1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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As vantagens das comunidades de clientes

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sala dos artigos de estratégias - SALA DOS ARTIGOS DE ANÁLISE DE MERCADO

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Ducati, fabricante italiano de motocicletas, faz participar a seus clientes em todas as funções de marketing, desde as comunicações até o desenho de produtos. Lomo, fabricante russo de câmaras fotográficas, convidou a seus clientes a unir-se a uma comunidade global de entusiastas que realizam atividades como criar um arquivo de imagens global e disputar o melhor prêmio numa concorrência de fotografia chamada LomOlymPics. eBay, por sua vez, montou seu negócio sobre o conceito de comunidade, oferecendo dúzias de atividades on-line como fóruns de discussão, clubes e salas de chat para os membros (artigo: Quer impulsionar as vendas de pneus... Invista em turismo!).

 Os programas de marketing destinados a incentivar comunidades de clientes estão na moda, mas dão resultado?

Para averiguá-lo realizamos um experimento durante um ano, em colaboração com os gerentes de eBay da Alemanha, que envolveu a clientes que tinham comprado e vendido através do site nos últimos três meses e não tinham participado das comunidades on-line de eBay anteriormente.

Uns 79,242, clientes eleitos a esmo, foram convidados a participar por e-mail e se ofereceram incentivos por sua participação. Os outros 60,878 clientes que não foram convidados serviram de grupo de controle. No termo de três meses, 3,299 convidados se converteram em participantes ativos da comunidade: enviavam mensagens, tomavam parte nas discussões e ajudavam a outros membros. Os chamados “entusiastas da comunidade”. Uns 11,242 usuários se transformaram em acessadores, liam as mensagens dos demais mas não tinham um papel ativo (artigo: A estratégia de Preços DA APPLE: um GOLPE a seus clientes?).

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Durante um ano comparamos o comportamento dos entusiastas e os acessadores com os do grupo de controle. As diferenças eram surpreendentes. Os acessadores e os entusiastas fizeram o dobro de ofertas que os membros do grupo de controle, ganharam uns 25% mais de leilões, pagaram preços finais até 24% mais alto e gastaram até 54% mais (ao todo). Os entusiastas quadruplicaram a oferta de itens em eBay que os do grupo de controle e tiveram até seis vezes mais, rendimentos por vendas.
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Os achados entre os vendedores iniciantes foram ainda mais surpreendentes. Os iniciantes e os entusiastas venderam 10 vezes mais do que os clientes do grupo de controle depois de unir-se a eBay. A atividade dos dois primeiros gerou uns 56% mais em vendas durante o ano da experiência em referência ao ano anterior, e eBay ganhou vários milhões graças ao comportamento de compra dos participantes da comunidade sob análise (artigo: O desafio de entregar mais valor por menos dinheiro).

Em resumo, nossos resultados demonstram que as comunidades de clientes são um bom negócio para eBay e sugerem que qualquer empresa on-line conseguirá beneficiar-se se alenta a suas comunidades. Parece plausível que os investimentos das empresas nestes grupos também poderiam ser rentáveis, ainda que não contamos com evidências ao respeito (artigo: Como e por que se identificam os clientes com as empresas).
 

Rene Algesheimer e Paul M. Dholakia

HBS - Harvard Business School

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HBS - Harvard Business School, é a escola de pós-graduação em administração de empresas, da Univ. de Harvard, de Boston - EUA. É uma das mais bem conceituadas escolas de negócios a nível mundial. Entre seus ex-alunos  estão o do ex-presidente dos EUA George W. Bush, entre outros como Mitt Romney e Michael Bloomberg, Sheryl Sandberg, CFO do Facebook. Nos principais rankings de MBAs, como o da revista Financial Times, a HBS é líder absoluta.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da HBS - Harvard Business School:

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churrasco ou salada ? Como encantar seu cliente
Quão baixo está disposto a ir...? Existe o Vendedor Perfeito?

corram, não alcança para todos!

As vantagens de ser primeiro
Desterrando alguns mitos dos negócios Como negociar com um louco?
Cuidado com os funcionários puxa-saco! A tática da carteira comercial
Não abandone o barco: que todos façam marketing Preços baixos = clientes? Nem sempre...
Que força de vendas precisa um produto inovador? As vantagens das comunidades de clientes
Negociação: lições e estratégias da frente de batalha conquistar é importante, fidelizar é essencial!
ALGUNS CLIENTES CONFUNDEM O REPRESENTANTE COM SEU GARÇOM Pay for performance: ganhar bônus é questão de sorte?
Quer aprender a vender? Comece por pedir dinheiro às pessoas... A confiança entre fornecedor e cliente é boa (mas nem tanto)
Sua empresa é um réptil ou um mamífero, Tem sangue frio ou quente? é rentável pagar a um supermercado para que exiba seus produtos?

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