1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

A venda é pura psicologia

.

artigos de psicologia comercial   -  ARTIGOS DE VENDAS  -  artigos de representação

.

Em um processo comercial, e em geral, em qualquer relação entre duas ou mais pessoas, entram em jogo diferentes realidades sobre a vida, diferentes percepções sobre o mundo. E, dizem, não há objeto que seja percebido da mesma maneira por duas pessoas diferentes. Vários fatores, desde os puramente físicos: uma flor vermelha, a visualizamos desta cor dentro de nosso cérebro, não existe a cor vermelha por si, senão uma longitude de onda determinada. Até os mais puramente mentais, fazem com que a vida, e em concreto, uma determinada situação, sejam vividos, sentidos e interpretados sob prismas muito diferentes (Artigo: Existem 3 tipos de clientes: visuais, auditivos e sinestésicos).
.
Existe uma frase, a mim parece muito acertada, que simplifica o anteriormente exposto: é mais fácil mudar a realidade, que o modelo mental que cada um tem. Considero básico que sejamos conscientes desta diferenciação entre a realidade objetiva e a percebida. Na hora de iniciar uma venda, ou estabelecer uma relação com outra pessoa, um fator preceptor de êxito é a empatia, e a percepção de realidades distintas explica por que é tão difícil empatizar, colocar-nos no lugar de outras pessoas….já que não deixamos de tentar ver o seu mundo do nosso próprio
(Artigo: Empatia é necessária em Vendas?).

Emoções: nossas emoções também pesam nas relações inter-pessoais. Está provado que se o vendedor é capaz de criar um clima positivo, aumentam as possibilidades de que a venda seja exitosa. Da mesma maneira, quando o cliente está contente, temos muito mais possibilidades de que a operação saia bem, já que o possível comprador será menos critico com o produto, e o inverso (Artigo: Descubra o que o cliente quer).

Os extremos não são bons, já que se a excitação emocional é muito intensa, é imprudente, já que gasta todos os recursos (fisiológicos e cognitivos) que temos para processar o discurso. Assim não tentemos convencer a ninguém que está eufórico porque acaba de ganhar a loteria, nem que está com ânimo depressivo por ter recebido uma notícia ruim.

Expectativas: nossas expectativas também são importantes, não só na venda, senão em nosso futuro profissional e pessoal. Existe a "expectativa de auto-eficácia", definida como a crença sobre a própria capacidade para analisar ou levar a cabo uma conduta determinada, que nos guiará na iniciação e persistência de nossos atos. Desta maneira, aceitarei subir uma montanha se acredito que sou mais ou menos capaz de realizar o esforço necessário para fazê-lo. Se uma pessoa não se sente capaz de realizar uma determinada tarefa, é mais provável que não a inicie. Tendemos a evitar as tarefas que excedem nossa capacidade e empreender aquelas nas quais acreditamos ser capazes. E tem todo sentido, já que dessa maneira protegemos nossa auto-estima de possíveis frustrações (Artigo: PONHA UM TUBARÃO EM SEU TANQUE ).

É preciso ter em consideração que falamos de crenças, não tem por que coincidir com a realidade. Eu posso desistir de ir a montanha pensando que não serei capaz, mas se eu tentar talvez tenha capacidade suficiente para chegar lá em cima. As expectativas de auto-eficácia baixas diminuem o nível de aspiração do usuário.

Em muitos casos tenho encontrado com pessoas com expectativas de auto-eficácia baixas com relação a sua competência em uma tarefa, e depois tem sido eficientes demais. Evidentemente, também tenho observado casos contrários, chegando inclusive a negar as conseqüências negativas do fracasso das ações que iniciaram pensando que seriam capazes disso. Por outro lado, está demonstrado que quanto mais capaz uma pessoa acredita ser de realizar uma determinada tarefa, (expectativas de auto-eficácia altas), mais esforço e persistência dedica a realização da conduta destinada a execução de seu objetivo (Artigo: Posso fazê-lo melhor!).

.

Se fixar, o mero fato de acreditar que é capaz de realizar a tarefa, predispõe a que a realize com possibilidades de êxito. Por desgraça também acontece o contrário. Pessoalmente, considero muito importante conhecer o funcionamento básico de nosso cérebro com ânimo de entender e antecipar os processos principais que interagem em uma relação entre duas pessoas, e por tanto, também em um processo de compra-venda (Artigo: Não vemos as coisas como são... vemo-las como somos).

.

Profª. Mónica Mendoza Castillo
Psicóloga com especialização em Vendas

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DA PROFESSORA
.

Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da Psicóloga e Profª. Mónica Mendoza Castillo:

O BOM REPRESENTANTE I

O BOM REPRESENTANTE II

A VENDA É PURA PSICOLOGIA

MÃE, QUANDO CRESCER QUERO SER REPRESENTANTE

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

Copyright © - SDR