1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (04)

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sala das idéias de marketing  -  sala dos artigos de marketing

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O tempo, real ou percebido, é de grande importância para o cliente. Se tem que esperar mais de 90 segundos, seu sentido do tempo se distorce, e tende a exagerá-lo. A espera passa de ser uma pausa na compra, a ser uma atividade por se mesma. A espera geralmente ocorre ao pagar. Você pode tomar medidas para diminuir o impacto (Artigo: Porque temos que esperar tanto?):

Interação (humana ou não): simplesmente que alguém se aproxime e lhe fale, pode reduzir a ansiedade. Melhor ainda se lhe pode dizer que a espera será mínima e controlada.
Ordem: os americanos e britânicos preferem linhas ordenadas e justas. O caos lhes produz ansiedade. A forma mais justa resulta ser uma linha única, já que elimina a ansiedade, produto de pensar se selecionaram a linha incorreta. O problema é que a linha pode resultar muito longa.
Diversão: qualquer distração é boa. As lojas de vídeo colocam películas. Os supermercados, revistas.

Pagamento e empacotamento: Ninguém encontrou a fórmula para conseguir que o pagamento seja agradável. É ali onde a pessoa deve separar-se de seu dinheiro, e onde se revela a verdadeira função de uma loja: Uma máquina onde se muda mercadoria por dinheiro. A caixa deveria estar localizada na frente, cerca da saída. Mas deve evitar-se o erro de que seja o primeiro que veja um cliente ao entrar (é como entrar a um restaurante pela cozinha). Outros aspectos a considerar:

Deve utilizar-se o sistema mais eficiente possível.
Não deve tratar de poupar nesta área. Proveja suficiente espaço e suficientes funcionários.
Separe as funções de cobrar e empacotar. Se é a mesma pessoa pode tomar demasiado tempo.
Nunca receba as devoluções ou trocas na área de caixa.

Magia: o merchandising implica dois conceitos:

Colocar os produtos fora dos estantes, separados de outros produtos que competidores.
Colocar os produtos ao lado de outros não competidores, de tal forma que se venda mais dos dois.

A indústria que provê material para merchandising (conhecida como POP), cresceu enormemente, à medida que a decisão de compra se deslocou à loja. Boa parte do trabalho de investigação gira em torno de medir o efeito deste tipo de material. Considere este ato de magia: uma toalha de mesa que se compra na China por 3 reais, se lhe coloca uma etiqueta em francês (que sugere, mas não diz que é feita em França), localiza-se com cuidado numa linda mesa com a foto de uma mulher formosa, batiza-se como "nappe de table", e se vende por 37 reais (Artigo: Quanto mais caro, melhor...).
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Ciberespaço: o comércio eletrônico teve seu melhor acolhida nas vendas de negócio a negócio (B2B), já que vender-lhe a clientes finais implica uma série de aspectos complicados. A idéia da internet substituindo aos armazéns físicos é fantasia; no entanto, pode ser muito efetiva integrando a distribuição e o marketing. Os negócios na web devem estar integrados aos da vida real, e devem cumprir as mesmas regras de ganhos. No entanto, a web transformará o mundo das compras. A diferençadas lojas físicas:

Seleção ilimitada: em teoria, pode vender milhões de produtos.
Comparação de preços: utilizando motores de busca e robôs de compra, pode comparar preços a grande escala.
Conveniência: pode comprar desde onde queira e quando queira. Não precisa estacionar, nem vestir-se.
Velocidade: compra a seu próprio ritmo, e paga rapidamente.
Informação: a informação que pode prover é ilimitada.

Em particular, a web foi muito efetiva ao prover avaliações diretas e imparciais surgidas de outros clientes. Por outro lado, só numa loja física pode satisfazer suas necessidades sensoriais, obter satisfação instantânea e ter interação social. A web é particularmente útil para produtos ou serviços que requerem pensar, mas não muito observar ou tocar. Comparações, livros, bilhetes aéreos e equipamentos de computação resultam muito convenientes on-line. No ciberespaço, o melhor está ainda por vir (Artigo: COMO MELHORAR O SUCESSO NO PONTO DE VENDA):

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Prof. Paco Underhill

ENVIROSELl inc.

biblioteca exclusiva do professor
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Autor do livro "Por que compramos", explica como melhorar as vendas a partir da observação direta do consumidor. Paco Underhill, 49 anos, é diretor executivo de Envirosell Inc, uma companhia localizada no bairro de Chelsea (New York) que fundou em 1978 e que se dedica a aplicar as ferramentas da antropologia urbana à venda varejista. é, na atualidade, o especialista mais importante do mundo em shopper understanding e realizou investigação e consultoria para quase todas as grandes marcas e redes, desde Mc Donalds até Citibank.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do Prof. Paco Underhill:

ALGUNS HÁBITOS NÃO MUDAM

O QUE Nos DIZEM OS CONSUMIDORES

Uma venda cruzada eficaz E pouco utilizada

Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (1)

Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (2)

Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (3)

Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (4)

CUIDADO COM A ZONA DE DESCOMPRESSÃO NAS LOJAS

Alguns conselhos para conquistar compradores

HÁBITOS DE COMPRA E PADRÕES DE CONSUMO NO VAREJO

conhecer a fundo o consumidor quando vai de compras

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