comprar isto ou aquilo?, Pergunte você a sua vez: O
comprará se estiver disponível?
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O silêncio também é
uma arma. Guarde silêncio depois de tentar o fechamento da venda.
entenda que se o cliente dizer "sim", poderá não escutar se você
estiver falando.
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Utilize as ofertas
especiais e as ofertas diárias ou semanais para conseguir mais
clientes.
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Compreenda a urgente
necessidade de fechar a venda. É questão de vender ou de ser
vendido.
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Ofereça um preço
especial com desconto. Há compradores que odeiam perder a
oportunidade de ganhar alguma pequena vantagem.
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Não fale durante mais
de três minutos. Deixe o comprador falar.
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Quando um comprador
observe ou mexa num produto, não diga nada.
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Quando o comprador
pareça estar atravessando um momento de arrependimento e deseje
desfazer o negócio, conserve a calma.
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Ofereça sua caneta ao
comprador quando dê seu visto de confirmade ao pedido.
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Peça sempre ao cliente
que dê seu visto bom, nunca que assine o pedido.
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Não permaneça sentado
o tempo todo. Ponha-se de pé e caminhe um pouco.
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Na luta contra a
recessão econômica, deve fazer mais telefonemas e procurar novos
clientes. Se se mantém ocupado, estará fazendo algo para superar os
problemas e terá menos tempo livre para preocupar-se.
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Observe o olhar de seu
cliente. Quando suas pupilas se dilatem, terá um claro sinal do
desejo de comprar.
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Se o cliente diz sim
com muita freqüência, pergunte-lhe por que decidiu não comprar.
Muitas afirmações geralmente significam uma negativa final.
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Sugira um pedido com
diferentes produtos: este item e outros mais...
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Seja incansável.
Continue fechando suas vendas.
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Utilize o método
educativo: indique a seu cliente como funciona o produto.
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É necessário dominar a
situação, pois caso contrário não poderá fechar a venda; se
demonstra demasiada simpatia para seu cliente, você o perderá.
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Não peça ao comprador
que faça o pedido. Simplesmente venda.
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Técnica de cooperação
executiva: telefone a seu chefe durante sua entrevista. e ele lhe
ajudará a fechar a venda.
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Pensamento positivo:
dê por certo que seu cliente vai comprar.
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Telefone a um cliente
satisfeito e peça-lhe que fale com seu comprador.
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O método negativo:
veio comprar uma casa. É um passo muito importante. Esta seguro de
querer comprá-la? Pelo geral, o cliente reagirá em forma muito
positiva e tratará de demonstrar-lhe que sim deseja comprar.
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Quando lhe digam: devo
falar primeiro com minha esposa (ou o gerente do banco, ou com o
advogado) você deverá responder: Se sua esposa o aprova, estará
disposto a comprar?
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Pergunte: lhe preocupa
a data em que poderá ocupar esta casa'? Se o cliente responde: Sim,
preciso-a num mês, ele mesmo terá fechado o negócio.
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Em cerca do 75% dos
casos, o verdadeiro profissional avalia a seu cliente e decide que
comprará.
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Lembre que os melhores
profissionais em vendas são pessoas saudáveis, educadas e amáveis.
Vivem mais tempo. Também são mais apreciados: especialmente pelos
bancos que manejam suas contas correntes.
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Os vendedores devem
ter um excesso de confiança em si mesmos. Não aceitarão um "não"
como resposta.
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Prof. Don Sheehan
do seu livro: "Cale-se e venda"
Artigo traduzido e
publicado pelo Jornal SDR
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Fechamento:
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