Os
4 P's
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sala das idéias e
marketing -
sala dos artigos de
marketing
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De uma forma simplificada,
o marketing gira em torno dos 4 P´s: "Product (produto), Price (preço),
Place (localização, ponto) e Promotion (promoção).
Antes de mais nada, o
lojista precisa fazer uma avaliação profunda o público que freqüenta sua
revenda para, a partir daí, adequar os P´s a sua realidade. Costuma-se
definir produto como tudo aquilo capaz de satisfazer uma necessidade ou
desejo
(Artigo:
Vender mais ou Vender melhor?).
.
Mas um produto só traz
satisfação se trouxer consigo algum benefício ou serviço. Parece
complicado, mas não é. Tomemos dois exemplos: um batom e um prego:
•
A pessoa
que compra o batom, tem a intenção de ficar mais bonita (compra pelo
desejo / benefício).
•
A que
comprou um prego que pendurar alguma coisa (compra pela necessidade
/ serviço).
•
Elementos
que caracterizam o produto:
a marca ou embalagem não
serve apenas como protetora do produto ou para deixá-lo mais bonito. É
através do que vê, que o consumidor faz suas escolhas
(Artigo:
Cheirinhos que nos fazem comprar).
Funções da embalagem:
confira as
funções de uma boa embalagem:
•
induz à compra
•
identifica o produto
•
chama a atenção no ponto-de-venda
•
permite fácil transporte
•
protege o produto, garantindo sua qualidade
Serviços
diferenciados:
mas se existem várias
revendas, vendendo excelentes produtos, como se destacar?
Simples, oferecendo serviços diferenciados para que o consumidor
compre os produtos de sua revenda e não procure a loja do
concorrente. Algumas vantagens que você pode oferecer:
•
estacionamento gratuito
•
entrega em casa
•
compra por telefone
•
criar o "Dê sua sugestão"
•
transformar a revenda em posto de vacinação nas épocas de
campanhas nacionais, etc.
•
O preço:
não deve ser
considerado só como custo e lucro. Ele deve ser diferente para cada tipo
de produto e acompanhar as mudanças de mercado. O lojista precisa
considerar também o giro de mercadoria (baixo, médio, alto ou altíssimo)
e aproveitar para apresentar preços promocionais e vendas casadas,
sempre colocando o produto em locais de destaque na revenda
(Artigo:
Pautas para fixar preços
em tempos de crises).
•
O giro do produto:
deve ser
minuciosamente estudado antes de se colocar preço em um produto. A
divisão abaixo auxilia muito na formação do preço:
•
Altíssimo giro:
são formadores de tráfego e de imagem, pois os preços são
memorizados pelos clientes. Sobre eles, deve-se praticar margens
de lucro menores.
•
Alto giro: também
são muito vendidos. Convém deixar a margem de lucro bruta destes
produtos entre 15% e 20%.
•
Médio giro: se o
lojista abastecer a revenda a cada 21 dias, garantirá uma margem
bruta de 30%.
•
Baixo giro: o
ideal é comprar em pequenas quantidades e manter os estoques
sempre baixos. A margem bruta, nestes casos, deve ser maior, mas
não deve ultrapassar 60%.
•
O ponto:
Ou seja, o endereço
da loja é muito importante. A localização da loja em área urbana, por
exemplo, pode fortalecer a imagem da loja junto à comunidade. Mas
deve-se prestar muita atenção em um detalhe:
a própria localização
já vai indicar que tipo de loja deve ser instalada naquela região da
cidade. Uma loja nobre, com materiais finos e requintados deve ser
instalada num bairro de consumidores classe A. O local chega a
provocar uma mudança de paradigma na visão de comunicação e
atendimento ao consumidor.
•
A promoção:
é feita
através da comunicação, da promoção de vendas e do merchandising.
Comunicar à comunidade quem está vendendo, o que está sendo vendido, por
quanto e durante que período. Promoção de vendas através de
maças-diretas, liquidações, displays de ponto-de-venda, publicidade do
produto e da empresa
(Artigo:
é rentável pagar a um
supermercado para que exiba seus produtos?).
•
Merchandising:
é o
planejamento, os canais a serem utilizados, identificação do público
alvo, recursos de divulgação, execução e o custo, entre outros
aspectos, que fazem com que o consumidor opte pelo produto vendido
por sua revenda. E saia muito satisfeito!
(Artigo:
Merchandising: você conhece as técnicas...?).
PROF. RICARDO
JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
ARTIGO
RECOMENDADO:
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Como atrair e
manter os seus clientes no ponto de venda
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