1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Estratégias de influência e persuasão (3)

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artigos de psicologia comercial   -  ARTIGOS DE VENDAS  -  artigos de representação

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Em que se baseia a influência de certas pessoas sobre outras?, Por que algumas pessoas são escutadas com atenção ou conseguem rapidamente seus propósitos, enquanto outros não conseguem dissuadir ou convencer?, Como podemos conseguir que nos digam sim?...

Imitar o que vemos: um recente estudo revelou que quando os garçons repetem o pedido ao cliente, em vez de dizer, correto ou imediatamente, a gorjeta se incrementa em quase 70%. Aos clientes agrada saber que o garçom entendeu o pedido. Quando negociemos, devemos imitar o comportamento da outra parte. Um recente estudo revelou que, quando imitamos à outra parte, aumentamos em 67% as possibilidades de fechar o negócio (Artigo: Qual o segredo para se tornar irresistível para o cliente?).
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A autenticidade é importante: todo mundo reconhece um sorriso falso. Certos estudos assinalam que os clientes preferem lidar com gente que se mostre autenticamente feliz. Por tanto, faz sentido tentar que o pessoal de primeira linha goze de experiências mais autênticas e positivas. Devemos treinar ao pessoal para que aprenda a procurar na gente o que lhe agrada em vez do que não lhe agrada. Quanto mais nos agrade a gente, mais terminaremos agradando-lhe a esta.
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Usar o poder da escassez: aos clientes sempre atrai qualquer coisa ou oportunidade que seja única, disponível em poucas quantidades ou por um tempo limitado. Por conseguinte, nunca devemos deixar de anunciar aquilo que faz únicos a nossos produtos. Isto aumentará automaticamente nosso poder de persuasão.
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A aversão de perder é um recurso muito poderoso: a gente detesta perder o que deu por certo. Quando a Coca cola Company tratou de lançar a New Coke em 1985, o único que conseguiu foi desatar um protesto público. Esta é uma lição que devemos recordar sempre. Em poucas palavras, não devemos dizer: aproveite esta grande oportunidade para provar nosso novo produto com 20% de desconto. Mas, digamos: não perca esta oportunidade por tempo limitado de provar nosso novo produto com 20% de desconto. Quando estabelecemos que se trata de um produto escasso e que desaparecerá logo, os clientes se sentem mais motivados a assumir o desafio (Artigo: Como aumentar suas chances na venda).
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Somos mais persuasivos quando dizemos "porque": a palavra "porque" exerce uma grande influência em todo mundo. Se dizemos algo no escritório, 60% da pessoas estarão de acordo. Em troca, se adicionamos um porque (se oferecemos razões), conseguiremos que 93% das pessoas estejam de acordo conosco, apesar de que as razões não sejam muito convincentes.
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esclarecer as diferenças: a gente custa identificar as diferenças que há entre dois produtos. Isto sugere uma forma irônica de aumentar nosso poder de persuasão. Podemos pedir ao cliente que faça uma lista de todas as razões pelas quais escolheria o produto da concorrência em vez de nosso produto. Mas isto lhe custará muito e, por tanto, permitirá que nosso produto lhe resulte mais atraente.
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Nunca subestimar o poder da simplicidade: a gente não se sente inclinada a comprar produtos cujos nomes não pode pronunciar. Nosso produto se venderá mais na medida em que seu nome seja mais simples de ler e pronunciar. E o mesmo se pode aplicar aos nomes das companhias. De igual modo, é importante deixar de lado qualquer gíria demasiado técnica. A simplicidade não dilui senão que aumenta o valor.
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Uma rima pode aumentar nossa influência: todo mundo considera que as mensagens que rimam são mais memoráveis e é mais provável do que seja verdade. Isto tem vários envolvimentos. Nosso poder de persuasão aumenta se incluímos uma rima em nossa: marca, slogan, máximas, grito de guerra, etc., (Artigo: Você tem um grito de guerra?).
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As percepções contrastantes são muito persuasivas: as primeiras impressões podem influir enormemente em nossa percepção. Por exemplo, uma indústria de saunas, costumava ouvir que seus sistemas eram demasiado caros. Assim que a companhia decidiu valer-se de percepções contrastantes para aumentar suas vendas. Aos novos clientes se lhes dizia que, segundo os clientes que preferiam os modelos mais caros, ter uma sauna era como adicionar-lhe uma habitação mais à casa. Depois se lhes pedia a estes novos clientes que visualizassem o que lhes custaria construir uma nova habitação na casa. Desde essa perspectiva, os 20 mil reais que custava a sauna resultavam irrisórios.
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Dar vantagem ao cliente nos programas de lealdade: se queremos melhorar a efetividade dos programas de lealdade devemos dar um empurrão ao cliente. Por exemplo, podemos-lhe dar pontos gratuitos. Isto aumentará a motivação do cliente. É importante que sempre comuniquemos ao mesmo que já leva, por exemplo, 30% de caminho percorrido. A gente costuma afeiçoar-se a estes programas se sente que consegue avançar com freqüência. Por conseguinte, em vez de dizer ao cliente que deve voltar oito vezes para ganhar um prêmio, é melhor dizer do que deve vir dez vezes mais do que já conta com duas visitas. Um ajuste deste tipo pode duplicar a quantidade de gente que seguirá o programa e reclamará seu prêmio.
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Os nomes descritivos são de muita ajuda: é importante que nossos produtos tenham nomes simples; no entanto, há ocasiões é a que é conveniente utilizar nomes menos comuns. Por exemplo, suponhamos que queremos reunir a vários colegas numa equipe. Se lhes dizemos que a equipe se chamará "aumentar as vendas em 10", é muito provável que bocejem. Em cambio, se a equipe se chama "Superar todos os recordes de vendas da história", é mais provável que acordemos o interesse da gente (Artigo: está precisando aumentar as suas vendas?).
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Valer-se de truques memotécnicas: alguns anúncios de TV são em si muito interessantes, mas não conseguem aumentar as vendas. Este foi o caso do coelhinho de Energizer que “dura e dura”. Quando estes anúncios saíram ao ar, começou a aumentar a porção de mercado de Duracell porque os clientes não podiam recordar que marca anunciava o coelhinho. As vendas de Energizer só aumentaram quando a companhia estabeleceu uma conexão entre o coelhinho e suas bateristas através de cartazes.
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Até um espelho pode voltar-nos mais persuasivos: segundo certos estudos, a gente é mais honesta quando toma decisões frente a um espelho. Isto oferece várias possibilidades muito interessantes: se o pessoal está roubando os materiais de escritório, basta apenas que ponhamos alguns espelhos. O pessoal se verá fazendo algo pouco honesto e o pensará melhor. Todo mundo começa a atuar melhor quando colocamos suas fotografias na parede.
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As emoções são muito persuasivas: devemos evitar qualquer negociação quando nos sentimos tristes, já que nesse momento nosso juízo está nublado. Inclusive poderíamos chegar a fazer concessões que depois nos pareceriam desproporcionais.
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Não fazer várias coisas ante grandes decisões: quando alguém está cansado ou distraído, costuma acreditar em tudo o que lê. A pessoa se torna menos analítica e menos racional. Para evitar isto: sempre devemos descansar antes de negociar. Devemos evitar qualquer distração. Caso contrário nos tomarão por surpresa (Artigo: Negociação e representação são sinônimos!).
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Fazer pausas para beber café: um dos efeitos menos conhecidos da cafeína é que faz que a gente se predisponha a chegar a um acordo. Segundo certos estudos, as pessoas que beberam uma xícara de café estão 35% mais dispostas a pôr-se de acordo que as pessoas que não beberam café.
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Um dia à semana sem correio eletrônico: segundo um estudo, mais de 29% das negociações terminam mal quando se fazem unicamente por correio eletrônico. Parece que quando nos reunimos presencialmente, tendemos a revelar mais informação pessoal; e isto melhora as relações. Por conseguinte, se queremos aumentar nossas probabilidades de triunfar ao negociar on-line, devemos revelar algum tipo de informação pessoal.
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Diferenças do idioma: o processo para conseguir um "sim" varia de uma cultura a outra e de um idioma a outro. Aquilo que exerce um grande poder de persuasão num idioma termina por gerar um impacto diferente em outras culturas. A lição aqui é que, apesar de que estamos na era da globalização, a mesma página Web não funciona em todos os países. Por conseguinte, é importante desenvolver campanhas de marketing que se ajustem às particularidades culturais de cada mercado.
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Tomar em conta o condicionamento cultural: pelo geral, os povos não ocidentais não tomam decisões sobre a base do que fizeram no passado, senão que tratam de estabelecer se o que estão fazendo é parecido com o que estão fazendo os demais. Esta diferença é fundamental à hora de convencer outras culturas (Artigo: Negociando com inteligência e flexibilidade).
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Cuidado com as mensagens de voz: pelo geral, os ocidentais estão bem mais acostumados a deixar mensagens de voz do que o resto do mundo. Ademais, as mensagens dos japoneses, por exemplo, tendem a ser longos e detalhados, enquanto os estadunidenses deixam mensagens concisas. Parece que os japoneses estão mais interessados que os estadunidenses em estabelecer uma relação pessoal. Por conseguinte, se queremos aumentar nosso poder de persuasão quando negociamos com alguém de outro país, o melhor é tomar em conta o aspecto pessoal da relação.

prof. Robert B. Cialdini

phd em psicologia

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