em negociação nada se recusa, tudo se redireciona...
.
Posso dize-lhes que hoje está se gerando uma revolução em torno da maneira em que a pessoa toma as decisões. Pensemos nas empresas:
À medida que as organizações piramidais se diminuam até converter-se em redes de trabalho, a forma básica do processo da tomada de decisões deixa de ser vertical isto é, a pessoa que está no cume da pirâmide é a que dá as ordens para voltar-se horizontal.
E a tomada de decisões horizontal é, em si mesma, uma negociação. Ao mesmo tempo, para que o trabalho se faça, os diretores de uma companhia dependem de dúzias de indivíduos sobre os quais não podem exercer controle direto.
E como lhes resulta impossível impor uma decisão, vêem-se obrigados a negociar. Esta nova realidade se aplica a todas as áreas.
Existem alguns passos para atingir o sucesso numa negociação:
vá para o terraço: - Quer dizer, no meio da negociação, ter a capacidade para distanciar-se um pouco e pensar:
por que estou aqui? dá mais perspectiva e ajuda muito a manter a calma.
Ir para sua sacada mental, quer dizer ver desde cima a negociação... Não se eliminam as reações, mas é sumamente importante para ambas as partes nessa pausa, acomodarem as idéias. Compre tempo para pensar e deixe que baixe a ira, isso me ajudou muito em várias oportunidades que
tive que ser mediador em negociações de conflitos étnicos....
leia
esta matéria do prof. William L. Ury - clique aqui