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Management à maneira dos Índios Sioux

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sala dos artigos de gerenciamento

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Os Sioux tinham um sistema de capacitação e desenvolvimento. Não estavam afastados dos princípios de gestão. Foram os precursores de formas muito próximas às que hoje dão as pautas de excelência na gestão do potencial humano das organizações. Costumamos pensar com freqüência que somos os desenvolvedores originais das técnicas de management, mas ao introduzir-nos na história das culturas aborígines costumamos encontrar mostras de que a conduta e o desenvolvimento foi uma preocupação unida à sobrevivência humana, em todos os tempos (Artigo: As regras secretas do Manual do CEO).

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No caso dos índios Sioux, a caçada e a defesa constituíam suas atividades centrais. Portanto, sua política de desenvolvimento tinha um objetivo e um tempo limitado. Dentro dos doze a quatorze anos deviam conseguir que os rapazes atingiriam as habilidades e conhecimentos próprios dos caçadores e guerreiros. A ação formadora que se realizava tinha 3 fases:

Quando o menino chegava à etapa em que podia realizar e coordenar movimentos voluntários, o pai o provia de um arco e flechas adequadas a seu tamanho e força. A partir dali começava o treinamento até conseguir seu completo domínio, oportunidade em que saíam a fazer a caçada de presas pequenas. Quando o menino trazia sua primeira presa, toda a família festejava, como um prêmio estímulo.

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E assim começava a estar em condições de ingressar em uma nova etapa: um arco e flechas mais poderosas o esperavam. Neste desafio também não ficava só, e culminava com um animal mais significativo: um veado. Ante tamanho triunfo sua família o felicitava e festejava, era todo um estímulo e reconhecimento.

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A terceira etapa requeria das armas do futuro caçador e guerreiro. Já estava encaminhado a ser todo um integrante adulto, onde o grande coroamento era: seu primeiro búfalo.

Este breve resumo nos permite resenhar que os Sioux aplicavam os princípios das últimas teorias do management (Artigo: The art of the Start - A arte de Empreender).

O sentido da finalidade: nenhum dos jovens deixava de conhecer a finalidade para a qual estava sendo formado, nem as etapas e apoios que lhe esperavam. Isto num contexto de estímulos familiares, dentro de um processo sistemático. A possibilidade de lucros está presente durante o processo.

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O valor da pessoa: o jovem se sentia parte de um grupo, o valor social de pertencer, junto ao de lucro atuavam como estimulo e direção (Artigo: Cuidamos das ovelhas, dirigimos o gado, lideramos as pessoas).

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A tutoria: a figura de um maior guiando, observando, era sem dúvida um estímulo importante. A iniciativa pessoal desta forma se via potenciada e direcionada aos lucros, e o vencer aos diferentes obstáculos crescentes e em forma motivadora, possivelmente foi um jogo de desafios e satisfações. Sem dúvida, o fracasso neste contexto era uma oportunidade de aprendizagem.
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A importância do desenvolvimento: era sem dúvida uma situação convalidada e convalidante pelos atores diretos (aprendiz-maior) e pela comunidade toda. Sem contar os lucros próprios e a sensação de pertencer.

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A divisão dos processos da aprendizagem: uma forma de evitar humilhações e conseguir os resultados procurados. O importante estava em função da etapa: um pequeno animal, um veado ou um búfalo (Artigo: Liderança à moda da Infantaria da Marinha).

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Um claro exemplo: do simples ao complexo, do sucesso atual ao próximo. Auto-valorização, auto-desenvolvimento, auto-desafio. Dentro deste contexto de interações se potenciava sem dúvida a valorização pessoal, a necessidade de aprender continuamente das experiências próprias e alheias, a importância do desafio em tanto ação permanente para o bem próprio e da comunidade.

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Todos somos parte de um sistema: o compartilhar experiências e sucessos, o sentir-se válido e apoiado, o saber que pode ir fazendo e sentir-se estimulado na aprendizagem contínua, consolida os laços sociais: a identidade que perpetua a identidade e projeta ao futuro.

Hoje, como para os Sioux no passado, a necessidade estratégica de contar com indivíduos formados, com os conhecimentos e as atitudes necessárias, fazem do processo formativo (desde o clássico papel capacitador ou ao de coaching), um valor estratégico para qualquer cultura/grupo (Artigo: O management, é uma arte ou uma ciência? nasce ou se faz?).

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Prof. Raci O. Caro

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