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Não venda a pele do urso antes de caçar-lo!

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sala dos artigos de negociação

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Quando as diferenças de tamanho e de poder entre duas empresas são consideráveis, não parece ter muita margem para a negociação. A maior imporá seus termos. No entanto, as estratégias adequadas poderiam reverter a sorte. Alguma vez teve que negociar com o gigante que domina o mercado, chamado Urso de 400 quilos? (Artigo: a re-negociação de preços com os compradores).

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Em muitas redes de varejo assim como em muitas indústrias, algumas empresas parecem fixar todas as regras e o problema é como negociar com um rival aparentemente todo poderoso... Três estratégias que demonstraram ser exitosas:

Procurar uma solução elegante: quando a oferta de um cliente ou competidor poderoso não é atraente, a melhor opção é procurar uma solução elegante, uma contraproposta que crie maior valor para ambas as partes, do que o que uma delas trata de impor. Para isso, o primeiro passo é alterar a própria estratégia de negócios, procurando maneiras de baixo custo de criar maiores retornos com o contrato atual:

Complementar a oferta com produtos e serviços adicionais.

Sondar os interesses da outra parte, isto é, identificar segmentos adicionais do mercado demográfico que quer atrair a suas lojas: que linhas de produtos de seu rival têm uma rentabilidade que está diminuindo? Em que áreas está perdendo terreno para os competidores? Talvez possa ajudá-lo a resolver estes problemas.

Pensar outras maneiras de criar valor para o cliente e ou rival, por exemplo, com a inclusão de cupons nas embalagens de seus produtos ou através de iniciativas conjuntas de promoção de marca, como encartes, promoções, etc. (Artigo: Como encantar seu cliente).

Apelar aos princípios: as considerações não monetárias são, com freqüência, mais importantes para os sócios de negócios do que você poderia esperar. Podem-se identificar esses fatores perguntando à outra parte em que está interessada. O segredo consiste em determinar como mede o sucesso e, depois, pensar uma maneira de ajudá-la a cumprir com seu objetivo ao menor custo para você. Um par de declarações que podem servir são as seguintes:

Trabalhamos bem juntos no passado, e de maneira rentável. Lembre que nos levou um tempo limar as asperezas no princípio. Vocês estariam sacrificando a confiabilidade se mudassem para outro fornecedor. Estão seguros de que querem começar outra vez com uma empresa que não pode garantir um rendimento uniforme e confiável e sem a experiência que nos já provamos que temos? (Artigo: a que estratégia recorrer: descontos ou benefícios).

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Conhecemos este negócio melhor do que qualquer um. Se outra empresa lhes oferece o mesmo produto ou serviço a menor preço, está-os seduzindo para conseguir captar sua atenção, mas terminarão com muitos clientes insatisfeitos, porque o novo fornecedor não poderá dar-lhes um serviço de qualidade a esse preço.

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A qualidade é importante para vocês? Os compradores e diretores sagazes reconhecerão a importância de concentrar-se não só na rentabilidade a curto prazo, senão, também na solidez das relações e na satisfação do cliente (Artigo: O que leva anos para conquistar e segundos para perder?).

Selar alianças estratégicas com os competidores: as duas estratégias anteriores são, em geral, as mais desejáveis, mas às vezes faz sentido explorar uma terceira alternativa que o leve a aumentar seu poder a partir da criação de alianças estratégicas que socavem a habilidade do oponente de gerar ofertas que o excluam. Você poderia acercar-se a seus supostos competidores e propor-lhes realizar uma oferta conjunta que evite a concorrência cabeça a cabeça. Ou encontrar um sócio que opere em mercados aos quais a você lhe agradaria expandir-se (Artigo: O desafio de entregar mais valor por menos dinheiro).

Em muitos casos, é esperado que o urso de 400 quilos tenha tanta confiança em suas forças que não escute seus argumentos. Em tais situações, a melhor resposta é comunicar-se com membros da alta gerência e elevar uma proposta elegante que assinale os principais pontos em xeque e que converta a discussão numa pergunta por como cumprir e satisfazer esses pontos vulneráveis.

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Prof. Lawrence Susskind

MIT - Sloan School of Management

Biblioteca exclusiva da MIT - Sloan School of Management

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A MIT Sloan School of Management é uma das cinco faculdades do Massachusetts Institute of Technology, localizado em Cambridge, no estado norte-americano de Massachussets - EUA. É uma das mais famosas faculdades do mundo especializada em negócios. Conduz pesquisas nas seguintes áreas: finanças, empreendedorismo, marketing, planejamento estratégico, economia, gerência de cadeia de suprimentos, tecnologia da informação, entre outros.

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Outros excelentes artigos Traduzidos e Publicados pelo jornal sdr, da MIT - Sloan School of Management:

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Não venda a pele do urso antes de caçar-lo!

A quem deve fidelidade o Vendedor, ao Cliente ou a Empresa?

Quem reproduz melhor um rumor: um Cliente fiel ou um leal?

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