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JORNAL De REPRESENTAÇÃO comercial sdr - EDIÇÃO Nº 345 - 18.10.2006

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SDR - SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E VENDAS

MIGUEL PEDRO TERRA VELAZCO

EDITOR DO JORNAL SDR

fone: 51 3019 2817.

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Como elaborar uma estratégia quando o futuro é indecifrável?

Estamos no ano de 1987. ME Enfrento a um dilema crucial que pode afundar minha companhia ou pode leva-a ao topo. Tudo depende de tomar uma decisão estratégica num ambiente imprediscível...

A indústria dos computadores pessoais cresce a todo vapor. A maioria das máquinas operam com o sistema MS-DOS, sistema operacional que comprei por 50 mil dólares daquele programador de Seattle e a IBM utiliza graças a licença de uso que negociou comigo...

Mas o MS - DOS está em decadência e estou certo disso. Os usuários se estão inclinando por um sistema operacional mais amigável graficamente, que permita aproveitar ao máximo o potencial da nova geração de computadores. Poderosos competidores se preparam para posicionar-se Num mercado bilionário...

IBM está desenvolvendo sua própria PLAtaforma: a poderosa OS/2. AT&T, Sun Microsystems e Xerox se aliaram para melhorar o sistema Unix. Apple, por sua vez, segue apostando por seu modelo Macintosh.

è um cenário altamente flutuante e imprevisível... Agora, ponha-se nos sapatos de Bill Gates. Você tem algumas opções:

1: Pôr todas as fichas no desenvolvimento de um novo sistema OPERACIONAL chamado Windows e competir contra gigantes como IBM e AT&T.
2: Abandonar o mercado dos sistemas operativos e apostar por novos nichos no desenvolvimento de aplicações menores.
3: Vender a companhia à concorrência.

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estude seus clientes antes de decidir

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Nunca tome uma decisão sem estudar suas causas e seus efeitos. As pessoas podem reagir ante os incentivos de forma paradoxal. Por exemplo, uma creche tinha um problema:

alguns pais demoravam mais da conta em buscar seus filhos, o que causava transtornos no centro. A solução que puseram em prática foi aplicar uma multa por cada atraso. Semanas depois comprovaram que os atrasos dos pais tinham se multiplicado. O assunto é que se tinha substituído um incentivo moral por um econômico.

Agora os pais podiam organizar-se com mais tranqüilidade, porque sua consciência estava calma se pagavam a multa (que por outra parte, era mais barata do que qualquer serviço de vans).

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o que é assaltar um banco, comparado com fundar um?

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O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Não sabe o imbecil, que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.

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Quem escreveu ISTO?  -  Bertolt Brecht

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quem você diz que é o melhor?

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Conta a anedota que Napoleão estava procurando algum soldado valente que assumisse as funções de guarda pessoal. Como é de presumir, muitos eram os voluntários. Napoleão os recebia pacientemente, mas sempre esperando a que aparecesse AQUELE que iria ser seu guarda pessoal.

Finalmente entrou na tenda um homem impressionantemente forte e de aspecto muito rude. O grande estrategista ficou impressionado... Até onde pode chegar teu valor? lhe perguntou. O soldado, homem de poucas palavras, abriu sua camisa e mostrou diversas cicatrizes no peito. Napoleão fez chamar imediatamente a seu marechal de campo e lhe disse: Traga-me ao homem que lhe fez essas cicatrizes.

Este episódio nos serve para ilustrar a importância da comparação no momento de uma eleição. A comparação é um elemento chave e chegou a constituir-se numa ferramenta publicitária essencial em muitos casos. (LEIA)

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