1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

Uma verdadeira cultura de vendas

.

SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO  -  sala dos artigos de força de vendas

.

Em muitas empresas, os funcionários que não são vendedores, percebem o processo de vendas como algo negativo, como uma maneira de manipular os clientes. As melhores empresas, ao contrário, conseguem ter uma cultura na qual todos os departamentos apóiam a tarefa comercial, e a consideram uma função positiva que ajuda aos clientes a tomar melhores decisões. Quando a confiança do consumidor titubeia e os investimentos são escassos, não é possível revitalizar os ganhos da companhia concentrando-se exclusivamente na força de vendas. Requer-se uma cultura orientada às vendas (ARTIGO: Não abandone o barco: Que todos façam marketing).

Dito de outra forma: mesmo os funcionários mais afastados do departamento de vendas, devem estar sintonizados com as necessidades e os pontos de vista do cliente. Mas tais mudanças não acontecem de um dia para outro, sobretudo quando o que está em jogo são sólidas crenças sobre a maneira em que uma pessoa agrega valor e firmes convicções. Não obstante, é possível coletar alguns frutos de imediato ao empregar um enfoque estratégico.

.

Alinhar os esforços de vendas com os objetivos da companhia: definir o foco estratégico da companhia, os segmentos de clientes e o mix de produtos e serviços que melhor satisfazem as necessidades desses clientes permite demonstrar facilmente aos demais departamentos de que maneira poderão contribuir à função de vendas. Também pode resultar útil sondar as crenças e supostos que os funcionários que não são vendedores têm sobre as vendas; alguns, por exemplo: a percebem como um processo negativo e manipulador, em vez de um processo positivo que ajuda aos clientes a fazer escolhas claras e certas, sustenta Allan Huntley, CEO de Abacus Travel (artigo: O quê sua empresa faz realmente?).

Por isso, em vez de uma campanha do tipo "todos vendem", preferimos concentrar-nos em transmitir uma clara mensagem sobre o valor de nosso serviço. Na campanha "One Voice", nossos agentes tinham a responsabilidade de comunicar aos clientes, que comparamos nossos preços com os publicados na Web para assegurar-nos de que oferecíamos a melhor opção. A campanha contribuiu a sublinhar o fato de que fechar uma venda não era mais importante que satisfazer aos clientes.

Ponderar os incentivos diretos e indiretos: além de programas de compensações efetivas, é fundamental contar com ferramentas que permitam envolver aos funcionários nas atividades de vendas que promovem os objetivos estratégicos. Jiffy Lube, empresa com sede em Houston que oferece serviços para o veículos, encontrou-se frente à difícil tarefa de contratar funcionários que reunissem duas qualidades vitais: "capacidade de vendas e conhecimentos técnicos". Segundo explica o presidente da companhia, Marc Graham, a solução foi desenvolver um sistema de informática para que o técnico e o cliente possam examinar os sistemas do automóvel enquanto este se encontra na loja. O novo software não é um incentivo direto para os técnicos, senão uma ferramenta não agressiva que ajuda a que os funcionários sem um amplo treinamento em vendas sejam vistos como experientes conselheiros (ARTIGO: Comissões por vendas... Bom ou Ruim?).

O resultado?: os clientes se sentem com maior controle sobre suas decisões, e sua satisfação com o serviço e a lealdade para a companhia tendem a aumentar, o qual se reflete nos números: nos locais onde se utiliza regularmente o programa, as vendas de produtos adicionais cresceram 15%.

Oferecer ferramentas à força de vendas: algumas intervenções se referem, claro está, a força de vendas (SALA). E uma das mais importantes é esclarecer suas responsabilidades. Por exemplo, faz mais de um ano, Riso, empresa fornecedora de impressoras digitais, enfrentava uma concorrência feroz e sofria uma estrondosa queda nas vendas, razões pelas quais decidiu concentrar-se minuciosamente nas expectativas de seus vendedores. Nos enfocamos no detalhe recorda Dão Weil, CEO de Riso, como, por exemplo, quanto tempo os vendedores deveriam estar na rua, quando é conveniente manter reuniões e que temas se discutiriam nesses encontros. Também revisamos as especificações de cada posto de trabalho e debatemos nossas opiniões sobre um "dia na vida de um diretor de vendas" (ARTIGO: Como avaliar o desempenho em vendas, que indicadores usar?).

.

Tudo isto se viu acompanhado por medições: estudamos as atividades e levamos em conta os telefonemas e as demonstrações aos clientes. Agora, há uma métrica em comum e realizamos benchmarks em todas nossas filiais. Instaurar estas medidas levou bastante tempo e, no trajeto, 30% dos diretores e 20% dos vendedores deixou seu posto. Mas os resultados demonstram que valeu a pena: as vendas de Riso aumentaram 30% durante o último ano.

Se você não está completamente convencido de criar uma cultura orientada às vendas, falhará; e se tropeça uma vez, será mais difícil empreender uma segunda tentativa de mudança.

.

prof. Melissa Raffoni

MIT - Sloan School of Management

Biblioteca exclusiva da MIT - Sloan School of Management

.

Consultora especializada em desenvolvimento organizacional e coaching executivo, conferencista habitual na Escola de Negócios MIT Sloan School of Business e autora do livro Gerenciamento do tempo. A MIT Sloan School of Management é uma das cinco faculdades do Massachusetts Institute of Technology, localizado em Cambridge, no estado norte-americano de Massachussets - EUA. É uma das mais famosas faculdades do mundo especializada em negócios. Conduz pesquisas nas seguintes áreas: finanças, empreendedorismo, marketing, planejamento estratégico, economia, gerência de cadeia de suprimentos, tecnologia da informação, entre outros.

.

Outros excelentes artigos Traduzidos e Publicados pelo jornal sdr, da MIT - Sloan School of Management:

Novos gerentes revolucionários

Uma verdadeira cultura de vendas

Clientes possuídos: como lidar com eles?

Erros e acertos na inovação de produtos

Não venda a pele do urso antes de caçar-lo!

A quem deve fidelidade o Vendedor, ao Cliente ou a Empresa?

Quem reproduz melhor um rumor: um Cliente fiel ou um leal?

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR