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O melhor Emprego do mundo

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sala das idéias e marketing  -  sala dos artigos de marketing

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No ano retrasado, um improvável ganhador surpreendeu ao mundo do marketing no festival de PUBLICIDADE INTERNACIONAL DE CANNES. Uma única campanha de marketing ganhou o prêmio Grand Prix em 3 categorias: "marketing direto, marketing cibernético e relações públicas", algo que não tinha ocorrido nunca antes nos mais de 50 anos do festival. Apesar do que poderíamos esperar, o ganhador unânime desta vitória sem precedente, não é uma das marcas das 500 da lista de Fortune com um milionário pressuposto de marketing, senão uma pequena associação de turismo promocionando uma ilha desconhecida na grande barreira de Coral Australiano (artigo: Crowdsourcing: rompendo os dogmas da inovação corporativa).
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A campanha ganhadora se chamou "O melhor trabalho do mundo" e foi, basicamente, uma grande campanha de emprego. Através das redes sociais se procurava um "Zelador" para a ilha de Hamilton em Quennsland - Austrália. Este trabalho de extre
ma criatividade da agência de turismo de Queensland, oferecia a possibilidade de viver na ilha durante seis meses e com um salário de "cem mil dólares". Em vez de promover a campanha em meios tradicionais, a associação de turismo pediu aos candidatos que ensinassem suas "capacidades" através de vídeos de um minuto publicados no YouTube, de onde foram eleitos os 50 finalistas (artigo: Sonhe, algumas pessoas se deram bem sonhando...).

Esta campanha foi produzida com um orçamento relativamente baixo, com tão só 1,7 milhões de dólares e dependente de boas relações públicas e do boca em boca, a campanha conseguiu resultados surpreendentes, incluindo 34 mil vídeos subidos de participantes de mais de 200 países e mais de 7 milhões de visitas ao site, o que gerou quase 500.000 votos.

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Os participantes começaram a formar grupos em Facebook para apoiar seus esforços, seus amigos publicaram links aos vídeos no micro-blogging de Twitter e as visitas ao lugar da campanha se extravasaram, provocando que colapsasse em mais de uma ocasião. Estima-se do que a campanha gerou mais de 70 milhões de dólares de publicidade em valor agregado para o Turismo de Queensland.

O bloggero Rohit Bhargava da Fast Company, identifica 6 lições para ter em conta à hora de promover um produto ou serviço nos meios sociais:

Torne-o credível: muitos grupos de marketing nunca fariam uma afirmação se não tivessem evidência concreta que a respalde. Como podia Turismo Queensland demonstrar que seu trabalho era o melhor do mundo? Não podem. Mas é credível porque é num formoso lugar e encaixa com as definições gerais do que pode ser um trabalho ideal (artigo: Testemunhos podem aumentar o número de vendas).
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Não se trata de quanto gasta: um dos principais benefícios dos meios sociais e as relações públicas inteligentes é que manejam as escalas como a publicidade não o sabe fazer. Em outras palavras, não se deve pagar mais para obter mais. O verdadeiro truque é ter algo para contar… e que a gente não possa evitar difundi-lo. Precisas uma boa história.
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Concentre-se no conteúdo, não no tráfego que produz: a típica campanha de marketing se concentra em levar tráfego ao lugar. Em cambio, para a associação de Turismo de Queensland, o maior triunfo desta campanha foi ter 34.000 vídeos em YouTube de pessoas de todo mundo, falando das maravilhas de Queensland. Somado a quantidade de vezes que foi visto cada vídeo e multiplicado a longo prazo, entenderá o verdadeiro impacto da campanha (artigo: precision marketing - Marketing de precisão).
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Proporcione uma boa razão para compartilhar: outro elemento desta campanha que funcionou extremamente bem é o fato de que se permitia votar nos vídeos. Isto significou que depois de que alguém subia um vídeo, tinha um incentivo para compartilhá-lo com toda sua rede social para assim obter mais votos.
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Não subestime o poder dos criadores de conteúdo: a maioria das estatísticas recentes estabelecem que entre um 1% e 10% da base de usuários de qualquer rede social, são ativos criadores de conteúdo. Ainda que estas percentagens parecem pequenas, o impacto potencial de qualquer destes indivíduos é muito amplo. Facilmente pode converter-se num arma secreta para sua próxima campanha de marketing (artigo: que é uma estratégia de posicionamento?).
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Permita que a promoção tenha vida própria: nos últimos 6 meses, o ganhador, Ben Southall, tem estado escrevendo o blog e compartilhando vídeos e fotos. O conteúdo é atraente, de boa qualidade e nos leva a sonhar com chegar a Queensland algum dia. O conteúdo seguirá vivo durante bem mais tempo do que a campanha.

Fast Company - The future of business

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FastCompany é uma revista sobre tecnologia e informação. A FastCompany é uma revista de negócios mensal publicada em formato impresso e on-line, com foco em tecnologia, negócios e design. Publica oito edições impressas por ano. A Fast Company é de propriedade da Mansueto Ventures e está sediada em Nova York, EUA.

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