1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

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Presentes corporativos: a arte de encantar

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artigos de gerenciamento  -  artigos de vendas  -  ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO

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Um simples objeto pode representar a forma de ser de uma empresa ou o que deseja transmitir: interesse, agradecimento, estreitamento de laços, aproximação, etc.. O que, quando, como e de que forma, convertem-se em questões importantíssimas. Todos temos em algum momento de nossa vida algo que agradecer ou queremos que a outra pessoa lembre de nós. E é nestas situações onde o presente adquire um valor importante como recurso para expressar estes sentimentos. Quando você vai comprar um presente deve desfrutar com sua busca porque, creia-o ou não, quanta mais ilusão ponha em obter esse presente especial com o que surpreender a essa pessoa especial (comprador, cliente, colaborador ou amigo), mais fácil será o conseguir acertar com a eleição do mesmo (artigo: Faça seu cliente ficar de boca aberta!).

Quando, como e o que presentear, em muitas ocasiões e dependendo de quanto se conheça à outra pessoa, converte-se em algo que pode ser muito complicado ou muito fácil, mas o que quase todo mundo deseja quando faz um presente é que o receptor do mesmo surpreenda-se, agrade-lhe e nos recorde.

Os presentes são um recurso bonito e agradável para estreitar laços e manifestar o que sente: agradecimento a nossos clientes ou fornecedores, carinho para as pessoas que se quer ou, simplesmente, agradecimento por favor ou apoio que tenhamos recebido. Ao longo do ano há épocas onde de maneira tradicional todas as pessoas se presenteiam, aniversários, datas comemorativas e ou especiais, a parceiros de negócios, etc.; e também há um período muito especial quando todos nos sentimos pré-dispostos a realizar e receber presentes: páscoas, natal, aniversário (artigo: Invista 5% nos seus clientes).

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É aqui quando o presente adquire uma grande importância tanto no âmbito empresarial como no pessoal. Algo a destacar e onde se deveria pôr muita atenção é que, ainda que seja algo habitual que se realiza ano após ano, não por isso deve ser algo mecânico e aborrecedor. Os presentes no mundo empresarial fazem parte da política de comunicação já que, ainda que seja um simples objeto, este se converte em mensageiro de sua empresa, e procurar a diferenciação ou a surpresa deve ser um dos principais objetivos. Qualquer pequeno detalhe que ajude a sua empresa a diferenciar-se sempre será positivo e lhe ajudará a um melhor posicionamento (artigo: A COISA MAIS IMPORTANTE PARA UM COMPRADOR).

O poder dos pequenos detalhes: vejamos o significado de que é um presente. Segundo achamos nos dicionários é: uma dádiva que se faz voluntariamente ou por costume e presentear é: dar a alguém, sem receber nada em troca; oferecer algo em mostra de afeto ou consideração ou por outro motivo. Por tanto, podemos dizer que o presente nasce de um desejo espontâneo de expressar a uma pessoa nossos sentimentos positivos ou agradecimento.

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Mas, por que presentear?: o presente como tal é algo mais do que uma mostra de sentimentos positivos para uma pessoa. O presente tem um alto significado: é capaz de perdurar no tempo, permanece na recordação das pessoas, leva consigo implícito uma mensagem por parte de quem o realiza, ao mesmo tempo que reflete sua personalidade. Se realiza tendo em conta umas determinadas e singelas premissas que iremos explicando ao longo deste documento, o sucesso está praticamente assegurado. Presentear, ser presenteado e, sobretudo, acertar na escolha é toda uma arte.

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Que se deve ter em conta à hora de eleger um presente?: um presente é uma mostra de amizade ou de agradecimento e talvez esta seja o sinal mais importante de todas, não é uma forma de comprar ou subornar a uma pessoa. O presente é uma mostra de afeto e gratidão, ainda que nem todos os presentes têm a mesma finalidade e, por suposto, o mesmo valor. Este tema é importante tê-lo em conta e sempre dependerá da circunstância, ocasião, pessoa, evento ou público. No âmbito institucional, empresarial ou social existem multidão de ocasiões nas quais é correto, normal e cortês realizar um presente: visita oficial de uma autoridade a um país, ato inaugural e de abertura de umas novas instalações públicas ou privadas, aniversários, apresentação de produtos, aposentadorias, aniversários, casamentos, etc (artigo: Os 10 Mandamentos do Marketing).

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Saindo fora da mesmice: quase todas estas situações são cotidianas e conhecidas por todos, mas quiçá, as grandes dores de cabeça vêm à hora da escolha e, ainda que em certas ocasiões o tema orçamentário é muito importante, em outras não o é tanto. Quando vá realizar um presente algo que deve pensar é que não necessariamente tem de ser caro, deve ser algo escolhido com bom gosto e que recorde a ocasião. Também deve ter em conta que seja um elemento útil ou que sirva a quem o recebe. Nem todos os presentes têm a mesma finalidade, nem o mesmo valor; por isso, é conveniente dispor de diferentes presentes para entregar a diferentes públicos e sempre dependendo da ocasião ou circunstância.

A seguinte classificação estabelece as diferentes ocasiões e os tipos que no mundo empresarial se estabelecem à hora de realizar presentes:

Presentes institucionais ou de protocolo: são aqueles que se utilizam para motivos especiais e dirigidos a pessoas especiais. São presentes que fazem normalmente os altos cargos das empresas ou instituições e representam sempre uma ocasião especial. Nestes casos se deve fugir das personalizações corporativas, deve pensar mais na pessoa à que vai dedicar este presente e valorizar seus gostos ou a ocasião pela que se presenteia. Como sugestões podemos destacar: uma boa caneta ou pluma estilográfica, uma valise, uma pasta, uma carteira, reproduções pictóricas de um monumento de sua cidade, etc.

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Presentes corporativos: são aqueles que estabelece a organização para diferentes ocasiões e seu custo é relativamente alto. Estes vêm motivados por visitas que se realizam às instalações, assistências a atos ou datas assinaladas, como por exemplo, no Natal. Devem levar a imagem corporativa, mas de uma forma discreta e elegante. A principal motivação deve ser o que nos recordem, mas não deve converter-se num elemento publicitário. Um bom exemplo a destacar pode ser a preparação de uma estatueta em bronze, cristal, barro, etc., do logotipo, da fachada do edifício ou alguma reprodução de um produto ou algo característico de sua empresa.

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Presentes internos: são aqueles que as empresas dirigem a seus funcionários e com motivo de diferentes ocasiões, como por exemplo: aposentadorias, nascimento dos filhos, casal, aniversário, por um número determinado de anos prestados ao serviço da empresa, por consecução de objetivos, por incentivos, etc. Alguns exemplos a considerar neste apartado e dependendo da ocasião são: um vaso de flores, uma caixa de bombons, uma viagem de incentivos, etc (artigo: Qual é o seu Marketing?).

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Presentes promocionais: são os que se entregam de uma maneira mais generalizada e o custo costuma ser baixo e o motivo principal é mostrar claramente quem o realizou. Identifica-se claramente a empresa e se incluem dados da mesma como endereços ou telefones, bem como os produtos ou serviços que se realizam. Utilizam-se de forma generalizada e principalmente quando a empresa assiste a feiras, congressos, exposições, visitas de grupos à organização, etc.

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Outros detalhes protocolares: são aqueles detalhes de protocolo, que se têm com visitantes ou seus acompanhantes. Um exemplo pode ser: um ramo de flores, uma garrafa de cava ou uma cesta de frutas na habitação do hotel, etc.
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Regalo social: são aqueles que se realizam em celebrações ou momentos mais pessoais e aqui é muito importante conhecer os gostos da pessoa à que vai presentear.

Por último, me agradaria comentar-lhe que tão importante como o presente é a forma de levar, entregar ou apresentar a dádiva. Um presente de escasso valor monetário pode converter-se no melhor presente recebido. Saber presentear e apresentar os presentes é uma arte e uma grande oportunidade para estar muito próximo de seus clientes ou colaboradores e recordar-lhes, de forma agradável, quem e onde está sua empresa.

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profª. Lola García

Diretora de Soluciones Eficazes

ESCRITORA E ARTICULISTA PARA MICROSOFT BUSINESS

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR da PROFª. LOLA GARCIA:

Vender é algo mais do que comunicar

FALAR NÃO É O MESMO QUE SE COMUNICAR

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