1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

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Clientes satisfeitos abandonam a empresa?

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sala dos artigos de fidelização  -  sala dos artigos de serviços

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É um paradoxo, mas clientes satisfeitos também podem abandonar a empresa dependendo da oferta de serviços e dos preços: atingir a máxima satisfação do cliente parece a melhor via para fideliza-lo. No entanto, em ocasiões, os clientes excessivamente satisfeitos podem acabar abandonando a empresa. A sabedoria convencional do marketing sustenta que os clientes que mais utilizam os serviços de uma empresa são os menos pro clives a abandoná-la.

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Afinal de contas, sugere o sentido comum, se são grandes clientes, devem estar satisfeitos com o serviço. E, no entanto, um estudo da consultora Bain & Company revelou que os usuários que mais utilizam o telefone móvel são os mais propensos a mudar de operador. Um mesmo fenômeno se pôde observar, entre outros, no setor dos serviços financeiros (Artigo: Mantenha-se próximo do cliente, mas não demais).

Mas, como se explica esta aparente contradição?: conquanto está demonstrado que a satisfação ajuda a reter clientes, achados como o de Bain & Company adicionam um novo matiz a esta premissa. O segredo da análise radica em que os consumidores elegem a intensidade de sua relação com a empresa em função de seu nível de satisfação. Os clientes satisfeitos decidem estabelecer uma relação mais intensa, assinando-se a mais serviços. No entanto, quando a capacidade de prestação é limitada, ao incrementar-se as relações com os clientes satisfeitos, o provedor costuma verse obrigado a reduzir a qualidade. No entanto, quando a capacidade de prestação é limitada, ao incrementar-se as relações com os clientes satisfeitos, o fornecedor costuma verse obrigado a reduzir a qualidade (Artigo: O CHURN PREOCUPA CADA VEZ A MAIS EMPRESAS).

Desta forma, o maior uso implica inevitavelmente um maior número de falhas e uma diminuição na capacidade de resposta da companhia. Finalmente, muitos clientes que decidiram incrementar suas relações com a empresa se convertem num consumidores insatisfeitos que se vão à concorrência.

Algumas lições para quem presta serviços: o paradoxo apresenta algumas lições úteis para as empresas na hora de gerir qualidade de serviço e políticas de preços. Um aumento da qualidade ou um descenso dos preços farão que os serviços sejam mais valiosos para os clientes, aumentando sua satisfação. Não obstante, é necessário respeitar certos limites. Um corte excessivo de preços gera um grande fluxo de contratações de novos serviços. Ante as limitações na oferta, previsivelmente aumentarão as falhas (Artigo: Como atender os clientes com qualidade).

O resultado: muitos clientes ficarão insatisfeitos e abandonarão a companhia. O mesmo comportamento ocorre quando a empresa melhora notavelmente a qualidade de seus serviços sem aumentar seus preços.

Portanto, o desafio radica em encontrar um valor ótimo na relação qualidade-preço percebida pelos usuários. Quando o consumidor percebe que está recebendo grande valor por um preço baixo, seguramente decidirá contratar novos serviços. E, se a empresa não está preparada para ajustar velozmente sua oferta, a qualidade do serviço decairá e acabará registrando-se o curioso paradoxo do cliente satisfeito que abandona a companhia (Artigo: A vingança do cliente é silenciosa e eficaz).

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Prof.: Paulo Rocha e Oliveira (IESE), Gabriel Bitran (MIT) y Ariel Schilkrut (Scopix)
artigo baseado na investigação: Managing Customer Relationships through Price and Service Quality

IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa

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IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa é uma escola privada fundada em 1958. O IESE Business School como é conhecido nos meios empresariais é a escola de pós-gradução em Administração de Empresa da Universidade de Navarra. Localizada no coração financeiro de Madri, o iese  é uma das melhores Business Schools do Mundo (confirmado por the Financial Times, The Economist, The Wall Street Journal, etc) sendo classificada constantemente entre as 5 melhores da Europa e entre as 20 melhores do Mundo. Com um perfil essencialmente empreendedor, criativo e inovador, o IESE atrai anualmente alunos do mais alto nível, procedentes de mais de 65 países.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa:

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A psicologia da espera
Alto rendimento em vendas Os estilos de negociação
De cliente satisfeito a cliente rentável As chaves para uma boa venda
Marcas próprias e seu impacto na venda Cliente satisfeito abandona a empresa?

Seis bons conselhos para dirigir Vendedores

O papel da intuição na tomada de decisão
4 passos para conseguir um serviço excelente 6 bons conselhos para dirigir vendedores
Como melhorar os sucessos nos pontos de venda precision marketing: Marketing de precisão
Algumas pautas para dirigir uma equipe de vendas Definitivamente, o dinheiro não dá a felicidade
Negociação: lições e estratégias da frente de batalha Podemos predizer o que elegerão os consumidores?
Venda consultiva: a excelência no processo comercial Os erros que todo diretor comercial deveria evitar
É rentável pagar a um super para que exiba seu produto? a renegociação de preços entre vendedores e compradores
Como e por que se identificam os clientes com as empresas Pedidos individualizados: a gestão de estoques mais eficaz

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