Presentes
corporativos: a arte de encantar
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artigos de gerenciamento
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ARTIGOS DE REPRESENTAÇÃO
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Um simples objeto pode
representar a forma de ser de uma empresa ou o que deseja transmitir:
interesse, agradecimento, estreitamento de laços, aproximação, etc.. O
que, quando, como e de que forma, convertem-se em questões
importantíssimas. Todos temos em algum momento de nossa vida algo que
agradecer ou queremos que a outra pessoa lembre de nós. E é nestas
situações onde o presente adquire um valor importante como recurso para
expressar estes sentimentos.
Quando você vai comprar um
presente deve desfrutar com sua busca porque, creia-o ou não, quanta
mais ilusão ponha em obter esse presente especial com o que surpreender
a essa pessoa especial (comprador, cliente, colaborador ou amigo), mais
fácil será o conseguir acertar com a eleição do mesmo
(artigo:
Faça seu cliente ficar de
boca aberta!).
Quando, como e o
que presentear, em muitas ocasiões e dependendo de quanto se conheça à
outra pessoa, converte-se em algo que pode ser muito complicado ou muito
fácil, mas o que quase todo mundo deseja quando faz um presente é que o
receptor do mesmo surpreenda-se, agrade-lhe e nos recorde.
Os presentes são um
recurso bonito e agradável para estreitar laços e manifestar o que sente: agradecimento a nossos clientes ou fornecedores, carinho para as
pessoas que se quer ou, simplesmente, agradecimento por favor ou apoio que
tenhamos recebido. Ao longo do ano há épocas onde de maneira
tradicional todas as pessoas se presenteiam, aniversários, datas
comemorativas e ou especiais, a
parceiros de negócios, etc.; e também há um
período muito especial quando todos nos sentimos pré-dispostos a
realizar e receber presentes: páscoas, natal, aniversário
(artigo:
Invista 5% nos seus clientes).
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É aqui quando o presente
adquire uma grande importância tanto no âmbito empresarial como no
pessoal. Algo a destacar e onde se deveria pôr muita atenção é que,
ainda que seja algo habitual que se realiza ano após ano, não por isso
deve ser algo mecânico e aborrecedor. Os presentes no mundo empresarial
fazem parte da política de comunicação já que, ainda que seja um simples
objeto, este se converte em mensageiro de sua empresa, e procurar a
diferenciação ou a surpresa deve ser um dos principais objetivos.
Qualquer pequeno detalhe que ajude a sua empresa a diferenciar-se sempre
será positivo e lhe ajudará a um melhor posicionamento
(artigo:
A COISA MAIS IMPORTANTE
PARA UM COMPRADOR).
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O poder dos pequenos
detalhes:
vejamos o significado
de que é um presente. Segundo achamos nos dicionários é: uma dádiva
que se faz voluntariamente ou por costume e presentear é: dar a
alguém, sem receber nada em troca; oferecer algo em mostra de afeto
ou consideração ou por outro motivo. Por tanto, podemos dizer que o
presente nasce de um desejo espontâneo de expressar a uma pessoa
nossos sentimentos positivos ou agradecimento.
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Mas, por que presentear?:
o
presente como tal é algo mais do que uma mostra de sentimentos
positivos para uma pessoa. O presente tem um alto significado: é
capaz de perdurar no tempo, permanece na recordação das pessoas,
leva consigo implícito uma mensagem por parte de quem o realiza, ao
mesmo tempo que reflete sua personalidade. Se realiza tendo em conta
umas determinadas e singelas premissas que iremos explicando ao
longo deste documento, o sucesso está praticamente assegurado.
Presentear, ser presenteado e, sobretudo, acertar na escolha é toda
uma arte.
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Que se deve ter em conta à
hora de eleger um presente?:
um presente é uma
mostra de amizade ou de agradecimento e talvez esta seja o sinal
mais importante de todas, não é uma forma de comprar ou subornar a
uma pessoa. O presente é uma mostra de afeto e gratidão, ainda que
nem todos os presentes têm a mesma finalidade e, por suposto, o
mesmo valor. Este tema é importante tê-lo em conta e sempre
dependerá da circunstância, ocasião, pessoa, evento ou público. No
âmbito institucional, empresarial ou social existem multidão de
ocasiões nas quais é correto, normal e cortês realizar um presente:
visita oficial de uma autoridade a um país, ato inaugural e de
abertura de umas novas instalações públicas ou privadas,
aniversários, apresentação de produtos, aposentadorias,
aniversários, casamentos, etc
(artigo:
Os 10 Mandamentos do Marketing).
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Saindo fora da mesmice:
quase
todas estas situações são cotidianas e conhecidas por todos, mas
quiçá, as grandes dores de cabeça vêm à hora da escolha e, ainda que
em certas ocasiões o tema orçamentário é muito importante, em outras
não o é tanto. Quando vá realizar um presente algo que deve pensar é
que não necessariamente tem de ser caro, deve ser algo escolhido com
bom gosto e que recorde a ocasião. Também deve ter em conta que seja
um elemento útil ou que sirva a quem o recebe. Nem todos os
presentes têm a mesma finalidade, nem o mesmo valor; por isso, é
conveniente dispor de diferentes presentes para entregar a
diferentes públicos e sempre dependendo da ocasião ou circunstância.
A seguinte classificação
estabelece as diferentes ocasiões e os tipos que no mundo empresarial se
estabelecem à hora de realizar presentes:
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Presentes institucionais
ou de protocolo:
são aqueles que se
utilizam para motivos especiais e dirigidos a pessoas especiais.
São presentes que fazem normalmente os altos cargos das empresas
ou instituições e representam sempre uma ocasião especial.
Nestes casos se deve fugir das personalizações corporativas,
deve pensar mais na pessoa à que vai dedicar este presente e
valorizar seus gostos ou a ocasião pela que se presenteia. Como
sugestões podemos destacar: uma boa caneta ou pluma
estilográfica, uma valise, uma pasta, uma carteira, reproduções
pictóricas de um monumento de sua cidade, etc.
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Presentes corporativos:
são
aqueles que estabelece a organização para diferentes ocasiões e
seu custo é relativamente alto. Estes vêm motivados por visitas
que se realizam às instalações, assistências a atos ou datas
assinaladas, como por exemplo, no Natal. Devem levar a imagem
corporativa, mas de uma forma discreta e elegante. A principal
motivação deve ser o que nos recordem, mas não deve converter-se
num elemento publicitário. Um bom exemplo a destacar pode ser a
preparação de uma estatueta em bronze, cristal, barro, etc., do
logotipo, da fachada do edifício ou alguma reprodução de um
produto ou algo característico de sua empresa.
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Presentes internos:
são
aqueles que as empresas dirigem a seus funcionários e com motivo
de diferentes ocasiões, como por exemplo: aposentadorias,
nascimento dos filhos, casal, aniversário, por um número
determinado de anos prestados ao serviço da empresa, por
consecução de objetivos, por incentivos, etc. Alguns exemplos a
considerar neste apartado e dependendo da ocasião são: um vaso
de flores, uma caixa de bombons, uma viagem de incentivos, etc
(artigo:
Qual é o seu
Marketing?).
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Presentes promocionais:
são
os que se entregam de uma maneira mais generalizada e o custo
costuma ser baixo e o motivo principal é mostrar claramente quem
o realizou. Identifica-se claramente a empresa e se incluem
dados da mesma como endereços ou telefones, bem como os produtos
ou serviços que se realizam. Utilizam-se de forma generalizada e
principalmente quando a empresa assiste a feiras, congressos,
exposições, visitas de grupos à organização, etc.
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Outros detalhes
protocolares:
são aqueles
detalhes de protocolo, que se têm com visitantes ou seus
acompanhantes. Um exemplo pode ser: um ramo de flores, uma
garrafa de cava ou uma cesta de frutas na habitação do hotel,
etc.
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Regalo social:
são aqueles
que se realizam em celebrações ou momentos mais pessoais e aqui
é muito importante conhecer os gostos da pessoa à que vai
presentear.
Por último, me
agradaria comentar-lhe que tão importante como o presente é a forma
de levar, entregar ou apresentar a dádiva. Um presente de escasso
valor monetário pode converter-se no melhor presente recebido. Saber
presentear e apresentar os presentes é uma arte e uma grande
oportunidade para estar muito próximo de seus clientes ou
colaboradores e recordar-lhes, de forma agradável, quem e onde está
sua empresa.
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profª. Lola García
Diretora de Soluciones Eficazes
ESCRITORA E ARTICULISTA PARA
MICROSOFT BUSINESS
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Outros excelentes
artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR da PROFª. LOLA
GARCIA:
•
Vender é algo mais do que comunicar
•
FALAR NÃO É O MESMO QUE SE COMUNICAR
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