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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Hábitos de compra e padrões de consumo no Varejo

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sala das idéias de marketing  -  sala dos artigos de marketing

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Estudar o comportamento dos compradores nos pontos de venda é sumamente revelador. Em seus gestos e movimentos há indícios dos padrões que regem os hábitos de consumo. O especialista Paco Underhill comenta achados de 20 anos de pesquisa. Ele e sua equipe passaram horas e horas estudando a estes compradores para criar uma perspectiva científica das compras. Sua empresa de consultoria e pesquisa de condutas de mercado, Envirosel Inc., em nova york, trabalha para companhias como Starbucks, o Serviço Postal de EUA e Gap, estudando a seus consumidores (Artigo: Quem decide... é o preço, a qualidade ou a marca?).

A meta é entender por que os clientes compram, ou por que não compram. Mediante intermináveis horas de vídeo, observação e entrevistas aos clientes, Underhill elaborou a nova Bíblia das vendas do varejo: Why We Buy: The Science of Shopping.

Uma das coisas boas de ter uma loja pequena é que, para que a receita funcione, terão que ser criativos à hora de romper as regras, aconselha Underhill. Talvez em sua loja não há espaço para pôr uma boa cadeira, mas não estaria mal pô-la do lado de fora. Se vende à mulheres, é boa idéia ter um lugar onde possam deixar o marido enquanto compram. A seguir apresentamos algumas regras de Underhill para vender ao varejo:

Comece por fora: o primeiro que deve fazer é simplesmente sair e fazer um giro de 180 graus do exterior de sua loja. O processo da sedução deveria começar a um mínimo de dez passos de distância. Também tem que ter claro de onde vêm os clientes. Quase todos os assentos têm uma direção dominante na circulação da pessoa, e é essencial tê-la em conta (Artigo: Qual é a cor da sua empresa?).
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A vitrine: ao estudar o exterior, não pode esquecer as vitrines: devem comunicar uma mensagem de maneira eficaz, em vez de seis mensagens de maneira vaga. Que seja simples, divertida e engenhosa, e que mude com freqüência. Se seu produto não se aprecia bem à distância, então terá que ser criativo: por exemplo, se o que está anunciando são livros de cozinha, inclua colheres de madeira e panelas de cobre para adicionar dinamismo à sua vitrine.
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A entrada à área de vendas: uma vez que os clientes estão fascinados pelo exterior da loja, entrarão por seu portal. Seu que? Uma porta não é uma porta, é um portal. Se você tem uma loja pequena, terá que fazer que a frente seja tão atraente quanto for possível. É aí onde quer que a pessoa pare e se dê conta de que vá entrar num lugar novo. Isto se pode conseguir mediante mudanças na iluminação, a cor ou a textura, ou inclusive pondo barreiras para valer (Artigo: Churrasco ou salada?: uma viagem na mente dos clientes).
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O empurrão e outros perigos: Para cada seção de sua loja, terá que estabelecer um coeficiente de tempo de busca, isto é, o tempo médio que o cliente se detém frente a um artigo antes de decidir-se a comprar. Ao estudar isto, você terá que ter em conta a teoria do empurrão: segundo o qual os clientes se afastarão de um balcão se a loja está tão cheia que outros clientes os empurram, já que você precisa que o cliente permaneça aí tanto quanto for necessário.
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Os detalhezinhos: não deve descuidar coisas que podem parecer extras: quartos limpos, espaçosos e adequados, cadeiras cômodas para aqueles que são arrastados na expedição de compras, e inclusive música ambiental (Artigo: Amostras grátis de alimentos aumentam as vendas? ).
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A Música é um instrumento de marketing: tem que ter música que reflita ao grupo demográfico que está na loja. Inclusive se poderia mudar a música ao menos três vezes ao dia, de acordo com os diferentes grupos demográficos.
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Por último, tem que saber que precisa um vendedor de sucesso: Facilite a transição de vendedor a caixa e novamente a vendedor. Um caixa deve ter à mão tudo o necessário para interagir com os clientes, já que ao mesmo tempo sempre deve ter postos os olhos na loja (Artigo: VALE A PENA DISTRIBUIR PANFLETOS NA RUA?).

Eduque a seus funcionários com o exemplo. Você, como proprietário da loja, deve estar à frente, o que significa que quando o negócio esteja mais ocupado, você deve estar aí. Seus funcionários vão imitar sua conduta com os clientes: se você é mal-humorado e cortante, eles o serão. Se você parece desfrutar o trato com o público, eles o desfrutarão também.

Prof. Paco Underhill

ENVIROSELl inc.

biblioteca exclusiva do professor
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Autor do livro "Por que compramos", explica como melhorar as vendas a partir da observação direta do consumidor. Paco Underhill, 49 anos, é diretor executivo de Envirosell Inc, uma companhia localizada no bairro de Chelsea (New York) que fundou em 1978 e que se dedica a aplicar as ferramentas da antropologia urbana à venda varejista. é, na atualidade, o especialista mais importante do mundo em shopper understanding e realizou investigação e consultoria para quase todas as grandes marcas e redes, desde Mc Donalds até Citibank.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do Prof. Paco Underhill:

ALGUNS HÁBITOS NÃO MUDAM

O QUE Nos DIZEM OS CONSUMIDORES

Uma venda cruzada eficaz E pouco utilizada

Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (1)

Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (2)

Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (3)

Nasce uma ciência: a ciência de ir de compras (4)

CUIDADO COM A ZONA DE DESCOMPRESSÃO NAS LOJAS

Alguns conselhos para conquistar compradores

HÁBITOS DE COMPRA E PADRÕES DE CONSUMO NO VAREJO

conhecer a fundo o consumidor quando vai de compras

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