1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

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O segredo não é perguntar-se como vendo

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sala dos artigos de vendas  -  SALA DOS ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO

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Senão por que a gente compra! Saber porque a gente compra é mil vezes mais importante que a primeira pergunta. As companhias gastam fortunas em melhorar o "como vendo" de suas equipes comerciais quando a resposta está em conhecer melhor "o porquê compram". Por isso que desta situação podemos afirmar: as pessoas odeiam sentir que lhes vendem, mas amam comprar. O grande erro de muitos vendedores é que, no fundo, não pensam em seus clientes. Muitas vezes, por cumprir a quota do mês se costuma vender a qualquer custo sem pensar na rentabilidade ou os estoques do cliente (Artigo: por que não cumpri a quota este mês...).

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É por isso que os melhores vendedores são aqueles que conseguem adotar a posição de seus clientes, entendem seus produtos, suas preocupações, seus mercados e a concorrência. Por isto, devemos sistematizar a empresa de tal maneira que possamos romper com a marcada cultura entre os vendedores de pensar no fim do mês. A idéia é apostar no futuro e conseguir resultados pouco a pouco. O segredo das vendas são as relações humanas (Artigo: Quando um cliente se reúne com você).

Assuma a responsabilidade: o sucesso ou o fracasso de seu desempenho em vendas dependem de você e só de você. Assuma riscos. Sem riscos, não há compensação neste negócio. Não há mais caminhos para crescer como o deseja. E, sobretudo, mantenha a melhor atitude. Requer-se muita motivação em vendas. Se você se levanta e sente que vai ser seu pior dia, pode predizer facilmente o que vai suceder.

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Bata em seu próprio traseiro: entre vendedores é comum queixar-se e culpar os outros pelos resultados. Não me capacitam!, o produto não é bom!, ou não tenho sistema de representação e vendas!, ou não tenho lap top! Aiii que dor, foi-se a venda que tinha entre as mãos! ou é o décimo NÃO da manhã! Pense: Mau dia? ou má atitude?

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Não o capacitam… capacita-se: não tem software de representação e vendas? Compre o Sistema SDR. Não tem computador portátil? Compre um porque custam tão baratos que nem um PC e é a ferramenta indispensável hoje em dia para vencer em vendas em conjunto com o sistema de representação vendas. Invista em quem mais o requer: você e sua empresa. Suas queixas é sintoma de que não leva a sério sua carreira como profissional em vendas. Valorize o esforço e a vitória. Esta última não sempre se consegue. Mas por sobre todas as coisas nunca se dê por vencido! É fundamental o seguimento do cliente. Claro que não há que telefonar o tempo todo, pois isso cansa... É um balanço difícil, porque igual deve estar ali sempre presente para verificar o que precisa o comprador do cliente. Mas há uma certa justiça em "compras e vendas", quem é dedicado se lhe dão as coisas (Artigo: Não é trabalho do cliente lembrar de você).

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O dia de trabalho começa na noite anterior: o dia de trabalho começa na noite anterior: para muitos de nós, é possível identificar na etapa do colégio certa aversão à pergunta: fez a tarefa? Segundo as pesquisas, somente 5% dos vendedores fazem as perguntas certas e se preparam no dia anterior para atender o cliente, enquanto o e o resto assiste televisão... Como assim? Não lhe acontece como vendedor que em suas visitas diárias frente a um potencial cliente só se lhe ocorrem perguntas como vão os negócios? ou qual é sua atividade específica? Agora bem. São talvez estas perguntas sintomas de falta de preparo? Este é um ponto crucial porque é valioso e importantíssimo chegar aos detalhes e conhecer muito bem os produtos do cliente e as novas tendências.

Cada profissional em vendas, deve ser um aliado para que os departamentos de compras atinjam o ritmo que lhes exigem suas companhias. Faça sua tarefa! Hoje se têm mil formas de conhecer melhor a seus clientes: internet, a concorrência, seus colegas de atividade, outros funcionários ou algum especialista do setor. As opções estão disponíveis para todos. Lembre-se: para o profissional em vendas, o dia de trabalho começa na noite anterior. Enquanto outros dormem ou assistem a novela, você pode estar fazendo dinheiro (artigo: um mau dia ou falta de comunicação?).

Não é quem você conhece, é quem conhece você: todos os encarregados de compras e seus assessores, tiram da escrivaninha um monte de cartões de visitas e passando um depois do outro, dizem: de alguns lembro, mas outras tristemente não sei de quem são… e me pergunto que fizeram as do primeiro grupo para ficar gravados na mente do cliente? Proponha-se em cada visita: como impactar?, como dar-me a conhecer? Em vendas, você é sua própria marca. Como veste, projeta-se ou fala determinam em segundos, se será lembrado ou não.

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A pergunta é: não é a quem você conhece, é quem conhece a você! Alguns vendedores vão além para ser visíveis: "sabem que quanto mais se posicionam, menos concorrência sofrem". Você tem sua própria página em internet como empresário e profissional em vendas? Seus clientes o consideram uma fonte de informação? Escreve ou dá palestras sobre aspectos pontuais de sua indústria?, É visto como um inovador e um líder?

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O conhecimento é confiança, a confiança são vendas: é relações, é valor. Nem tudo é preço. Quando não há valor para oferecer, tudo o que sobra é preço. Se você se apresenta como vendedor de preço, assim o tratarão em compras. Se o preço é seu primeiro argumento de vendas, prepare-se a baixar até não poder mais. lembre que em compras se procura a melhor alternativa, não o menor preço. É um pacote que inclui seguimento, conhecimento, qualidade, serviços e que a empresa que o profissional em vendas representa, não se perca em tempos difíceis. O objetivo não é que o preço seja o mais baixo, senão que seja conveniente para ambas partes. Deixe de pensar em você e seu produto como um commodity. Mas meu cliente só pensa em preço! ou as compras se decidem em propostas fechadas e pela melhor oferta! Por suposto, o fator apreço é crucial. Mas há mil e uma formas de oferecer valor (Artigo: A confiança entre fornecedor e cliente é boa (mas nem tanto) ).

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Construa relações de amizade e confiança: atue profissionalmente, mas não deixe de ser amigável. Quando todas as variáveis são constantes, a gente prefere fazer negócios com seus amigos.

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Elimine os telefonemas frios (sem pré-conhecimento do comprador): a cara vende mais do que tudo! O melhor conselho de um gerente a seus vendedores quando não estão conseguindo os objetivos: dêem a cara para bater. Thomas Watson, fundador de IBM, quem toda sua vida foi vendedor, propôs os intercâmbios não são só mercadorias ou serviços, senão também de homens, de seus métodos e ideais. Daí que um vendedor deva chegar além dos frios telefonemas. Quantos de seus melhores amigos os conseguiu por telefone? Já o sabe, se as coisas não saem como devem, “a carinha” faz o milagre. Quanto mais pessoas contate diretamente, maior será seu potencial de vendas e referencias.

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Assista a todo tipo de eventos de negócios para ampliar sua rede de contatos: “It’s Not Work, it’s Network” (não é trabalho, é uma rede comercial), é sua forma de entender o ideal num dia de trabalho de um profissional de vendas.

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Defronte a quem realmente toma a decisão: cace um leão por dia.. O conselho é magistral. Este é precisamente o objetivo do sexto princípio de um profissional em vendas! Conseguir uma entrevista com a pessoa que na realidade toma a decisão de compra. Este é o prêmio de quem caça leões. Um profissional de vendas não sai com as típicas: excelente, deixe-me consultar meu chefe... Ohh, ohh, sua venda corre perigo. Em vendas, todos são importantes, desde o porteiro até o dono, mas a estes leões há que prestar especial atenção. Quanto mais tomadores de decisões contate, maiores serão suas vendas e sua rede comercial (Artigo: Fique perto de seus clientes).

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Por que não consegue entrevistas com as pessoas indicadas?: é possível que não lhes dê razões suficientes para atendê-lo. Venda-lhes um "sim"!! Lhes aconselho uma simples prática para verificar se está negociando com a pessoa que finalmente tomará a decisão de compra: não pergunte de forma direta "você que decide? Isso pode ofender alguém ou retornar com a informação imprecisa. O caminho é perguntar como se tomará a decisão? para identificar que leão deve caçar.

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As perguntas corretas conseguem vendas: é um grande enigma que deve ser compreendido. Muitas vezes propor as perguntas corretas consegue mais vendas do que qualquer apresentação. Se as perguntas são inteligentes e prendem, seu cliente vai pensar em você como uma pessoa de valor e não só como um vendedor de preço.

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Credibilidade, confiança; confiança, vendas: então, por que normalmente os vendedores são tão débeis para propor boas perguntas? Comece por eliminar as típicas está contente com seu atual fornecedor?, quanto paga por ?… ou você é a pessoa que decide?… porque essas perguntas falam mal de você. O segredo é fazer perguntas que acordem o que ninguém tenha conseguido antes! Pergunte por rentabilidade, a estratégia da empresa e suas metas, as metas pessoais do comprador, perguntas que o afastem da concorrência. Cada segundo à frente de um cliente, ele está julgando que o quão credível você é. Vale a pena então que prepare suas perguntas antecipadamente.

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Se os pode fazer rir, também pode lhes vender: o mestre Pedro H. Morales era o Papa das vendas em Colômbia. Em "50 Protagonistas da economia colombiana", Morales teve suas primeiras vendas no bairro 20 de julho, junto a sua família e ao milagroso Menino Jesus. E também o acompanhou Cantinflas (ator mexicano humorístico de grande sucesso), pois era fanático do cinema mexicano. Este foi seu mestre de humor, segundo Gitomer, aspecto importantíssimo em vendas. Ser profissional não é não ser engraçado. Não é contar anedotas, senão histórias. Pode usar histórias de sua vida diária. Quando você consegue fazer alguém rir, cria uma atmosfera de confiança que incentiva as vendas. O humor é um dom tão apreciado que acompanha às pessoas mais inteligentes. O sentido do humor se pode aprender e, às vezes, a melhor estratégia em vendas.
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Seja criativo: Albert Einstein pensava que a imaginação é mais importante que o conhecimento. Agora pense quão criativo é na hora de tratar a um cliente? Desde a mensagem em sua resposta automática, os correios eletrônicos, seu cartão pessoal ou as apresentações corporativas. O aspecto mais importante de qualquer profissional em vendas é seu carisma. Precisa conseguir impactar, para não ficar num montão de cartões pessoais. Então, até que ponto permite que sua criatividade apóie este carisma? Lhes recomendo ler algum dos livros do autor Edward de Bonus para entender como a criatividade faz parte de sua carreira como vendedor (Artigo: O que é uma proposta de negócios?).

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Se elimina os riscos, eles lhe comprarão: se depois de esgotar todas suas energias, ainda não consegue vendas, tente isto. Na mente de qualquer comprador permanece todo tipo de riscos que você deve aprender a identificar. Fazem parte de uma linguagem silenciosa que quase nunca se faz explícita. Realmente preciso este produto?, posso financiar a compra?, há algo melhor e não o identifiquei?, tenho certeza de sua qualidade? ou está mentindo? Esta é uma forma diferente de entender o trabalho de um comercial. Aprender a identificar e eliminar riscos. As barreiras maiores para fazer negócios são os riscos ocultos. Se você elimina o risco, eles lhe comprarão.

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Seus próprios clientes vendem mais do que você: neste princípio, o objetivo é apresentar ao melhor vendedor de sua equipe: seus próprios clientes. Quando é você quem o diz, soa arrogante. Mas se alguém mais o diz de você, é uma prova. Nada vende mais do que um bom depoimento de um cliente satisfeito. Então, por que não levar com você a seus clientes à próxima visita que tenha? O problema com os depoimentos, é que se devem utilizar numa forma adequada ou perdem todo seu potencial. Então, que pensam seus clientes de você? A tarefa mesma de sair a conseguir depoimentos pode ser a melhor oportunidade para medir o azeite em suas relações.

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Siga seu sexto sentido: o representante comercial Ray Kroc, fundador de McDonald’s, é outro dos grandes profissionais em vendas que passaram à história. Já tinha mais de 40 anos quando comprou aos irmãos McDonald’s um restaurante que depois de uma década se converteu numa das maiores multinacionais. Antes disto, tinha sido representante de eletro eletrônicos e máquinas toda sua vida. Ray Kroc tinha o que chamamos de um sexto sentido das vendas. Quando você é comercial, há que estar sempre atento. O sentido das vendas deve permanecer com você todo o dia. Não se sabe em que momento pode chegar a oportunidade de sua vida e tem que estar pronto para aproveitá-la (Artigo: Assim Nasceu a universidade do Hambúrguer).

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Seja dono de seu próprio destino: Você já sabe que deve permanecer motivado, preparar-se, construir sua própria marca, que sua cara vende mais do que um telefonema, que é melhor contatar a quem toma a decisão, sabe o valor do bom humor e a criatividade, de reduzir riscos, conseguir depoimentos e estar sempre alerta. Só falta dizer que afirme novamente sua posição como gerente geral de seu destino. e lembre: Se você faz uma venda, é possível que ganhe uma comissão. Mas se você faz um amigo, ganhará uma fortuna!

Essa é a mensagem final: você mesmo é quem se impõe restrições e limites. O melhor conselho de um gerente a seus vendedores quando não se estão conseguindo os objetivos: "Coloquem a cara para bater". Já o sabe, se as coisas não saem como devem, sua cara será quem faça o milagre. Quanto mais pessoas contate diretamente, maior será seu potencial de vendas e referências.

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Prof. Jeffrey Gitomer
Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR

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Outro excelente artigos traduzido e publicado pelo jornal SDR do Prof. Jeffrey Gitomer:

O que... Eu preocupado?

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