1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

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Uma venda cruzada eficaz e pouco utilizada

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sala das idéias de marketing  -  sala dos artigos de marketing

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Nos contrataram para estudar todos os aspectos de uma sucursal bancária, incluindo a grande estante que sustentava os folhetos que descreviam o fundo comum de investimentos, os certificados de depósito, os empréstimos para carros e outros serviços e investimentos. Estava colocado na parede à esquerda da entrada, de maneira que a pessoa que entrava passava junto ao estante. Todo mundo passava a uns palmos do estante. Ninguém o tocava (Artigo: O briefing para as ações do ponto de venda).

Outra vez o motivo parece óbvio: o cliente entra a um banco porque tem algo importante a fazer. Ninguém vai a um banco olhar os produtos. Até que o cliente não faz o que veio fazer não se interessa em ler ou em escutar sobre nada mais... Pegamos o estante e o colocamos para dentro, de maneira que os clientes passassem junto a ele à saída, em vez da entrada... Sem fazer nenhuma outra mudança, o número de pessoas que viam o estante se quadruplicou e o número de folhetos que a pessoa levava aumentou de maneira espetacular.
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Depois de ler estes parágrafos a primeira pergunta que nos fizemos foi: não é aplicável esta técnica também aos web sites? Estamos convictos de que em muitas ocasiões sim. Basta revisar nosso próprio comportamento para dar-nos conta de que em muitas ocasiões, acessamos aos sites com o objetivo de realizar uma tarefa determinada e não costumamos clicar em nada mais. Muitas vezes nem sequer olhamos a página de início, vamos diretos às caixas de acesso, se estamos registrados, para entrar a realizar a operação pela que estamos ali (Artigo: As vantagens de ser primeiro).
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Ou procuramos a informação específica que nos interessa sem advertir o resto: e depois de finalizada a tarefa quando temos mais predisposição a olhar ou ler alguma outra coisa. A recomendação de desenho que este comportamento gera é clara: aproveite as páginas de finalização de transações para oferecer ao usuário outros produtos ou outras tarefas.

Ainda que o tema de que opções situar e como será objeto de outro artigo, podemos resumí-lo agora dizendo que quanto mais relação tenha o produto que se oferece com a transação realizada, melhor. Isto é, se está conferindo o saldo do cartão de crédito, terá mais probabilidades de sucesso oferecer uma opção para modificar as condições do cartão que, por exemplo, a contratação de um plano de previdência (Artigo: Showrooming: A guerra das lojas físicas vs. Venda on-line).
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Um repasso rápido aos web sites de comércio eletrônico e de banco on-line mais populares basta para dar-se conta de que, quase sempre, não se aproveita-se o final das tarefas (das transações). Os web sites se centram em situar publicidade e produtos marcantes na entrada (a página de início) e se esquecem de situá-la na saída (nas páginas de finalização de operações).

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Prof. Paco Underhill

ENVIROSELl inc.

biblioteca exclusiva do professor
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Autor do livro "Por que compramos", explica como melhorar as vendas a partir da observação direta do consumidor. Paco Underhill, 49 anos, é diretor executivo de Envirosell Inc, uma companhia localizada no bairro de Chelsea (New York) que fundou em 1978 e que se dedica a aplicar as ferramentas da antropologia urbana à venda varejista. é, na atualidade, o especialista mais importante do mundo em shopper understanding e realizou investigação e consultoria para quase todas as grandes marcas e redes, desde Mc Donalds até Citibank.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do Prof. Paco Underhill:

ALGUNS HÁBITOS NÃO MUDAM

O QUE Nos DIZEM OS CONSUMIDORES

Uma venda cruzada eficaz E pouco utilizada

Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (1)

Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (2)

Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (3)

Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (4)

CUIDADO COM A ZONA DE DESCOMPRESSÃO NAS LOJAS

Alguns conselhos para conquistar compradores

HÁBITOS DE COMPRA E PADRÕES DE CONSUMO NO VAREJO

conhecer a fundo o consumidor quando vai de compras

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