1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

O que o cliente quer que você saiba (2)

.

sala dos artigos de vendas  -  sala de artigos de representação

.

O que o cliente quer que você saiba (1)

.

Aprender a vender com as VCS: a apresentação de uma proposta de criação de valor ao cliente não tem nada a ver com uma típica apresentação de vendas. Em vez de dizer algo como: Este é meu produto. Quanto está disposto a pagar por ele?, há que passar muito tempo preparando a proposta. A visita de vendas tem que demonstrar que conhecemos o negócio do cliente e que queremos ajudar a que este funcione melhor. O que devemos fazer é polir e aperfeiçoar a proposta de valor, de maneira que a apresentação seja uma oportunidade de questionar e observar para depois afinar ainda mais a oferta (Artigo: Antes de escrever uma carta de vendas, faça um rascunho).

Quando fazemos uma apresentação de VCS, sentimo-nos tentados a dizer ao cliente quanto trabalhamos. Mas devemos evitar isto. Se deixamos que fale por si mesma, a proposta de valor causará um maior impacto. Ademais, é preferível que a apresentação seja breve e direta. O que queremos estabelecer é que nossa companhia conta com a experiência necessária e está interessada não tanto no dinheiro, senão em que o cliente aproveite certa oportunidade ou resolva certo problema.

Antes de fazer a apresentação, devemos discutir com nossa equipe certas regras básicas:

Os membros da equipe se poderão interromper entre si?
Quem responderá as perguntas sobre certo tema?
Os membros da equipe podem modificar durante a apresentação certos aspectos da proposta de valor?
Qual é o papel de cada pessoa?

Discutir estes temas de antemão evitará criar confusão. A maioria das apresentações de VCS seguem o mesmo modelo:

O líder da equipe começa por explicar qual é a oportunidade que o cliente poderá aproveitar.
Os membros da equipe explicam os detalhes de certas partes da proposta de valor, segundo suas áreas de experiência.
Se quantificam e se discutem em profundidade os benefícios potenciais.
Se estabelece uma conversa para ver se a proposta de valor está realmente em sintonia com as necessidades do cliente.
Uma vez que ambas partes concluem que a proposta de valor é relevante, começa-se a discutir o preço.

Na maioria das VCS não há um preço fixo. Este variará dependendo de diversas variáveis. Nas vendas tradicionais, a apresentação de venda marca o fim do processo de venda. Tenha sucesso ou não, a equipe de vendas passará então ao seguinte cliente. A apresentação de venda nas VCS constitui outro início independentemente de que esta tenha sucesso ou não. Se o cliente a aceita, tudo se reduzirá a simplesmente cumprir com o prometido. Mas se o cliente não aceita imediatamente a apresentação, então é hora de que a equipe assuma as objeções e sugestões para criar uma nova proposta que encaixe melhor com o cliente (Artigo: Propostas de valor que funcionam).

Cada reunião permitirá melhorar a proposta de valor. Se na segunda ou terceira reunião o cliente apresenta novas objeções, é melhor não insistir e passar a outro cliente. Agora bem, o fato de que o cliente aceite a proposta de valor e fechamento da venda não significa que o processo de vendas tenha finalizado. A equipe de vendas deve começar imediatamente a procurar a próxima oportunidade de ajudar ao cliente.

Manter os diversos processos de VCS: com o fim de que as VCS não sejam sempre uma novidade, a alta gerência da companhia deve pôr a criação de valor entre suas prioridades. Caso contrário, as VCS desaparecerão pouco a pouco. Só os gerentes sênior contam com a energia e a tenacidade para conseguir isto. A pergunta central das VCS é: Estamos ajudando a que o cliente prospere e que depois este compartilhe sua prosperidade? Para que as VCS tenham um impacto duradouro, devemos manter esta pergunta sempre em mente. De fato, esta pergunta deve surgir quando:

Se contratem novos empregados ou tenha ascensões.
Se tomem decisões relacionadas com nichos de mercado.
Se designam recursos.
Se desenvolvam orçamentos ou resumos operativos.

As VCS implicam que todo mundo deixe de centrar-se unicamente na redução de custos e pense ademais no crescimento dos ganhos. A alta gerência deve levar a cabo certas tarefas muito específicas para tentar que as VCS funcionem:

Conhecer a equipe gerencial de vendas: E determinar se podem fazer a transição para as VCS. Os gerentes que fazem a transição devem contar com as destrezas e aptidões necessárias. Devem envolver-se na preparação de uma VAP e apresentar-se a um cliente.
Apoiar a criação de valor de vendas dentro da organização: Porque este será um esforço em equipe. A equipe gerencial deve estabelecer os dados necessários para que as VCS funcionem. Os líderes efetivos retiram qualquer gargalo que surja.
Adotar o conceito de produtividade “de ganhos”: Isto é, as vezes é necessário gastar mais dinheiro agora com o fim de aumentar os ganhos no futuro. As VCS costumam ser mais custosas do que as vendas tradicionais porque implicam bem mais análises.
Revisar regularmente as VCS: Orçamento, operações e talento. Isto permitirá estabelecer se as VCS seguem vigentes ou saíram do radar da companhia. Ademais, estas revisões se devem refletir nos salários, bônus e prêmios que oferece a companhia.
Reforçar o programa de incentivos: Uma boa maneira de impulsionar as VCS é oferecer prêmios mensais à equipe que consiga fechar uma venda que aumente os ganhos.

O fato de que o fechamento de uma venda seja só o começo quando se trata de VCS, significa que os líderes devem contar com novos critérios para medir o sucesso:

Por que ganhamos ou perdemos um negócio em particular ao utilizar certo enfoque de criação de valor de vendas?
Quanto melhorou nosso esforço de criação de valor de vendas com os clientes atuais?
Qual dos clientes atuais é ideal para as VCS no futuro próximo?
Qual dos clientes foi a nós em procura de novas idéias e iniciativas?
Quão bem se desempenhou a equipe de vendas à hora de modelar e personalizar a proposta de valor?
Quão bem nos foi ao pôr-lhe preço às características que mais valoriza o cliente?
Quão exitoso foi a equipe à hora de angariar informação sobre o cliente?
Toda a informação que angariamos chega à pessoa mais adequada da organização?

Levar sempre as VCS ao seguinte nível: quando tratamos de implementar as VCS pela primeira vez, surgirá um grande número de obstáculos:

Os líderes de vendas quererão desenvolver suas relações com diversos integrantes da organização do cliente.
Teremos que estabelecer novas maneiras de lidar com aqueles clientes que não queiram implementar o enfoque das VCS.
Será difícil identificar a quem queiram estabelecer uma relação duradoura conosco.
Será difícil criar e manter um clima em que se formulem regularmente propostas de valor.
As VCS influirão no futuro da companhia, nos mercados e no mix de produtos e serviços que desenvolvamos.

Os líderes mais competentes sabem como enfrentar estes problemas. Ainda que pareça contra-intuitivo, este tipo de líderes sabem que as VCS são dificultosas e requerem de persistência e tenacidade. Nem todo mundo se incomodará em fazer a viagem. Assim aqueles que se mantenham até o final obterão grandes benefícios. Sempre é mais fácil e vantajoso começar antes do que os demais. Se queremos estabelecer quão avançados estamos no caminho devemos tomar esta enquete quatro vezes ao ano (escala: 1 = definitivamente não; 10 = definitivamente sim):

Estamos cobrando preços especiais de maneira que nossos produtos não se tornem commodities?
A equipe gerencial de vendas conseguiu dominar os detalhes e o marco das VCS a nível executivo, regional e distrital?
Nossa força de vendas está centrada nos clientes mais convenientes do mercado para as VCS?
Nossas propostas de valor são de qualidade e são aplicáveis em todos os sentidos?
Nossa força de vendas é capaz de apresentar ao cliente uma proposta personalizada?
Nossos líderes de vendas são capazes de reunir os melhores recursos com o fim de criar e apresentar uma proposta de valor?
Nossa taxa de sucesso é alta quando se trata de oferecer uma nova proposta de valor?
Relacionamos nossas atividades de criação de valor com: o orçamento, o diagnóstico de vendas perdidas, o sistema de recompensas e as reuniões do comitê executivo?
Nosso enfoque de criação de valor efetivo desde o ponto de vista do cliente?
Nosso pessoal é capaz de criar redes de socialização que envolvam a companhia do cliente?
Nossos líderes de vendas são capazes de identificar a quem tomam as decisões na organização do cliente?
Há um grande nível de confiança entre nós e os clientes?
Os clientes nos pedem conselho com regularidade?
Há um conjunto de futuros líderes de vendas em desenvolvimento?

.

Prof. Ram Charan

WEB SITE: RAM CHARAN

Biblioteca exclusiva do professor

O Prof. Ram Charan fez doutorado em Harvard e foi o 1º professor indiano a dar aulas na prestigiosa universidade. Também lecionou em Kellogg, outra renomada escola na área de negócios. Tem trabalhado como conselheiro de presidentes de companhias como GE, DuPont, EDS, Ford, Duke Energy and Verizon.  Está entre os 10 melhores consultores para cursos in-company segundo a revista Business Week. Virou um guru de sucesso por mostrar o lado prático dos negócios, não apenas teorias. Em seu livro: "O que o presidente de sua empresa quer que você saiba”, defende que o melhor lugar para se aprender sobre negócios é numa feira livre. Ganhou o prêmio Bell Ringer de melhor professor na famosa universidade corporativa da GE. Também levou prêmios similares em Wharton e Kellogg.

.

Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR do prof. Ram Charan:

Que é o Know-How?

Execução... uma disciplina esquecida

O que o cliente quer que você saiba (1)

O que o cliente quer que você saiba (2)

Como fazer para que uma equipe funcione

como detectar as grandes tendências de negócios?

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR