1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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De estranhos a clientes e de clientes para amigos

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sala das idéias de marketing  -  sala dos artigos de marketing

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Um pretendente esperançoso vai a um bar de solteiros cujo público se ajusta demograficamente ao ideal de sua futura esposa. Dirige-se à mulher mais próxima e lhe propõe casamento; se o recusa, vai para a seguinte, e repete este mecanismo uma e outra vez. Esta tática é a que utilizam os responsáveis do marketing para dirigir-se ao mundo: interrompem às pessoas com publicidades e esperam que 1 pessoa entre 100 lhes compre algo (Artigo: Thomas Smith: UMA VEZ NÃO BASTA).

Uma alternativa são os encontros amorosos: duas pessoas aceitam ir jantar; se tudo vai bem, encontram-se várias vezes mais, até que se sentem o bastante cômodas como para falar do que esperam de uma relação e, eventualmente, casam-se. Disto se trata, em essência, o marketing de permissão. E conquanto exige uma boa dose de tempo e paciência, o resultado é uma relação interativa a longo prazo, como explica o Prof. Seth Godin no seu livro: Permission Marketing: Turning Strangers into Friends and Friends into Customers.
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Uma pergunta difícil é como capturar e reter a atenção do consumidor instável: a resposta a dão Internet, o correio eletrônico e uma técnica conhecida como marketing de permissão. O marketing de permissão funciona assim: primeiro, o vendedor oferece um incentivo desde informação grátis até a oportunidade de ganhar um prêmio para induzir ao cliente a aceitar o primeiro contato. Por exemplo, ao cliente que procura livros de um autor determinado, Amazon lhe oferece avisar-lhe quando saia à venda o próximo livro deste autor. O incentivo que propõe Amazon?: informação grátis. A recompensa que obtém?: um novo contato (Artigo: Onde investir para melhorar as vendas).

O objetivo do segundo encontro não é, necessariamente, fechar uma venda, senão inspirar confiança. Se uma organização respeita os limites estabelecidos pelos indivíduos, sua recompensa será que lhe prestarão atenção: lerão seus e-mails, atenderão os telefonemas e lerão as cartas; e tudo isto servirá para instruir aos consumidores a respeito dos produtos ou serviços da companhia. Para ajudá-lo a navegar nas águas do marketing de permissão, a seguir lhe oferecemos algumas pistas:

As mensagens opt-in são os únicos de permissão: as mensagens de marketing opt-in são os que se mandam quando o consumidor o pede expressamente, por exemplo, ao chamar uma caixa de diálogo ou janela de opções no web site da companhia. As mensagens opt-out são os que se enviam à força, até que o receptor pede, em forma explícita, não os receber mais (Artigo: Como seria o e-mail perfeito?).
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Provar como louco: você pode lançar uma grande campanha de marketing em um ou dois dias. Mais ainda: receberá 80% de suas respostas dentro das 48 horas seguintes. De maneira que: a experimentar! O Prof. Godin sugere enviar até 100 mensagens de correio eletrônico ao mesmo tempo até detectar que é o que funciona.
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Cumprir com as promessas: se um cliente potencial aceita receber uma newsletter mensal sobre vitaminas, não lhe envie uma atualização semanal sobre o processo de fabricação dos medicamentos. Este não foi o trato; não se pode expandir a permissão em forma unilateral.
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Alentar o diálogo: faça que seja fácil, para o consumidor, pôr-se em contato com um ser humano, por via telefônica ou do correio eletrônico, cada vez que tenha uma pergunta (Artigo: QUANTAS CONSULTAS TERMINAM EM VENDAS?).
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Manter a frescura: convide a cada assinante a reafirmar sua permissão cada seis meses e, desta forma, se porá ao dia com as mudanças em seus temas de interesse. E tenha registro das mensagens não abertas: se cada vez são menos os clientes que lêem os e-mails que enviou, reduza a freqüência dos mesmos.

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Prof. Seth Godin
https://www.sethgodin.com

biblioteca exclusiva do professor
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Foi vice-presidente de Marketing Direto da Yahoo!, o criador da Yoyodyne, primeira empresa a criar promoções e campanhas de mala direta on-line, e ajudou a moldar a companhia com base no pioneiro Marketing de Permissão on-line. É formado em filosofia e ciência da computação na Universidade Tufts e concluiu o mestrado em marketing na Stanford Business School. Foi agraciado com o Momentum Award de 1998, que premia feitos importantes na área da Internet. Livros Publicados: The Big Red Fez; eMarketing; Permission Marketing; Survival is not Enough; Unleashing The Ideavirus - Detailing the idea of Viral marketing; Purple Cow; Free Prize Inside; All Marketers Are Liars; The Big Moo; Small is the New Big; The Dip.
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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do Prof. Seth Godin:

estamos na era do pós-consumo

As 10 coisas que um cliente quer

produtos e serviços irresistíveis

De estranhos a clientes e de clientes para amigos

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