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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 378 - 10.07.2008

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817

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Decifrando a psicologia dos comerciais

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sala de psicologia comercial

Não podemos mais do que admirar a infinita flexibilidade e tenacidade dos comerciais de cara à rejeição constante, e sua certeza de que ao final, as coisas darão resultado. Ao mesmo tempo, sentimos-nos repelidos pelo que seus trabalhos podem fazer. Que tipo de pessoa se dedica às vendas e como os comerciais enfrentam seu trabalho?

O psicólogo, antropólogo e guru do marketing G. Clotaire Rapaille da Univ. de Sorbonne em Paris, pesquisou o impacto da cultura sobre negócios e mercados. Em particular, o Psicólogo estuda arquétipos (os padrões subjacentes que alumiam a condição humana) e ensina às organizações a utilizar certos padrões para melhorar suas vendas e esforços de marketing.

Assinala, por exemplo, que um entendimento profundo do arquétipo da Grande Mãe ajudou a Procter & Gamble (HISTÓRIA DA MARCA) a conseguir um grande sucesso com sua linha de produtos Pantene para o cabelo. Ao promover a nutrição (e recordar aos consumidores que o cabelo deve receber nutrientes) a marca apela ao instinto maternal.

O psicólogo Rapaille diz que as pessoas que trabalham na área comercial tem seu próprio arquétipo. São Perdedores Felizes que na realidade desfrutam a rejeição e procuram trabalhos que lhes ofereçam oportunidades de ser recusados. Isto, por suposto, tem envolvimentos sobre a forma em que deveriam ser geridos e motivados. As pesquisas do Psicólogo Clotaire Rapaille mostram que o principal motivador nas vendas não é o dinheiro; é a emoção da caça.

e agrega graciosamente: Convoque grandes reuniões em sua empresa para oferecer aos comerciais a medalha de ouro à rejeição, e explica o porquê...: Fulano vendeu 500 mil computadores o mês passado, mas o recusaram 50 milhões de vezes!

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Pode soar absurdo, mas esta é a maneira de acender o fogo de sua força de vendas (sala), particularmente em EUA onde sobrepor-se às probabilidades é altamente apreciado.

A EMOÇÃO DE UMA VENDA: Para os comerciais uma boa venda é mais do que um desafio. Não é um segredo que nas empresas os líderes comerciais são vistos como pessoas habilidosas, destras e até com certos rasgos de picardia na arte da persuasão, mas sem muitas considerações e reconhecimentos no tecido estrutural da empresa e seus produtos. Isso por suposto, responde a uma concepção que vem do passado e que há que começar a resgatar pelo bem de toda a sociedade.

As lideranças comerciais são atualmente aquelas pessoas, que estão passando de ser os que têm a responsabilidade de empurrar o produto no mercado objetivo, a servir de antena para captar o que querem seus clientes e ganhar a ansiada diferenciação no mercado.

Para complementar o anterior, uma estratégia interessante, é a de saber posicionar ao comercial na mente do cliente, tal como se diferencia qualquer marca. Isto significa tentar que a experiência que o comercial oferece ao cliente, seja mais do que uma visita comum e corriqueira, na qual o representante comercial realiza a apresentação que pautou e nada mais.

A chave é conseguir que a relação agregue valor, para que o cliente comece a confiar em nosso representante e deseje reunir-se com ele e sinta que lhe poderá ser útil.

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LEIA NESTA EDIÇÃO DO JORNAL DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL SDR

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Num mercado onde a competitividade marca as pautas do sucesso, é fundamental fazer uso de todas as ferramentas que temos ao alcance para saber gerir adequadamente nossas oportunidades. Derreter o gelo para conseguir uma venda, seja através de um telefonema ou uma visita, é o primeiro passo antes de fechar uma boa venda. A seguir te apresentamos algumas idéias que te servirão para iniciar teu trabalho com o pé direito:

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Muitos gerentes gerais chegam a uma nova empresa com oraculares discursos e promessas de mudança. Mas, um ano depois, nada mudou. Por que? O dia de sua assunção, o novo gerente geral reuniu a todos os funcionários no auditório da companhia e pronunciou um discurso memorável onde abundavam expressões como "se abre uma nova etapa", "mudaremos nossa forma de fazer negócios", etc. O orador infundiu no público um irresistível entusiasmo pela nova visão da velha empresa.

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Web Site da Litokromia Ltda.

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A Litokromia é considerada pelo Meio & Mensagem como uma das seis melhores Gráficas Promocionais do Brasil e uma das duas melhores em Pré Impressão.  Há mais de 30 anos no mercado gráfico, a Litokromia se destaca pela qualidade, mantendo o foco na agilidade e no atendimento com o objetivo de sempre satisfazer o cliente.

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Como prioridade para conquistar um bom desempenho num mercado altamente competitivo, ano após ano, buscam novas técnicas e produtos, para estar sempre na ponta do que há de mais moderno no mercado.

O resultado desse desempenho foi o tri-campeonato no top 10 Graphic´s Awards, recebido com satisfação pela empresa.

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Atende hoje as melhores empresas do Brasil de forma direta e também as agencias de publicidade, e é considerada uma das Empresas de maior Flexibilidade no meio Gráfico e altamente competitiva. LITOKROMIA LTDA  presta serviços de:

pré impressão (retoque, fechamento de arquivo, delivery de mídia)

Impressão promocional (catálogos, folders, revistas,  lâminas, relatórios etc...)

Impressão digital (personalização e dados variáveis).

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A venda é uma coisa maravilhosa e que se valoriza cada vez mais porque, no fundo, todos nós estamos vendendo continuamente, sejam produtos ou idéias. Creio que no século XXI o comercial consultor, me refiro a um comercial que dedique muito mais tempo à preparação de seu trabalho e à continuidade de seus clientes, deve agir de forma muito mais profissional e estruturada que antes, porque os mercados são cada vez menos propensos a perdoar seus erros.

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Muitos produtos concebidos para segmentos top acabam sendo adotados em massa (QUEIMANDO A MARCA). O resultado: Incineração da marca e deserção dos clientes top. Como evitá-lo? Steven Levitt e Stephen Dubner oferecem uma análise Econométrica sobre os nomes que os pais californianos elegem para seus filhos. A pesquisa exibe uma curiosa tendência. Os pais afro-americanos de baixos recursos tendem a eleger os mesmos nomes que tinham eleito as classes altas brancas alguns anos atrás.

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DINÂMICAS NEGATIVAS NAS EQUIPES COMERCIAIS

psicólogo e prof. DAVID CUADRADO i SALIDO

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Quando analisamos o que ocorre nas reuniões dos profissionais em vendas. podemos enumerar alguns erros típicos que podemos encontrar nelas e que devemos ser conscientes para evitar. Por isso neste artigo quero fazer referência a algumas dinâmicas negativas que se produzem nas mesmas e, apesar de que normalmente não nos damos conta delas, nem por isso deixam de ser muito prejudiciais para o bom funcionamento das equipes e a necessária objetividade nos processos de tomada de decisões.

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Chega o momento de apresentá-las e, com elas, a teoria de onde procedem, alguns exemplos reais e sugestões para evitar sua influência:

O Groupthinking
A Dissonância Cognitiva
O Locus of Control

O primeiro que devemos é assinalar a dificuldade de que nos demos conta de sua aparição e influência. Normalmente nos passa como à rã do exemplo:

Contam que se colocamos a uma rã viva num recipiente com água a temperatura ambiente e colocamos este no fogo, a rã, animal de sangue frio, irá trocando por um processo homeostático o calor do água pelo de seu próprio corpo e quando queira dar-se conta que o meio está muito quente não poderá sair e morrerá abrasada na água fervendo. Pelo contrário, se lançamos uma rã viva a uma panela de água em ebulição, quando entre em contato com o calor da água, de um salto sairá do mesmo. um Pouco doída, sim, mas viva.

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Imagine se tivesse que fazer malabarismos com 20 milhões de bolas... Impossível? De certa forma, isto é o que fazem diariamente os encarregados de fixar preços nas grandes corporações globais… O explosivo número de marcas, canais e segmentos de clientes é uma clara tendência dos negócios de nosso tempo. Muitas corporações globais hoje têm milhares de produtos e milhões de pontos de venda. Diariamente, tomam centenas de decisões de pricing.

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Não há melhor forma de desenvolver e conservar uma base leal de clientes que através da criação de vínculos emocionais entre sua marca e os consumidores. Como fazê-lo?: Faz um tempo, uma empresa estadunidense precisava relançar uma salsicha italiana. Prévio ao lançamento, a companhia realizou uma série de focus groups integrados por senhoras, target habitual destes produtos. Os resultados das sessões foram reveladores.

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CONHEÇA AS NOVAS APLICAÇÕES do sistema sdr - VERSÃO 5.02

Vantagem Competitiva: Para se obter uma vantagem competitiva real, a sua empresa precisa ter além de excelentes produtos e serviços, uma estrutura de custos enxuta e isso somente irá conseguir com um excelente Sistema de Representação, Vendas e Serviços.

Mas por estrutura de custos enxuta, não entenda 1 ou 2 pontos percentuais em relação a seus concorrentes, mas sim 5, 10 ou mais pontos percentuais.

Como chegar lá?: De tempos em tempos, você deve examinar com todo cuidado, cada um dos custos que a sua empresa possui. Não todos de uma vez, mas um de cada vez. Isso é o que nós do SDR, fazemos com nossos clientes. No fórum anual de DESENVOLVIMENTO pensamos em conjunto COM ELES sobre todas as alternativas que possam existir para reduzir esses custos, ou, eliminá-los de vez.

isso é oferecer serviços na medida de cada cliente, e consiste no passo fundamental na direção ao profissionalismo...

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO, VENDAS E SERVIÇOS

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cadastros com CEP Brasil: o sistema sdr oferece aos seus usuários o sistema de CEP Brasil internamente, precisando os usuários apenas inserir o cep do cliente e o sistema sdr irá lançar a rua, bairro, cidade e estado, restando apenas ao usuário inserir o nº da rua. com este aplicativo de ceps's brasil poderão localizar qualquer cidade do Brasil, suas ruas e os ceps's correspondentes, bastando para isso clicar na logo principal "ceps's BRASIL" do sistema sdr e pesquisar OU INCLUSIVE CLICAR NA TECLA "F9" DENTRO DA JANELA DE CEP NO PRÓPRIO CADASTRO QUE ESTEJA LANÇANDO.

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mapa do cliente: o sistema sdr oferece aos usuários um aplicativo de seleção de qualquer localização de clientes pelo sistema de mapas de ruas organizado pelo google maps. este aplicativo permite que se selecione qualquer cliente  da relação de clientes e clicando apenas no botão da janela comercial: "Mapa do cliente", abrirá uma janela com a localização das ruas e intersecções do cliente escolhido, permitindo que se amplie ou minimize o mapa, podendo interagir normalmente para visualizar o melhor caminho para se chegar ao clientes e tendo várias aplicações, como impressão, ampliação, localização e "marca", que permite deixar uma marca no cliente para futuras pesquisas. 

este é o primeiro passo de diferentes projetos de desenvolvimento na área de visitas, que nos permitirá futuramente poder imprimir rotas de visitação com planejamento de caminhos pré estabelecidos.

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formulários por e-mail em pdf: o sistema sdr começou a  utilizar o envio por e-mail dos formulários no formato pdf de forma automática. a aplicação que agregamos nos permitiu alterar internamente, ou seja os usuários não precisam realizar nenhuma alteração ou nova configuração, somente devem continuar a enviar os formulários de pedidos, orçamentos, tabelas de preços, etc., da mesma forma que o faziam antes, que o sdr em vez de anexar um htm no e-mail, anexará um pdf automaticamente. o formato de envio de formulários em pdf, permite que se amplie o mesmo ao tamanho desejado sem perda de qualidade e ainda com a vantagem que vai com as imagens das logomarcas do representante e da representada e nos permite trabalhar com cores na impressão dos formulários.

este é o primeiro passo de um projeto de desenvolvimento ainda maior, que nos permitirá futuramente poder trabalhar com a opção de envios de formulários com as imagens dos produtos tanto nos pedidos, orçamentos e tabelas de preços, mas será opcional e cada usuário terá essa opção a disposição para os envios por e-mail se assim precisar.

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comissionamentos por nota fiscal: foram desenvolvidas uma série de aplicações na área de comissões por notas fiscais e relatórios complementares para apuração de valores a receber. o sdr passa assim a contar com um aplicativo completo que permite que sejam lançadas uma ou várias notas fiscais por pedido emitido e para cada nota fiscal serão gerados os parcelamentos diferenciados correspondentes e em separado ao comissionamento estipulado dentro das áreas: "contrato geral de comissão da representada, comissionamento por tabela de preços, comissionamento por item de produtos, comissionamento por item ou itens diferenciados de pedido e comissionamento específico por pedido único sem regra previamente programada". o sistema assim oferece agora 4 relatórios novos de apuração de comissões por nota fiscal: "comissões por duplicatas abertas, comissões por duplicatas liquidadas, comissões de pedido em aberto e comissões de pedidos liquidados.

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GERENCIAMENTO de comissionamentos: - Aplicativo para poder seguir individualmente a comissão de cada pedido e a liquidação final da nota fiscal (ou das notas) em uma única janela, independente da parcela do prazo de pagamento ou nota fiscal. O Sistema SDR segue as comissões individualmente por representada e classifica elas da seguinte forma e pela importância:

01 - Comissão do contrato POR representada (regra geral)

02 - comissão pelo item do produto (se houve uma oferta  especial em algum item de produto)

03 - comissão pelo item do pedido (se houve uma negociação especial em algum item do pedido)

04 - forma de pagamento da representada (no faturamento, na liquidação, ou parte no faturamento e parte na liquidação).

05 - dia de pagamento mensal da representada.

06 - verifica os prazos de pagamento do pedido, verifica a forma de pagamento da representada e após lança o valor ou as parcelas, coincidindo com os prazos de pagamento do cliente e liquidação pela data marcada em que a representada paga.

07 - APÓS O VALOR OU AS PARCELAS DO PEDIDO TEREM SIDO APURADAS PELO SDR NO PEDIDO (Prévia DE COMISSÕES), JÁ PODE SER LANÇADA A NOTA OU AS NOTAS. O LANÇAMENTO DAS NOTAS FISCAIS ACOMPANHA A PARCELA DO PAGAMENTO DO CLIENTE (EXISTE ESPAÇO PARA LANÇAR INFINITAS NOTAS POR PEDIDO).

08 - PARA OS PEDIDOS QUE TENHAM PAGAMENTOS PARCELADOS, O SDR MUDARÁ A COR DO SEU COMISSIONAMENTO PARA QUE POSSA VISUALIZAR ASSIM, QUAIS QUE TEM PARCELAS PENDENTES OU LIQUIDADAS. (VEJA A IMAGEM)

09 - APÓS TEREM DADO BAIXA AS NOTAS E O PEDIDO TER SIDO PAGO PELA REPRESENTADA, TEM UM CLIQUE PARA QUE O PEDIDO ADOTE A COR CINZA - "COMISSÃO PAGA" E DESSA MANEIRA O PEDIDO SERÁ VISUALIZADO SEMPRE CINZA.

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o sistema sdr já inclui NO PREÇO o uso em rede INTERNA de computadores (ILIMITADOS), sem custos extras E não tem taxa de manutenção mensal. a única taxa que o sistema sdr tem, é a anuidade de R$:150,00 para efeitos de suporte, manutenção e Atualizações, com vencimento em março de cada ano. (novos clientes tem bonificada a anuidade de 2008).

o sdr USA o sistema de CEP'S Brasil internamente, precisando os usuários apenas inserir o cep do cliente e o sistema sdr irá lançar a rua, bairro, cidade e estado, restando apenas ao usuário inserir o nº da rua... (EXEMPLO)

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o sdr USA aplicativo de seleção e localização de clientes COM mapas de ruas. ele permite que CLICANDO qualquer cliente  da relação ABRA uma janela com a localização das ruas e intersecções do cliente escolhido (GOOGLE MAPAS). (EXEMPLO)

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SISTEMA sdr ORIGINAL: R$:500,00

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..a: A VISTA com desconto especial = r$:400,00

..b: entrada e 30 dias com desconto = r$:420,00

..c: em 3 parcelas de r$:150,00 ... (0,30,60 dias) = r$:450,00

..d: em 4 parcelas de R$:125,00 ... (0,30,60,90 dias) = r$:500,00

..e: em 5 parcelas de R$:100,00 (0,30,60,90,120 dias) = r$:500,00

..f: em 10 parcelas de R$:50,00 (1ª A VISTA e 9 mensais) = r$:500,00

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(PAGAMENTOS MEDIANTE DEPÓSITOS BANCÁRIOS NA CONTRA EMPRESARIAL)

1° Passo:  Baixe o Teste GRATUITO DO SISTEMA SDR (salve ele no desktop - ÁREA DE TRABALHO) e depois clique 2 vezes no arquivo executável e siga as instruções de instalação "sem ALTERAR" o destino da instalação.

o teste do sdr ORIGINAL apenas limita o ingresso de informações em 20 registros, em todas as áreas (exemplo: 20 clientes, 20 vendedores, 20 representadas, 20 produtos, etc.), mas pode ser testado pelo tempo que deseje E ser habilitado por e-mail após os testes GRATUITOS e os dados lançados nele não se perdem.

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ÓTIMO TRABALHO E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO!

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MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

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 FONES: 51 -  3019 2817  -  FAX 51 3333 3553

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