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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 383 - 18.11.2008

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817

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Jogos de guerra - uma estratégia de sobrevivência

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sala de estratégias

Sua empresa está a ponto de tomar uma decisão estratégica crucial num palco de alta incerteza. Um erro seria tremendamente custoso. Como reagirá a concorrência? Quiçá seja hora de implementar um jogo de guerra.

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Agora bem, os jogos de guerra constituem outro método utilizado nas organizações à hora de avaliar o possível impacto de uma determinada estratégia sobre a dinâmica do mercado.

Basicamente, trata-se de um exercício de simulação de uma situação de negócios onde diferentes equipes representam os principais jogadores do mercado, normalmente, a própria empresa, os competidores chaves, um cliente e um juiz (também podem adicionar-se outros jogadores como agências de regulação do governo).

O exercício começa quando se propõe uma nova situação de negócios, um novo palco como por exemplo uma nova estratégia da concorrência ou uma mudança regulatória.

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Depois, as diferentes equipes se reúnem por separado para definir sua resposta e apresentam sua reação numa assembléia plenária. A equipe referi analisa as estratégias propostas e extrai as primeiras conclusões.

Normalmente se realizam dois ou três jogadas. Isto é, em base às reações apresentadas pelos jogadores, se re-elabora a própria estratégia as vezes que seja necessário. À finalização de cada jogada, a equipe referi analisa a situação, extraem-se conclusões em conjunto e abre uma nova etapa de formulação no novo palco competitivo.

As variantes do método: Os jogos de guerra podem ter muitas variantes. Em general, é recomendável utilizar mais de uma equipe para representar à própria empresa. Assim, podem provar-se várias estratégias ao mesmo tempo. Em alguns casos, agrega-se uma equipe (normalmente composto pelos indivíduos mais adversos ao risco) com a função de criar surpresas (ou wild-cards). Assim, é possível avaliar como reagiriam as estratégias dos diferentes jogadores ante uma brusca mudança desfavorável no ambiente competitivo.

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LEIA NESTA EDIÇÃO DO JORNAL DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL SDR

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O desejo de todo profissional de vendas em plena atividade é vender cada vez mais, ficando de fora desse grupo apenas aqueles de pouca ambição. Vender muito, além de gerar mais receitas para as empresas, aumenta os ganhos dos vendedores. Mas é preciso ter muito cuidado ao colocar em prática a política de "vender muito", porque vender não é somente fazer com que os produtos saiam da empresa para os clientes. Antes de tudo, o vendedor tem de exercer muito bem sua principal função, que é auxiliar os clientes a tomarem a decisão certa na hora da compra.

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Desculpem, mas de nada adiantam. Sobram bons produtos no mercado, e que diremos então dos ótimos serviços então... E nem falar das excelentes intenções, é só perguntar para qualquer pessoa com a qual converse e terá mais um bem intencionado. Para que uma empresa atinja o sucesso cada comercial precisa, ademais, saber estabelecer uma boa comunicação com seus possíveis compradores. Todo o negócio está em mãos do cliente: Conhece bem quem é o comprador do cliente? Sabe que dia pode ligar e a que horas?

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PORQUE INFORMATIZAR A REPRESENTAÇÃO COMERCIAL

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Administrar uma empresa de "representação comercial" é uma das tarefas mais complexas que existem no mercado hoje. Se fosse tão somente vender e comunicar... Oba!. Mas é preciso adaptar a ADMINISTRAÇÃO COMERCIAL DO ESCRITÓRIO DE REPRESENTAÇÃO ao modus operandi de cada empresa que se representa.

Seria menos complexo se fosse "UMA ÚNICA EMPRESA A REPRESENTAR". Um único sistema computacional com o qual lidar, uma única equipe com a qual nos comunicar e entender a distância, uma única linha de produtos a estudar para negociar, uma única gama de clientes e suas atividades comerciais de um único segmento a tratar, e por aí vai.

Mas são quatro empresas na média que se representam comercialmente  para poder alcançar um faturamento que compense cada contrato e deve ser administrado de acordo com as diretivas passadas por cada gerencia... 

4 sistemas computacionais 

4 gerenciamentos diferentes

4 equipes com as quais se comunicar

4 linhas de produção com desenvolvimento de itens diferentes.

4 CICLOS DE COMPRAS EM CADA CLIENTE, UM POR CADA REPRESENTADA.

4 gamas de clientes com diferentes atividades comerciais e segmentos diferentes.

E como o próprio termo o descreve: "ADMINISTRAÇÃO COMERCIAL" é um parto contínuo. Não é somente fechar a quota mensal de negócios de cada empresa que se representa. É planejar 4 fechamentos mensais contínuos, ao longo do ano e da vida profissional da empresa de "REPRESENTAÇÃO COMERCIAL".

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À medida que se complicaram as vendas, o modelo tradicional deixou de funcionar. Para finais do século se produziu uma descoberta genial no setor dos seguros de vida. Até esse então, depois de vender uma apólice, o comercial tinha que voltar a visitar ao comprador cada vez que este devia fazer um pagamento. Portanto, quantas mais apólices vendia, mais tempo estava obrigado a destinar às cobranças. alguém recordou o paradigma "caçador-recolhedor", e pensou que podia aplicar-se com sucesso às vendas...

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O marketing é bem mais do que a arte que aplicam as empresas para vender seus produtos... 5 conselhos para levar adiante uma estratégia de marketing com sucesso: 1. Manter o perfil baixo: Construir uma marca não é um despregue, não se dirija a todos os lugares do mundo ao mesmo tempo. A chave da construção de uma marca é ter algo bom para despregar de forma inteligente. Quiçá ser invisível por um tempo para manter-se fora do radar dos competidores. 2: Conheça a seu cliente: Deve entender e eleger o consumidor ao que quer servir. Não queira comprazer a todos...

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preciso pensar uns dias a respeito de sua proposta...

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Quando um cliente diz: "preciso pensar a respeito de sua proposta", o comercial sabe que o negócio melou e que suas chances de fechar o negócio se reduzem drasticamente. E, na maioria dos casos, ele mesmo foi o responsável de gerar aquela resposta... Preciso tempo para pensar sua proposta é uma frase que um comercial nunca desejaria ouvir de lábios de um cliente ou prospecto.
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Esta resposta implica uma série de novas barreiras para concretizar o negócio: mais reuniões, mais gente envolvida, requerimentos de detalhes adicionais, etc. Estas dilações alongam o processo de vendas, põem em risco a operação, permitem que os competidores ganhem pontos de apoio, incrementam os custos comerciais e desviam a atenção de outras oportunidades.

Mas, por que os prospectos costumam pospor suas decisões?: Afinal de contas, parecesse lógico que o comprador tente resolver seu problema tão cedo como encontre uma solução. A resposta, na verdade, é que o prospecto poucas vezes é o responsável das dilações.
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Em geral, é a impaciência do comercial a que mais contribui aos atrasos. A pressa por mover a operação o processo de vendas costuma tender-lhe a armadilha de apresentar prematuramente as soluções.:..
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Interpretar o que o mercado quer e deseja é o primeiro passo para vender. Entrar na mente de seus clientes cativos e potenciais não é tão complicado. Por isso, aqui te damos "O ABC da Investigação de Mercados". Responde a seguinte pergunta: Um estudo de mercado é aplicar uma enquête para perguntar-lhe à gente opiniões a respeito de um produto. Verdadeiro ou falso? A resposta correta é "falso". Um estudo de mercado é uma investigação exploratória para os gostos, preferências, opiniões, hábitos e comportamentos.

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Segundo os padrões tradicionais, os melhores profissionais em vendas são aqueles que conhecem perfeitamente os produtos e serviços que oferecem e tem maior capacidade de fechamento. No entanto, o enfoque da venda consultiva pretende que os comerciais "esqueçam" sua função comercial e se convertam em assessores dos clientes... Você senta na mesa de negociação com uma idéia muito precisa do que quer comprar. Mas o produto que procura não está em estoque.

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Comentários impensados ... profissionais ofendidos!

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A gerente de marketing largou os novos folhetos promocionais sobre a escrivaninha do gerente de vendas... Mas, outra vez o mesmo material?, perguntou o de vendas... Não te preocupes, replicou a de marketing, Nós sabemos o que fazemos e Sabemos muito bem. Te preocupa mais em vender, que não o vens fazendo bem....
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Rapidamente, a conversa escalou numa troca de insultos e os gerentes acabaram culpando-se mutuamente por todos os problemas da empresa. Como é possível que duas altas lideranças, com títulos de MBA (EXCELENTE MATÉRIA) e anos de experiência na condução de equipes, discutissem tão intensamente por um assunto banal?

como manejar conversas difíceis?: O prof. Roger Fisher da Univ. de Harvard, dedicou consideráveis horas ao estudo da dinâmica deste tipo de conversas difíceis, conversas onde o alto nível de emoções indica que, para os interlocutores, há bem mais em jogo do que um assunto banal. Enfrentar ou evadir a conversa difícil?: 
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A evasão nos poupa um mau momento no curto prazo. No entanto, à longo prazo, é provável que aguce o mal-estar porque deixa insatisfeitos nossos interesses e nossa necessidade de comunicá-los.

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Assim, uma vez tomada a decisão de enfrentar a conversa, é necessário manejá-la corretamente através da adoção de um marco mental adequado e uma série de ações concretas de comunicação orientadas a reconhecer as emoções e interesses próprios e do outro para salvaguardar a identidade de ambos..:.. .. LEIA A MATÉRIA - CLIQUE AQUI

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ÓTIMO TRABALHO E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO!

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