1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

Os 4 P's

.

sala das idéias e marketing  -  sala dos artigos de marketing

.

De uma forma simplificada, o marketing gira em torno dos 4 P´s: "Product (produto), Price (preço), Place (localização, ponto) e Promotion (promoção). Antes de mais nada, o lojista precisa fazer uma avaliação profunda o público que freqüenta sua revenda para, a partir daí, adequar os P´s a sua realidade. Costuma-se definir produto como tudo aquilo capaz de satisfazer uma necessidade ou desejo (Artigo: Vender mais ou Vender melhor?).

.

Mas um produto só traz satisfação se trouxer consigo algum benefício ou serviço. Parece complicado, mas não é. Tomemos dois exemplos: um batom e um prego:

A pessoa que compra o batom, tem a intenção de ficar mais bonita (compra pelo desejo / benefício).

A que comprou um prego que pendurar alguma coisa (compra pela necessidade / serviço).

Elementos que caracterizam o produto: a marca ou embalagem não serve apenas como protetora do produto ou para deixá-lo mais bonito. É através do que vê, que o consumidor faz suas escolhas (Artigo: Cheirinhos que nos fazem comprar).

Funções da embalagem: confira as funções de uma boa embalagem:

induz à compra

identifica o produto

chama a atenção no ponto-de-venda

permite fácil transporte

protege o produto, garantindo sua qualidade

Serviços diferenciados: mas se existem várias revendas, vendendo excelentes produtos, como se destacar?
Simples, oferecendo serviços diferenciados para que o consumidor compre os produtos de sua revenda e não procure a loja do concorrente. Algumas vantagens que você pode oferecer:

estacionamento gratuito

entrega em casa

compra por telefone

criar o "Dê sua sugestão"

transformar a revenda em posto de vacinação nas épocas de campanhas nacionais, etc.

O preço: não deve ser considerado só como custo e lucro. Ele deve ser diferente para cada tipo de produto e acompanhar as mudanças de mercado. O lojista precisa considerar também o giro de mercadoria (baixo, médio, alto ou altíssimo) e aproveitar para apresentar preços promocionais e vendas casadas, sempre colocando o produto em locais de destaque na revenda (Artigo: Pautas para fixar preços em tempos de crises).

O giro do produto: deve ser minuciosamente estudado antes de se colocar preço em um produto. A divisão abaixo auxilia muito na formação do preço:

Altíssimo giro: são formadores de tráfego e de imagem, pois os preços são memorizados pelos clientes. Sobre eles, deve-se praticar margens de lucro menores.

Alto giro: também são muito vendidos. Convém deixar a margem de lucro bruta destes produtos entre 15% e 20%.

Médio giro: se o lojista abastecer a revenda a cada 21 dias, garantirá uma margem bruta de 30%.

Baixo giro: o ideal é comprar em pequenas quantidades e manter os estoques sempre baixos. A margem bruta, nestes casos, deve ser maior, mas não deve ultrapassar 60%.

O ponto: Ou seja, o endereço da loja é muito importante. A localização da loja em área urbana, por exemplo, pode fortalecer a imagem da loja junto à comunidade. Mas deve-se prestar muita atenção em um detalhe:

a própria localização já vai indicar que tipo de loja deve ser instalada naquela região da cidade. Uma loja nobre, com materiais finos e requintados deve ser instalada num bairro de consumidores classe A. O local chega a provocar uma mudança de paradigma na visão de comunicação e atendimento ao consumidor.

A promoção: é feita através da comunicação, da promoção de vendas e do merchandising. Comunicar à comunidade quem está vendendo, o que está sendo vendido, por quanto e durante que período. Promoção de vendas através de maças-diretas, liquidações, displays de ponto-de-venda, publicidade do produto e da empresa (Artigo: é rentável pagar a um supermercado para que exiba seus produtos?).

Merchandising: é o planejamento, os canais a serem utilizados, identificação do público alvo, recursos de divulgação, execução e o custo, entre outros aspectos, que fazem com que o consumidor opte pelo produto vendido por sua revenda. E saia muito satisfeito! (Artigo: Merchandising: você conhece as técnicas...?).

PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

ARTIGO RECOMENDADO:

.

Como atrair e manter os seus clientes no ponto de venda

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR