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supply chain: Quando os embarques atrasam, as entregas falham

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Desculpe senhor, a entrega vai demorar umas semanas. Uma greve na Ásia paralisou nossa produção... Aos supply chain managers globais lhes custa conciliar o sono. É verdade, a globalização da produção e o offshoring fizeram maravilhas para a eficiência, Mas também aumentou seu consumo de tranquilizantes... Michael Dell o sabe perfeitamente. A supply chain importa. De fato, ele construiu uma gigantesca corporação graças a uma rede global de fornecimento de enorme eficiência, baseada na terceirização de quase todos os processos (Artigo: Sistema LEAN: Produção, Venda e Entrega).

Assim, com computadores a 400 dólares deslocou às veneráveis IBM, HP e Toshiba. No entanto, tudo tem um limite. À medida que a ultra globalização multiplica a eficiência, também potência os riscos de interrupções no fornecimento.

As redes globais são extremamente frágeis. Um golpe de estado nas Filipinas, o incêndio de uma fábrica em Guatemala, o Tsunami asiático ou uma greve de caminhoneiros franceses podem travar todo o mecanismo. Para o consumidor, isto significa uma demora nos prazos de entrega. Para a empresa, uma destruição de credibilidade ante clientes e stakeholders (Artigos: O SISTEMA JIT DE TAIICHI OHNO PARA TOYOTA   -   JUST-IN-TIME = JUSTO A TEMPO).

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Precisamente, numa enquête da seguradora especializada em supply chain, FM Global, 600 CFOs de corporações globais declararam que os riscos de uma interrupção na rede são os mais significativos que enfrentam suas empresas. E, de fato, é um risco muito caro. Recuperar-se de uma falha na supply chain pode consumir nada menos que dois anos. Portanto, adverte a investigação de FM Global, os gerentes deveriam preocupar-se menos pelo corte de custos e mais pela redução de riscos (que, em última instância, é só outra maneira de reduzir custos). Nesta tarefa, o primeiro é detectar os pontos vulneráveis da rede:

Onde estão as fraquezas?
Provisão de matérias primas?
Produção?
Embalagem?
Armazenamento?
Distribuição?
Qual é a região politicamente mais instável?
Em que país os sindicatos são mais combativos?
Aonde são maiores os riscos de desastres naturais?
Que fornecedores externos são os menos confiáveis?

Em base a estas perguntas, deve elaborar-se um mapa detalhado dos riscos:

Como afetam a normal produção e distribuição dos diferentes bens?
Que unidades de negócio são mais vulneráveis?

Cada risco se valoriza numericamente segundo sua probabilidade de ocorrência. Finalmente, com esta informação se elabora uma guia para prevenir os problemas. Por exemplo, escapar dos países com maior risco político, eleger os fornecedores mais confiáveis, etc. Mas em alguns casos, por mais precauções que se tomem, jamais podem prever-se perfeitamente os infinitos fatores que podem paralisar a rede (artigo: A matriz de Ansoff: produto/mercado).
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Por isso, o segredo é a preparação. A empresa deve contar com um manual de procedimento com os cursos de ação a seguir uma vez que a rede se interrompeu. Uma erupção vulcânica destruiu a fábrica da Indonésia? Não há problema. Os navios com matérias primas vão para o Camboja, onde outra fábrica da empresa pode suprir essa produção. Desta forma, através de um cuidadoso planejamento, é possível chegar ao sonho do supply chain manager global: uma rede a prova de balas e, em última instância, um melhor serviço ao cliente e um máximo valor para o acionista
(artigo: Pedidos individualizados: a gestão de estoques mais eficaz).

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