1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Fundamentos da técnica de vendas Solution Selling (B)

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Sala dos artigos de Vendas

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Estratégias para facilitar, influenciar e controlar o processo de compra do cliente: a seguir se descrevem 10 estratégias que mostram como conseguir que os compradores realizem ações favoráveis a nossa comercialização:

1. Reconhecer os 3 níveis de necessidade do comprador: o Solution Selling considera 3 níveis de necessidade do comprador: "necessidade latente, ativa e visão da solução". É imprescindível que o vendedor reconheça o nível de necessidade em que se encontra seu comprador para trabalhar juntos na visão da solução. Uma vez que o vendedor conseguiu localizar ao cliente em seu nível de necessidade, será mais fácil entender seu ciclo de compra, e lhe permitirá alinhar-se rapidamente com ele (artigo: Vender mais, melhor e de forma inteligente).

Nível 1: Necessidade latente: são necessidades potenciais de produtos ou serviços na mente do vendedor, não do comprador. O vendedor é quem reconhece a necessidade, não o comprador. Desta maneira, o vendedor trabalha projetando sua própria visão da necessidade do comprador nos produtos ou serviços que ele oferece. A necessidade se considera latente seja porque o comprador ignora que existe o produto ou serviço que o vendedor oferece, ou porque pensa que não existe uma solução a sua necessidade. Um erro comum de um vendedor é o de precipitar-se e oferecer a solução ao comprador quando este ainda não foi capaz de reconhecer a necessidade, e, portanto está latente (artigo: O Segredo Mais Bem Guardado do Mundo das Vendas).

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Nível 2: Necessidade ativa: neste nível, o comprador reconhece a necessidade mas não sabe como satisfazê-la. O comprador está descontente com a situação atual. Considera que existe solução e estará procurando ativamente como encontrá-la. Se, pelo contrário, crê que não existe, então a necessidade se voltará latente. A diferença entre a necessidade latente e ativa é que o comprador tem a esperança de encontrar uma solução.

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Nível 3: Visão da solução: neste nível, o comprador reconhece a necessidade, pode descrever seus requerimentos, tem uma visão da solução, e aceita sua responsabilidade por eleger certa solução. O comprador procura ativamente a compra. Uma visão ativa está composta por quatro elementos: "quem fará, que ação realizará, quando e através de que habilidade do produto ou serviço oferecido pelo vendedor". O vendedor deve ter a suficiente habilidade e paciência para acompanhar ao cliente em todo o processo de reconhecimento de sua necessidade e visualização da solução antes de oferecer os produtos ou serviços que se adaptem a certa visão de solução. Aqui joga um papel importante o tempo em que o vendedor investiu no processo de diagnóstico (artigo: Seu objetivo é vender mais ou vender melhor?).

Um cliente compra de vendedores que validam seu ponto de vista, que entendem seu negócio, que compartilham sua visão e que os ajudam a sentir-se em controle de seu problema. A declaração do benefício deve fazer-se quando o comprador tenha atingido o Nível 3 de necessidade, isto é, quando se tenha conseguido a visão da solução. Portanto, esta declaração não só deve incluir o benefício ou solução, senão que também se deve mencionar a referência que fez o comprador da solução. 

O propósito da declaração do benefício é o de confirmar ao comprador que é este vendedor quem pode ajudar-lhe a atingir esta visão. Se o vendedor é o que participa da maneira adequada com o comprador na elaboração da visão, então será este o vendedor que o cliente eleja para seu compra. Vejamos um exemplo prático destes três níveis de necessidade:

No Nível 1, a necessidade do banco se descreve da seguinte maneira: o vendedor entra ao banco, nota uma longa fila de pessoas e pensa: há algo ineficiente neste banco. Devem ter um problema com o que eu poderia ajudá-los. Esta é uma necessidade latente. Como se vêem no quadro de abaixo: O vendedor vê o problema e a solução, mas o comprador não.
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No Nível 2, a necessidade do banco se descreve da seguinte maneira: o vendedor chama ao banco e consegue que o Vice Presidente de Marketing lhe diga: nosso banco tem estado perdendo uma grande quantidade de clientes porque demoram muito tempo em que lhes atendam. Sei que temos um problema, mas não sei como resolvê-lo. O comprador admitiu seu problema mas não sabe que fazer. O vendedor vê o problema e a solução.
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No Nível 3, a necessidade do banco se descreve da seguinte maneira: o vendedor chama ao banco e consegue que o Vice Presidente de Marketing lhe diga: Enquanto o cliente está sendo atendido, preciso alguma forma de que a pessoa que atende possa conferir o saldo do cliente de qualquer conta que tenha (independentemente da agência onde se tenha feito a transação) em 30 segundos, para assim poder atender a todos nossos clientes e recuperar aos que perdemos. Tanto o vendedor como o comprador vêem a necessidade e têm uma visão da solução. O seguinte passo para o vendedor é provar que seu produto ou serviço concorda com a visão do comprador: "Necessidade = Solução" (artigo: SEUS CLIENTES SOFREM DE PREGUIÇA MENTAL?).

2. Participar na Visão do Comprador: o vendedor deve primeiro encarregar-se de levar ao possível comprador a um Nível 2 de Necessidade, isto é àquele nível que o comprador reconhece sua necessidade. Trata-se de provocar uma reação no cliente fazendo-o ver que tem um problema ou é vulnerável a ele. O que se pretende é criar certo nível de ansiedade no que depois se ofereça uma solução com o produto ou serviço que o vendedor oferece. Para este fim o Solution Selling propõe a criação de uma história de referência, na qual o vendedor apresenta ao comprador potencial, um exemplo que um cliente seu, com problemas similares ao do comprador, tenha conseguido uma solução tangível mediante uma solução oferecida pelo vendedor. Também propõe a técnica de Teatro comercial (exposição), no qual os comerciais têm a possibilidade de pôr em prática estas histórias e onde o papel que jogam comerciais e compradores pode ser facilmente observado e analisado...

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3. Apresentar ao comprador os benefícios da solução oferecida: o Solution Selling considera uma nova forma de apresentar ao cliente o benefício que lhe brinda o produto ou serviço oferecido pelo vendedor, que é diferente do enfoque tradicional. O enfoque inovador desta ferramenta evita o erro de assumir que o comprador tem de antemão a mesma visão que o vendedor a respeito de seu problema e solução. A impaciência do vendedor por fechar o negócio costuma levá-lo a cometer este tipo de erro. Para poder fazer uma apresentação de benefícios, o vendedor deve levar a seu comprador potencial a um Nível 3 de necessidade, isto é, a compartilhar uma visão da solução, que inclua o que fazer, quem o fará, quando e através de que meio. Um exemplo de como um vendedor explica ao comprador potencial o benefício da solução seria:

• Segundo o enfoque tradicional: temos um sistema pelo qual o pessoal de suas filiais terão acesso à situação real de vendas de seus clientes.

• Segundo o enfoque de Solution Selling: temos um sistema pelo qual o pessoal de suas filiais terão acesso à situação real de vendas de seus clientes, que é o que você indicou que precisava para melhorar a venda entre filiais.

PROF. Carlos Jordana

merk2 consultoria

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sócio diretor da consultora merk2. Conta com uma experiência

de 15 anos em consultoria de negócios e formação de diretores.

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