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Como influi a percepção de preços nos clientes?

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sala dos artigos de psicologia comercial

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Até terminar os estoques, tudo a 0,99 centavos... Conquanto a diferença real é ínfima, para a mente do cliente, não é o mesmo pagar 0,99 centavos que 1 real. Uma introdução à percepção de preços, parte fundamental de qualquer estratégia de Pricing...  (Artigo recomendado: PRICING: SEGMENTAÇÃO POR PREÇOS).

Quanto vale uma garrafa de refrigerante de 600 ml?: as respostas de 14 entrevistados são: 3,00 a 5,50... Com uma freqüência de 8 repetições sobre 14 observações... Mas R$:3,90 é o preço de referência.

Assim, pouco importa o valor real do produto. O importante é o valor que a maioria dos consumidores lembrem na maior quantidade de vezes. Efetivamente, este será o preço que determinará as decisões de compra. Habitualmente, o preço de referência se encontra algo acima da casta média de preços para produtos similares e, geralmente, não corresponde ao preço da marca líder. Agora bem, conhecer o grau de "recordação" do preço de um bem é fundamental para desenvolver uma correta política de pricing (Artigo recomendado: Pricing: Fazendo malabarismos com os preços).

Grau de recordação e sensibilidade demanda-preço: em produtos de alto grau de conhecimento e certeza no preço, o consumidor será muito propenso a mudar de lugar de compra. Isto é, se o consumidor não encontra o produto ao preço de referência (por exemplo, o refrigerante a R$:3,90) tentará comprá-lo em outro lugar. Assim, estes bens são extremamente sensíveis: uma mínima mudança no preço gera grandes movimentos na demanda. Pelo contrário, os produtos de baixo conhecimento e certeza sobre o preço exibem uma baixa sensibilidade (Artigo recomendado: Quem decide... é o preço, a qualidade ou a marca?).

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Dado que o consumidor não conhece o preço de referência, não terá motivos para modificar seu lugar de compra. Para esta classe de bens, o consumidor toma a decisão no ponto de compra. Assim, as vendas dependerão do grau exposição. A maior visibilidade nas gôndolas, maiores vendas. Desta maneira, a análise das percepções de preços e as zonas de sensibilidade permitem desenvolver modelos previsíveis de elasticidade "demanda-preço" alinhados com os modelos de segmentação, para gerar o tabuleiro de estratégias de preços conveniente para cada produto (Artigo recomendado: Quanto mais caro, melhor...).

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Umbrais de percepção de preços: através de diversos experimentos, o Prof. Daniel Kahneman e o Prof. Vernon Smith (ganhadores do Nobel de Economia 2002) demonstraram que uma mesma pessoa apresenta reações racionais e irracionais ante diferentes situações de compra. Desde um ponto de vista psicológico, um preço que termina em zero ou em cinco não favorece a compra, já que induz a pensar que foi arredondado para acima (e, por tanto, é superior ao real). Ao mesmo tempo, certos níveis de preço funcionam como umbrais psicológicos. O consumidor estará mais predisposto a aceitar um aumento de preços dentro da mesma casta, que um salto para um novo preço. Por exemplo, um movimento do preço de um produto de 4,55 a 9,95 terá melhor aceitação do que uma mudança de 4,95 a 5,05 reais, ainda que objetivamente o primeiro aumento seja muito superior ao segundo (Artigo: Um estudo prediz quando vai fazer uma compra impulsiva).
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Toyota, um caso de sucesso na interpretação das percepções dos clientes: uma correta interpretação do esquema de percepções dos consumidores é clave para gerar maior valor na oferta de produtos e escapar às zonas altamente elásticas ou de alta recordação, onde uma mínima mudança no preço afeta a compra. Toyota por exemplo, gerou uma percepção de modelos de consumo eficiente que lhe permitiu conseguir maiores padrões de qualidade vinculados ao produto: o just-in-time o kaizen para incrementar a produtividade e o desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de automóveis híbridos (Artigos recomendados: O SISTEMA JIT DE TAIICHI OHNO PARA TOYOTA  -  JUST-IN-TIME = JUSTO A TEMPO).

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Graças a estas iniciativas, gerou um valor de marca que lhe permitiu arrebatar a hegemonia mundial a General Motors, muito atrasada no desenho de veículos que os consumidores queiram pagar. Em outras palavras, a estratégia de Toyota lhe permitiu atingir a liderança mundial, baseando sua força competitiva sobre a qualidade percebida de seus produtos (Artigo recomendado: MBA - MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS).

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profª. Marcela Seggiaro
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Bacharel em Economia, Máster de Negócios na Univ. Politécnica de Valencia.

Professora Titular Maestria de Negócios da Univ. de Belgrano e da Univ. de Buenos Aires

Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR, da Prof. Marcela Seggiaro:

Geo-marketing: quem compra onde?

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