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Táticas para vender bens de consumo em massa

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sala das idéias de marketing  -  sala dos artigos de marketing

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O maduro mercado dos bens de consumo não parece deixar espaço demais para um forte crescimento. Mas, com as táticas de marketing adequadas, nada é impossível. O artigo: Driving growth in consumer goods da consultoria de negócios McKinsey Quarterly apresenta uma pesquisa sobre 480 lançamentos de produtos nos EUA. O objetivo: detectar as táticas de marketing mais apropriadas para potencializar as vendas. Em princípio, podem distinguir-se 5 táticas de marketing para produtos de consumo em massa:

Inovação tecnológica: lançar um produto de características técnicas completamente inovadoras (Artigo: O que a revolução digital pode ensinar ao varejo tradicional).

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Inovação incremental: realizar alguma melhora sobre um produto existente para oferecer um maior valor aos consumidores. Por exemplo, adicionar vitaminas a uma barra de cereal.

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Extensão da linha de produtos: oferecer uma nova variedade de um produto existente sem que tenha uma verdadeira melhora do produto base. Exemplo: oferecer um novo sabor de sorvete.

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Reposicionamento de produto: apontar a novos consumidores para um produto existente. Outra alternativa, promover novos usos para um produto. exemplo: re-posicionar um iogurte como sobremesa.

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Preços premium: fixar o preço de um produto uns 20% acima da média de sua categoria, acompanhado de uma adequada comunicação, pode servir para posicioná-lo como premium.

Qual é a tática mais efetiva?: segundo a pesquisa de McKinsey, a evidência indica que os maiores retornos surgem das inovações tecnológicas. Em 2002, P&G lançou sua almofadinha elétrica portátil ThermaCare, um grande exemplo de inovação exitosa. Em 2003, já tinha gerado mais de 60 milhões de dólares de rendimentos. No entanto, estas inovações são excepcionais e arriscadas, de fato, requerem muitos anos de investigação (Artigo: Cheirinhos que nos fazem comprar).

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Uma tática eficiente e mais simples é uma combinação entre inovação incremental e re-posicionamento de produto. Isto é o que fez Yoplait quando modificou levemente um de seus iogurtes e o re-posicionou como sobremesa sob o nome de Whips. A empresa também lançou Nouriche, que não era mais do que um de seus iogurtes existentes enriquecido com vitaminas para atrair consumidores preocupados pela saúde. As vendas destes dois produtos cresceram 4 vezes mais rápido que o resto dos iogurtes  (Artigo: Como seduzir os indecisos, os não clientes?).

Em definitiva, advertem os pesquisadores de McKinsey, inclusive no maduro mercado do consumo em massa existem oportunidades de crescimento, principalmente, através do re-posicionamento de produtos existentes.

McKinsey & Company

Biblioteca exclusiva da McKinsey Quarterly

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A McKinsey & Company é uma empresa americana de consultoria em gerenciamento mundial. Realiza análises qualitativas e quantitativas para avaliar as decisões de gestão nos setores público e privado. A McKinsey publica o McKinsey Quarterly desde 1964, financia a organização de pesquisa do McKinsey Global Institute, publica relatórios sobre tópicos de gerenciamento e é autor de muitos livros influentes sobre administração. Suas práticas de confidencialidade, influência nas práticas de negócios e cultura corporativa experimentaram uma recepção polarizadora. A McKinsey foi fundada em 1926 por James O. McKinsey para aplicar os princípios contábeis à administração.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da Consultoria McKinsey:

Onde investir para melhorar as vendas?

Decisões irracionais e erros estratégicos

Táticas para vender bens de consumo em massa

Pricing: fazendo malabarismos com os preços

O desafio de entregar mais valor por menos dinheiro

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