1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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A importância dos profissionais em vendas

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sala dos artigos de vendas  -  sala dos artigos de representação

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É um tema muito interessante, mas para começar devemos ser muito claros: o sucesso numa empresa se consegue após a venda e o recebimento, e isso sempre depende de vários fatores, não exclusivamente de um bom profissional em vendas. Uma empresa de sucesso não necessariamente tem os melhores produtos serviços que a confirmam no mercado, mas uma estratégia correta onde vários componentes fazem partes e estão unidos puxando o resultado para obter o sucesso (artigo: 90% de uma venda é convicção, 10% é persuasão).

Com isto não quero minimizar outras funções ou características, mas o trabalho de um profissional em vendas, tem uma dependência direta com os resultados das outras tarefas bem realizadas pelo resto da organização.

Um bom profissional em vendas é aquele que sabe aproveitar as possibilidades de sua empresa para estabelecer compromissos com seus clientes. E por suposto, conseguir que se cumpram. Seus resultados têm relação com todos os departamentos da empresa. Não obstante, também existe um grupo de condições mínimas que têm todo profissional em vendas e que são uma parte intrínseca de sua personalidade (artigo: Caráter não se compra, confiança e respeito se conquistam!).

Capacidade para relacionar-se: para isto é necessário investir tempo em fazer visitas e aproveitar e criar as oportunidades de compartilhar minutos com um cliente. Um ano tem 525.600 minutos e estabelecer uma comparação nos permite entender a importância do contato. Por exemplo, quatro visitas ao ano a um cliente distante 400 quilômetros poderiam somar 285 minutos em comum. Isto é, o vendedor dispõe do 0,054 % de todo seu tempo anual para estabelecer uma relação válida e tentar produzir um resultado comercial. Poucas pessoas podem fazê-lo. As habilidades de comunicação são importantes (artigo: Como organizar Visitas).
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Capacidade para gerar confiança: uma boa imagem, o sorriso adequado e sincero. Parece singelo mas para gerar confiança faz falta algo mais. Requer-se empatia para aceitar aos demais tal como são e arriscar, acercar-se e correr algum risco afetivo. Muitos clientes sentem que seu profissional em vendas é o único que os entende e os defende dos possíveis erros das industrias. Poucas pessoas estão dispostas a estabelecer esse vínculo e respeitá-lo. As habilidades de comunicação novamente são importantes (artigo: Empatia é necessária em Vendas?).
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Conhecimento técnico do produto: saber mais e melhor do produto e serviço que se oferece. Ter informação do contexto normativo e da concorrência. Superar a tentação de entregar um catálogo e esperar que o cliente faça o resto. Explicar docentemente um produto requer preparação e outra vez, habilidades de comunicação. Os bons profissional em vendas precisam dominar seus produtos e serviços e ter a segurança real de poder demonstrar suas qualidades, usos e benefícios (artigo: Quem se queima com leite, vê uma vaca e chora...).
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Capacidade para distinguir ao personagem: os clientes são pessoas e como todos, têm uma atitude principal frente aos demais, que se manifesta na forma que utilizam para resolver os problemas. Um bom profissional em vendas desenvolve a intuição, mas ademais precisa certa formação para identificar corretamente a seus personagens (artigo: OS DIFERENTES COMPRADORES).
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Disponibilidade: uma condição imprescindível para sustentar as anteriores. Um bom profissional em vendas sempre quer estar disponível para atender a seus clientes. Isto não significa que seja o portador imediato das soluções, mas muitas vezes sua localização transmite tranqüilidade e responsabilidade. A disponibilidade é uma parte natural do conceito de proximidade que muitas empresas pretender seguir (artigo: quando os VENDEDORES se convertem em assessores).

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conhecimentos de administração: vivemos em tempos altamente competitivos, onde o serviço é a atitude fundamental para aumentar e conservar a carteira de clientes. Anteriormente se pensava que contar com um bom produto era suficiente para manter a relação comercial com os clientes. Na atualidade se comprovou que as pessoas que não oferecem um serviço que diferencie a sua empresa, condenam-na ao iminente fracasso. Ai que entram as aptidões dos profissionais em vendas na administração comercial informatizada de cada venda, de cada cliente, de cada empresa representada, de cada interação comercial. Sistematizar estes passos, sem poder recorrer a relatórios, resultados, apurações, e sem administrar o ciclo de compras dos clientes, não se pode manter um crescimento a curto, médio e longo prazo (artigo: está precisando aumentar as suas vendas?).

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ÉTICA, palavra e compromisso: a confiança de um cliente se ganha do mesmo modo em que se ganha a confiança um amigo: com sinceridade. Durante o processo da venda, ocorrem situações que podem levar o comercial a "cair na tentação". Ainda mais se ele sofrer pressões internas para vender, pode se descontrolar e partir para o lado desonesto. É o caso do comercial que apresenta informações incorretas ou imprecisas aos clientes. Se ele mentir estará sendo antiético. Alguns comerciais manipulam seus compradores. Se entendermos que manipulação é: influenciar alguém de maneira astuta ou engenhosa ou então, alterar informações para adequá-las aos nosso propósitos, chegamos à conclusão que estamos sendo antiéticos. A ética é um dom, uma vocação que implica em aperfeiçoamento, atualização e constante preparo para melhorarmos a qualidade de vender (artigo: O que leva anos para conquistar e segundos para perder?).

 artigo recomendado:

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Perder dinheiro não tem nada estratégico

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