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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Mãe, quando crescer quero ser Representante Comercial

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artigos de psicologia comercial   -  ARTIGOS DE VENDAS  -  artigos de representação

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Já imaginou que seu filho/a, a olhe fixamente, com um sorriso no olhar e com grande firmeza diga: mãe, quando crescer quero ser representante comercial! Lhe invade um grande sentimento, mistura de surpresa e compaixão, e tenta convencê-lo das vantagens de ser jogador de futebol, bombeiro, cantor,... até astronauta. E ele diz "não", quero se Representante Comercial. Que dilema... (Artigo: REPRESENTANTE COMERCIAL – UM VICIADO EM VENDAS).

Você gostaria para ele uma vida cheia de stress e tensão para chegar aos objetivos econômicos impostos pela empresa?
Que está na rua, faça frio ou calor, tentando convencer aos demais da necessidade de compra de seu produto?
E além do mais sem salário fixo... (me refiro a realidade atual) por apenas uma comissão só assegurada unicamente pela performance?

Algo deve haver para que tenha tantos representantes comerciais e muitos felizes com seu trabalho. Que é um trabalho duro e difícil já se sabe, mas até que ponto é vocacional ou fruto do azar?: podemos dizer e afirmar com certeza, que o representante comercial por vocação, percebe cada cliente como uma meta que deve enfrentar para conseguir seu objetivo, que é a conquista do comprador do cliente (Artigo: GESTOS QUE DELATAM: A LINGUAGEM SECRETA do sucesso).

Somente que tem vendido sabe a sensação prazerosa que se sente depois de cada "sim". Mas também conhece a frustração que se segue a cada "não", sendo estes muito mais freqüentes...

O que acontece em nosso cérebro depois de cada "sim"?: quando acontecem coisas boas (quer dizer, quando se dão estímulos revigorantes), os mecanismos cerebrais do esforço se ativam e facilita o estabelecimento de mudanças sinópticas. Situando-nos no contexto comercial, quando fechamos uma venda se ativam diferentes regiões do cérebro: sendo a mais relevante a do haz prosencefálico medial (HPM) (Artigo: Decifrando a psicologia dos Vendedores).
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O fechamento da operação comercial estimula os receptores da dopamina do HPM gerando um efeito revigorante sobre as condutas, quer dizer, se uma certa atuação nos tem levado ao êxito, o mesmo efeito revigorante nos fará voltar a repetir certo comportamento. A este estímulo neural se segue uma sensação prazerosa, que pode ser mais ou menos intensa em função:

Da dificuldade, ou tempo que levou, a fama do cliente (difícil, muito difícil, impossível), a tática, importância que se tem negociado na venda, o esforço necessitado para o fechamento da mesma, o valor estratégico que tem para a empresa, etc.

Quase todos os pesquisadores consideram que a estimulação elétrica de algumas partes do cérebro é revigorante porque ativa os mesmos sistemas que são estimulados pelos reforçadores naturais: como a comida (quando se tem fome), a água (quando se tem sede), ou as relações sexuais (...). A detenção de um estímulo revigorante não é tarefa simples. Um estímulo que é revigorante em uma ocasião determinada, pode não ser-lo em outra circunstância diferente. Por exemplo, a presença de comida revigorará a conduta de um organismo faminto, mas não a de um que acaba de comer. O que é verdade é que o estímulo elétrico destas áreas produz uma sensação de bem estar na pessoa (Artigo: Estratégias de influência e persuasão).

O que acontece em nosso cérebro depois de cada "não"?: há muitos mais "não" que "sim" nas relações comerciais... Os estados emocionais que podem seguir depois de um "não", podem ser os de tristeza, frustração (pela impotência), e desesperança. Além do mais, certos estados anímicos, podem persistir inclusive uma vez que tenha desaparecido o estímulo que os acompanha (Artigo: Nossas Linguagens Paralelas).

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Representantes com muita experiência costumam assimilar melhor as mudanças emocionais que seguem os ciclos da venda de seus produtos e a própria pressão contínua que exercem a se mesmos para chegar às quotas necessárias. A plasticidade de nosso cérebro faz que nos acostumemos a estes altos e baixos e com o tempo podemos chegar a ter uma certa estabilidade emocional que nos permita viver nosso dia a dia sem que nos afetam os "não's". Reiterados não's que nem sempre são comunicados com educação (Artigo: Alguns clientes confundem o vendedor com um garçom).

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Profª. Mónica Mendoza Castillo
Psicóloga com especialização em Vendas

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DA PROFESSORA
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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da Psicóloga e Profª. Mónica Mendoza Castillo:

O BOM REPRESENTANTE I

O BOM REPRESENTANTE II

A VENDA É PURA PSICOLOGIA

MÃE, QUANDO CRESCER QUERO SER REPRESENTANTE

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