1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Estratégias de influência e persuasão (2)

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artigos de psicologia comercial   -  ARTIGOS DE VENDAS  -  artigos de representação

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Em que se baseia a influência de certas pessoas sobre outras?, Por que algumas pessoas são escutadas com atenção ou conseguem rapidamente seus propósitos, enquanto outros não conseguem dissuadir ou convencer?, Como podemos conseguir que nos digam sim?...

Procurar pequenos passos que impliquem grandes saltos: os clientes estarão mais dispostos a fazer grandes pedidos se já fizeram uma pequena compra conosco. Por conseguinte, se queremos aumentar nosso poder de persuasão, devemos convencer a nossos clientes de que provem primeiro uma pequena compra sem maiores conseqüências e depois passar a negociações de maior peso (Artigo: o efeito aperitivo nos consumidores).
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tornar-nos mestres em persuasão: uma boa técnica de persuasão é etiquetar a uma pessoa e depois fazer-lhe qualquer petição que seja digna com esta etiqueta. Esta técnica de persuasão se pode utilizar para motivar ao pessoal. Se alguém está tendo dificuldades para levar a cabo uma tarefa, devemos recordar-lhe todas aquelas ocasiões em que se conseguiram levar a cabo tarefas dificultosas. Devemos expressar nossa confiança na habilidade da pessoa e depois fazer-nos a um lado para que esta nos possa demonstrar do que é capaz.
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Perguntas singelas para colher os ganhos: um recente estudo revelou que quando se perguntava à gente de antemão se ia votar o dia das eleições, isto aumentava com chances as probabilidades de que, de fato, a gente fora votar. A gente se sente mais obrigada a fazer as coisas quando já se comprometeu de antemão. E isto funciona igual nos negócios. Antes de fazer qualquer apresentação de vendas, devemos perguntar-lhe ao cliente, se está disposta a apoiar-nos (Artigo: As melhores perguntas são provocantes).
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Passar por escrito os compromissos: passar por escrito os compromissos surte um efeito quase mágico. De fato, a percentagem de pessoas que cumprem com seus compromissos depois de tê-los escrito, passa de 17% a 49%. Em poucas palavras, os compromissos por escrito alentam a participação.
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Atacar a consistência com mais consistência: os clientes antigos valorizam muito a consistência. Se estamos tratando de persuadi-los de que provem algo novo, devemos primeiro dizer-lhes que suas antigas crenças e práticas eram corretas. Mas também devemos liberá-los de seus compromissos prévios. Uma boa maneira de consegui-lo é dizendo-lhes: "sua decisão anterior foi correta dada as evidências e a informação disponíveis no momento; mas, agora há nova informação disponível". Se fazemos isto, estaremos elogiando a consistência do cliente e, ao mesmo tempo, dando-lhe a permissão de fazer algo diferente no futuro.
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Procurar a ajuda de Benjamin Franklin: para ganhar o respeito de um membro da legislatura de Pensilvânia que lhe era hostil, Benjamin Franklin lhe pediu o favor de que lhe emprestasse um livro por uns dias. Esta simples solicitação rompeu o gelo e permitiu que ambos homens se tornassem bons amigos. O mesmo tipo de técnica se pode aplicar a diversas situações comerciais. Se temos que lidar com alguma pessoa reprovável em nossa organização, o melhor é pedir-lhe um favor. No pior dos casos, dirá que não e tudo seguirá igual. Este é um desses casos nos quais não temos nada que perder (Artigo: Branding emocional: O VALOR DE UM CACHORRO QUENTE).
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um centavo ajuda muito: as organizações de caridade descobriram que a gente está mais disposta a fazer doações quando se lhes diz que: "um centavo ajuda muito", sem dúvida que ninguém pode ser negar a dar um centavo, e sem sem dúvida que irão terminar dando bem mais. É possível aplicar isto no trabalho e nas vendas. Se alguém está arredio de participar num projeto, podemos-lhe dizer: apenas 10 minutos do teu tempo, será de muita ajuda. Uma vez que dê seu consentimento, a pessoa estará mais inclinada a dedicar-lhe mais tempo ao projeto. O mesmo podemos fazer com um cliente em dúvida de comprar, podemos pedir que faça um pedido mínimo para iniciar, os resultados e os números desse pedido irão lhe assombrar.

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Começar por baixo para terminar por cima: segundo um estudo sobre as ofertas nos leilões do eBay, é melhor estabelecer no inicio um preço baixo do que um preço alto, pois isto fomenta a participação que, a sua vez, supõe preços mais altos. Aumenta o tráfico e, por tanto, as ofertas. Permite que os primeiros participantes melhorem suas ofertas. Isto quer dizer que se estamos numa situação comercial em que há que propor ofertas, o melhor é começar por uma oferta baixa. Enquanto tenha um bom número de participantes, os preços aumentarão ao longo do processo.

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Procurar outra pessoa para que nos elogie: quando contamos com boas credenciais, devemos enfrentar o dilema de querer que todo mundo se inteire de nossa experiência, mas se fazemos ostentação da mesma, a gente pensará que somos vaidosos. Para evitar esta situação, devemos tratar de que outra pessoa fale de nós (Artigo: propaganda testemunhal).

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Colocar os diplomas e prêmios num lugar proeminente: devemos permitir que a gente se inteire de nossos sucessos e triunfos.
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Sempre devemos pedir opinião aos demais: se assumimos que somos a pessoa mais inteligente do lugar, o mais provável é que não estejamos dispostos a pedir-lhe opinião a ninguém. Isto é contraproducente, porque não só perderemos as idéias e sugestões dos demais senão que, ademais, diluiremos nosso poder de persuasão. A decisão final sempre deve estar em nossas mãos; mas é importante que peçamos sugestões ao longo do caminho.
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Procurar sempre pontos de vista alternativos: é muito preocupante que depois de apresentar uma nova idéia todo mundo esteja de acordo. Este é o tipo de situações nas que se começam a tomar más decisões, pois os indivíduos lhe deixam a tarefa de pensar ao grupo. É melhor designar um advogado do diabo que se ocupe de pontualizar todos os possíveis problemas. Outro enfoque é criar um clima no que a gente se senta cômoda para expressar seus desacordos.
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Aprender a evitar erros: os programas de treinamento podem assumir um destes dois enfoques: ressaltar o modo em que se tomaram as boas decisões do passado, bem como os princípios que estiveram envolvidos. Ressaltar os erros que cometeram outras pessoas no passado, bem como o melhor modo de evitar ditos erros. Sempre se assumiu que os exemplos positivos são melhores que os exemplos negativos. Mas certos estudos sugerem que aprender dos erros alheios é bem mais efetivo (Artigo: Líderes não criticam, corrigem).
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Converter as debilidades em fortalezas: Progressive Auto Insurance tem uma página Web na que estão não só suas tarifas senão, ademais, as tarifas da concorrência ainda quando estas últimas sejam melhores. Isto gera o paradoxo de que Progressive termina promovendo a seus rivais. No entanto, Progressive cresceu em média 17% ao ano desde que decidiu oferecer informação positiva da concorrência. Dado que admite publicamente a superioridade da concorrência em certos aspectos, Progressive se ganhou a confiança dos consumidores e agora conta com mais clientes. Se temos uma debilidade, o melhor é apresentá-la quanto antes. Assim nos ganharemos a confiança dos clientes. Quem não lembra de César, que adornava sua careca con um ramo de laureis?
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Apresentar os defeitos em bandeja de prata: é bom admitir publicamente que a organização tem certos defeitos. Mas para poder aumentar nossa confiabilidade, devemos apresentar todos os defeitos em bandeja de prata. Por exemplo, se nosso produto é 20% mais caro que o da concorrência, devemos implementar o seguinte enfoque: sim, sabemos que nosso produto é 20% mais caro. No entanto, nosso produto é mais duradouro e lhe gerará menos gastos de manutenção que o da concorrência. Ademais, nosso produto é mais rápido e requer de menos espaço do que o da concorrência. Se conseguimos apresentar as duas caras da moeda os defeitos terminarão por parecer benéficos.
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Se cometemos um erro, devemo-lo confessar: atribuir a culpa a outro é muito comum no mundo corporativo. Quando as coisas saem mal, sempre é mais fácil trazer a colação uma série de fatores externos. No entanto, este é o pior enfoque desde o ponto de vista da persuasão. Às organizações vão muito melhor quando assumem seus erros. Todo mundo admira a galhardia e a humildade próprias de admitir os erros. Quando as organizações são honestas, terminam ganhando a estima do público (Artigo: No fio do Bigode: palavra que vale!).
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usar a favor as semelhanças: a todo mundo lhe agrada fazer negócio com gente parecida. E o mesmo ocorre com as companhias. Estas preferem fazer negócio com as empresas locais que com uma empresa que está do outro lado do mundo (e que provavelmente terá outros valores). A empatia surte um efeito bem conhecido. Mas pouca gente sabe que este efeito se estende também aos laços mais superficiais. No mundo comercial, isto significa que os possíveis clientes responderão melhor a uma apresentação, se antes nos tomamos o tempo de estabelecer certas semelhanças (nomes, crenças religiosas, lugar de proveniência, casas de estudo, etc.).
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À gente agrada que a recordem: certos estudos revelaram resultados impressionantes: a gente costuma se mudar a ruas cujos nomes sejam iguais a seus próprios nomes. É mais provável do que o Sr. Washington viva na rua Washington que na rua Jefferson. A gente costuma casar-se com pessoas cujos nomes se pareçam a seus próprios nomes. As Carlotas tendem a casar-se mais com os Carlos do que com os Rogerios. Ainda que soe um pouco estranho, quando estamos desenhando um programa para um cliente específico, podemos aumentar as possibilidades de sucesso se lhe pomos ao programa um nome parecido ao do cliente.

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