1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Produtos medíocres com grandes equipes de vendas

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artigos de sistemas e CRM  -  artigos de vendas  -  artigos de representação

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Sempre superam os grandes produtos com equipes de vendas medíocres. Tratando-se do fio condutor entre as redes de fornecimento e os clientes, a maioria dos escritórios de vendas se convertem numa realidade extremamente complexa. Muitos sofrem para administrar a prospecção, visitas, orçamentos, pedidos e entregas, para cumprir com os objetivos comerciais em tempo e forma. Muitos escritórios de vendas, sobrevivem atualizando informações diariamente em planilhas manuais, mas com o passar dos meses, torna-se impossível e custoso sobreviver atualizando informações em planilhas que a longo prazo torna-se infinitas, complexas e, muitas vezes, inúteis (artigo: Como avaliar o desempenho em vendas, que indicadores usar?).

Quando as performances dos profissionais de vendas têm grande influência sobre os resultados das empresas, e suas competências e esforços são o maior determinante de negócios, administrar as relações comerciais de forma informatizada num sistema é o ideal.

O mercado exige dos escritórios de vendas que seus negócios estejam cada vez mais organizados. O objetivo, quase sempre, é elevar a produtividade e tomar decisões mais apuradas, em lugar de fazê-lo a esmo. A solução, no entanto, não era mágica e nem de graça, mas isso mudou, por isso é importante que análise qual sistema precisa e que compare bem antes de se decidir a integrar um sistema comercial para sua empresa. A boa notícia é que graças as novas aplicações de importação pelos sistemas, estas tarefas são cada vez mais fáceis, simples e rápidas (artigo: As vendas dependem da atitude de quem vende, não de quem compra).

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Ainda que muitas empresas seguem pensando que a informatização não traz resultados, outras melhoraram substancialmente sua situação atual devido à implantação de um sistema que permite a automatização de seus processos, se utilizando de ferramentas e aplicações que lhes permitem tomar decisões de tipo estratégico com mínimo trabalho de lançamento de informações, já que a grande maioria dos processos foi automatizado a partir de aplicações de importação simples, ágeis e de extrema qualidade. Hoje em dia, contar com um sistema de administração comercial é um elemento de grande relevância para a estratégia de qualquer escritório de vendas e gera maior valor competitivo, mediante a automatização de seus processos, já que conseguem vantagens estratégicas sustentáveis (artigo: Não é trabalho do cliente lembrar de você).

A informação que se possui sobre um cliente e seu comprador, permite estabelecer uma relação comercial de qualidade duradoura, além de nos alertar sobre o cuidado que se deve dar durante seu ciclo de compra, e estes são elementos fundamentais para ajudar a maximizar a rentabilidade de um escritório comercial.

Cada escritório é único e apresenta problemas diferentes aos de sua concorrência, por mais que se dedique a vender o mesmo tipo de produtos e/ou serviços. Situações nas que se realiza um pedido e se envia a indústria que o registra, mas a produção se demora no embarque, enquanto o escritório de vendas atende a outros clientes e supõe que seu cliente já está sendo atendido, faz aumentar o grau de insatisfação no cliente, já que este o precisava urgente. Estas são situações que se apresentam cotidianamente nas empresas e que devem ser tratadas como situações de alerta, pois hoje em dia o cliente simplesmente compra e permanece com o melhor fornecedor e segundo seu critério, este é em definitivo, quem lhe oferece o melhor serviço e não o que lhe faz ter que passar maus momentos (artigo: Como qualificar um cliente potencial).

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O panorama anterior descreve a necessidade que apresentam os escritórios quanto a administração comercial informatizada. Quando uma empresa por pequena que seja não conta com um sistema de administração comercial, surgem erros em algumas das fases do processo e o grau de insatisfação do cliente é tal, que este facilmente pode recusar a realizar uma compra pela segunda vez com o mesmo fornecedor. O registro e administração estruturado das informações de clientes de acordo às necessidades da empresa, organizadas no sistema comercial, permite atingir uma melhora notável no desempenho dos processos operacionais e portanto na percepção que têm os clientes da empresa.
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Um serviço eficiente e adequado não somente o prestam as grandes empresas que investem anos e grandes recursos, é o resultado da soma entre as pessoas e ferramentas inteligentes que lhes facilitam prestar um serviço ótimo e de qualidade. Os sistemas de informação ajudam à consecução dos objetivos da empresa, não são independentes a esses objetivos. Proporcionam a informação necessária para desempenhar as responsabilidades que as diferentes funções de negócio implicam; estas funções de negócio são em cada caso as necessárias para que a empresa atinja seus objetivos, ou, para seguir uma estratégia de negócios determinada
(artigo: communication skills - destrezas na comunicação).

Administração de Relações com Clientes: o processo de administração comercial fundamenta-se numa segmentação apropriada e precisa da clientela para desenvolver a longo prazo aos clientes mais rentáveis para a empresa. É uma estratégia de negócios centrada no cliente e orientada a Selecionar, Atrair, Desenvolver, Vender, Satisfazer, Fidelizar e Reter aos clientes com objetivo de maximizar seu valor a longo prazo para a empresa. O sistema de segmentação permite realizar análises relevantes e muito sofisticados da base de dados de clientes:

Identificar quais são os clientes mais importantes por sua freqüência e lealdade de compras.
Detectar quais são os perfis, os atributos comuns, e os padrões de compra dos clientes e dai quais os mais importantes. 
Determinar a localização destes clientes no sistema com apenas um clique que abre o google maps.
Determinar a segmentação mais conveniente dos clientes por suas características ou por seus padrões de compras.
Definir estratégias de atendimento diferenciados para melhorar as vendas por cada tipo de cliente(Artigo: Quanto vale seu Cliente: Customer Equity)

O sistema de segmentação oferece importantes benefícios à empresa, já que permite:

Desenvolver um conhecimento mais profundo e enriquecedor dos clientes, as necessidades e os padrões de consumo.
Determinar as preferências dos clientes quanto aos atributos dos produtos e dos serviços.
Definir em forma precisa as atividades comerciais e segmentos por ramo de cada cliente.

Conhecer os prazos, descontos e volumes de compra por cliente.
Determinar claramente o crédito por cliente e poder ter eles segmentados.

Gerar uma sólida carteira comercial para administrar as interações com os clientes e as campanhas de promoção de vendas são os principais benefícios do sistema, já que permite:

Medir o valor econômico dos clientes em seu ciclo de vida (lifetime value), expressado como o valor presente líquido efetivo pelas margens das vendas por produto, menos o custo de manutenção e serviço ao cliente (artigo: Quais clientes vale a pena manter e quais não?).

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Identificar quais são os clientes que geram mais valor, quais com geração média e quais que geram sob valor ou perdas para a empresa. Isto facilita definir claramente prioridades estratégicas por tipo de cliente para o desenho de campanhas de promoção de vendas.

Personalização da oferta de produtos e serviços: nas empresas tradicionais tipicamente se dá um tratamento personalizado só a um seleto número de clientes importantes devido aos elevados custos que implica a personalização. Por esta razão tais empresas se limitam a realizar promoções genéricas com os clientes, como, por exemplo, promoções de produto ou descontos de acordo com seus volumes de compras. As novas tecnologias no sistema permitem e fazem possível a personalização dos produtos e os serviços para uma base de clientes ao reduzir os custos marginais de personalização.

Um sistema de administração comercial inteligente, oferece uma aplicação de mala direta por e-mail, oferecendo possibilidades de desenvolver relações com os clientes "um a um" mediante a promoção de ofertas de produtos e serviços personalizados. Isto é, o sistema permite criar perfis de clientes, personalizar a oferta de produtos e serviços para oferecer uma experiência única a cada cliente e facilitar o desenvolvimento das relações comerciais a longo prazo.

Portanto, o sistema permite personalizar o conteúdo e o contexto considerando as preferências do cliente de maneira a contatar à pessoa adequada, com a mensagem apropriada, no momento indicado e através do meio preferido de comunicação. O sistema suporta a personalização de quem, que, onde, quando e como da interação com os clientes aproveitando as capacidades da base de dados de clientes. O sistema de administração comercial inteligente permite:

Identificar quem deve receber serviços de informação e oferta de produtos, aproveitando as listas de compradores e contatos para cada cliente de forma individual e relacional (artigo: 85% da vendas é fruto de recomendações).
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Definir o conteúdo que deve incluir-se nestes serviços de informação, incluindo a oferta personalizada de produtos e serviços estruturada mediante a consulta dinâmica das bases de dados e as campanhas promocionais por segmento.

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Determinar o meio de comunicação com clientes mais apropriados, para entregar o serviço de informação de acordo com as preferências de cada cliente registradas na base de dados, quanto aos diversos meios: correio eletrônico, e-mail, msn, blog, fax, telefone, celular, etc.
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Definir quando os clientes que precisarão mais do serviço de informação, de acordo com as preferências dos compradores registradas na base de dados quanto a datas e horas para receber esta informação e suas visitas, e do histórico de compras do cliente.

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Estabelecer como se deverá apresentar o serviço de informação, adequando o formato segundo o meio de comunicação selecionado: correio eletrônico, fax ou telefone.

Comunicação da oferta personalizada aos clientes: a comunicação efetiva requer assegurar que se pode estabelecer contato com os clientes a qualquer hora e mediante qualquer meio de comunicação. Nos mercados corporativos e de varejo se observa uma tendência crescente de uso de meios de comunicação tradicionais (telefone, fax) e sobretudo dos novos meios de comunicação (celular, e-mail, msn, Internet). O sistema de comunicação oferece importantes benefícios à empresa, já que permite desenvolver uma estratégia integral por canal aproveitando as vantagens de cada meio de comunicação incluindo correio eletrônico ou telefone, e entregar agilmente informação e as ofertas personalizadas de produtos e serviços a clientes em qualquer lugar e a qualquer hora para facilitar o fechamento da transação de vendas.

O Sistema SDR é uma estratégia de negócios centrada nas relações comerciais e orientada a selecionar, atrair, desenvolver e reter aos clientes com objeto de maximizar seu valor a longo prazo para o escritório comercial. O Sistema SDR integra cinco funções básicas: a integração da visão de 360° dos clientes, a segmentação estratégica dos clientes, a personalização da oferta de produtos e serviços, a comunicação da oferta personalizada e o suporte da transação para o fechamento das vendas (artigo: QUANTO VALE SEU NEGÓCIO).

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