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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Saber comprar é tão importante como saber vender...

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Diz-se que o verdadeiro ganho não vem das vendas, senão das compras. Assim, vejamos algumas pautas para melhorar esta função fundamental da empresa. Nas pequenas e médias empresas, o departamento de compras costuma ser manejada diretamente pela máxima autoridade, ou seja seu proprietário ou diretor. O departamento de compras tipicamente se encontra entre os últimos em ser delegados (Artigo: quem se queima com leite, vê uma vaca e chora...).
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No entanto, além de que o dono se mostre arredio a deixar esta função em mãos de outros, o certo é que em muitos casos não a executa corretamente (ou ao menos há muito por melhorar). Um problema habitual na pequena empresa é que habitualmente o comprador manifesta um comportamento mais parecido ao de um consumidor, que ao de um comprador institucional. E isto traz como conseqüência uma perda importante na produtividade e na competitividade
(Artigo: Você conhece quem é o comprador do cliente?).

Efetivamente, quantas vezes vimos que o comprador descarta uma compra, porque o vendedor que lhe atende não lhe agrada?, ou quantas vezes vimos que elegem um vendedor e sua empresa, simplesmente pela boa relação que o comprador tem com o profissional?

Não obstante, existem diversos métodos e ferramentas para comprar melhor. Vejamos algumas pautas sugeridas na prática cotidiana da assessoria a pequenas e médias empresas:

Tomar consciência da importância da função de compras: diz-se que o verdadeiro ganho não vem das vendas senão das compras. Assim, é importante atribuir os tempos que sejam necessários a esta tarefa, tendo em conta que se trata de uma atividade estratégica da empresa.
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Diversificar: é boa prática ampliar a quantidade de fornecedores a um mínimo de 3 por cada grupo de produtos importantes, mantendo a relação comercial (ainda que seja mínima) com todos eles. É fundamental não cair no erro de concentrar todas as compras num só fornecedor. Se isso ocorre, nos encontraremos numa posição muito desfavorável à hora de negociar.
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Fazer competir aos fornecedores: implementar um sistema de "concorrência de preços", comparando ao menos duas ofertas similares de outros fornecedores antes de fechar uma operação ou compra. A decisão final ante duas ofertas iguais, deve obedecer a garantia, serviço pós-venda e confiança que o vendedor do fornecedor representa (Artigo: ninguém consegue segurar o comprador apenas com preço!).
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Deixar de lado as apreciações pessoais: é importante concentrar-se no que convém à empresa em cada operação, independentemente de questões afetivas respeito do vendedor do fornecedor. Também é crítico não decidir no momento. Devemos tomar-nos o tempo necessário para que as emoções se dispersem e possamos julgar se a compra é realmente o melhor para a empresa.
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Exigir sempre uma cópia do pedido: ali devem constar todas as condições oferecidas e negociadas (produto, características, preço, prazo de pagamento, prazo de entrega, frete Cif ou Fob, informações do vendedor que nos atendeu (celular, e-mail, fone), etc. Quando compram, as grandes empresas têm seus próprios formulários (Ordem de compra) e fazem que o comercial que os atende, assine o original e se comprometa a citar na nota fiscal de entrega, o número da ordem de compra, data e departamento que a liberou. Esta é uma prática que convém implementar em qualquer organização (Artigo: a tão sonhada ordem de compra do cliente).
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Registrar adequadamente aos fornecedores: registrar cada fornecedor no sistema com todos as informações importantes, e manter eles "indexados" por categorias de grupo, sub-grupo, vantagens e desvantagens. Ter registro dos fornecedores, valores comprados, volumes, assiduidade das visitas dos vendedores e das entregas, tratamento das ocorrências comerciais quando surgem, agilidade na recompra, manutenção das condições de venda nos pedidos subseqüentes, etc.
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Manter registros de todas as operações: para poder orçar rápida e facilmente, é importante ter registrado os orçamentos por um lado e os pedidos por outro, assim como os fornecedores e suas listas de preços, porque isso permitirá que se selecione rapidamente os fornecedores quando se precisa realizar uma compra...
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Controlar minuciosamente as entregas: verificar que o ingressado coincida com o pactuado através de um controle físico (controle dos bens, verificação da qualidade, e que as quantidades coincidam com o faturado), e administrativo (das faturas com a nota de pedido e as listas de preços) (Artigo: a re-negociação de preços com os compradores).
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Controlar o estoque: é importante contar com informação atualizada das existências. Devem-se atribuir quantidades mínimas e máximas para cada artigo. Quando o estoque de um produto baixa do mínimo atribuído, corre-se o risco de faltantes. Quando se excede o máximo, pelo contrário, podem sofrer-se perdas por improdutividade.
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Analisar permanentemente o mercado fornecedor: devemos estar abertos à possibilidade de novos fornecedores que substituam aos anteriores.
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Equilíbrio na relação: não devemos perder de vista que estamos fazendo negócios, e não amigos ou inimigos. Então, é necessário manter um equilíbrio na relação com o vendedor e com fornecedor a partir de certa distância e ao mesmo tempo muita amabilidade e cordialidade num marco de respeito absoluto de ambas partes (Artigo: Como re-negociar um pedido ou um contrato).

Se consegue uma política e um método de compras adequado, a empresa ganhará mais dinheiro. E, mais importante, crescerá em sua competitividade, única garantia de sobrevivência e sucesso a longo prazo.
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prof. Néstor Setzes

SICFIE, Assessoramento e Control

artigo recomendado:

Como tratar com um comprador desconfiado

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