1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Cuidado com os funcionários puxa-saco!

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sala dos artigos de liderança  -  SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO

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Um funcionário puxa-saco a seu chefe: excelente idéia, senhor! Você é um gênio! Se você tem gente a seu cargo, pergunte-se quantas vezes por dia escuta "sim, senhor". Mais do que as vezes que lhe dizem não? Nesse caso, você não é um bom líder... O chefe taylorista não precisava ser demasiado criativo, nem inovador, nem aberto... Nem sequer precisava ter demasiadas luzes. Bastava com que soubesse disciplinar à tropa e assegurar-se de que a pessoa a seu cargo se limitasse a obedecer as ordens. Em definitiva, para o chefe taylorista, a frase "sim, senhor" era música para os ouvidos (artigo: Líderes não criticam, corrigem).

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No entanto, segundo o artigo "Dom't Listem To Yes", da HBS - Harvard Business School, a cultura "sim senhor" do taylorismo é veneno para a tomada de decisões corretas na nova economia, onde o sucesso se consegue através de uma constante inovação e a colocação em prática de boas idéias. Segundo o artigo de Harvard, todo processo de decisão deve começar pelo entendimento da cultura corporativa. Os diferentes níveis culturais influem nas idéias que serão levadas em conta e a forma em que serão levadas a cabo
(artigo: Alguns chefes são um terror na hora de criticar).

Na cultura do não, uma expressão cunhada por Lou Gerstner para descrever a situação de IBM a princípios dos noventa, os funcionários têm o poder de vetar quase qualquer iniciativa. Basta apenas que algum trabalhador se senta afetado pela idéia de um colega para que se oponha abertamente e o novo projeto fique no nada. Assim, a perigosa cultura do não se converte numa trituradora de idéias e projetos (e quase quebra uma companhia do calibre de IBM).
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Na cultura do sim, pelo contrário, os trabalhadores jamais manifestam sua oposição, por temor a que estoure um conflito. Nestas empresas, abundam funcionários bajuladores que dizem ao chefe: Excelente idéia! Você é um gênio, senhor! É um verdadeiro paraíso para managers ególatras, mas um péssimo ambiente para uma organização comprometida com a inovação constante. Afinal de contas, quando o chefe não conhece a verdadeira opinião de seus colaboradores, muitos projetos destinados ao fracasso serão aprovados.

Segundo o artigo de Harvard, a situação ideal é o ponto médio entre ambos extremos. A melhor cultura é aquela onde se incentiva o discenso, o debate e o desacordo de idéias enquanto se mantêm baixos os níveis de conflito interpessoal. Como conseguí-lo? Em culturas excessivamente sim senhoristas, uma boa alternativa é organizar simulações onde alguns funcionários se ponham no papel de advogados do diabo, tentando por todos os meios sabotar as idéias que propõem seus colegas. Desta forma, no marco de um jogo, podem expressar aquilo que não se atrevem a confessar numa reunião formal (artigo: Liderança à moda da Infantaria da Marinha).
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Esta simulação oferece ao líder uma visão mais ampla sobre suas próprias idéias e projetos. O trabalhador, por sua vez, sente que teve a oportunidade de expressar suas idéias, que foi escutado e que suas propostas realmente se levaram em conta. Também é importante que compreenda as razões pelas quais a empresa não adotou a solução que ele propunha. Em definitivo, o enfoque desta investigação de Harvard implica uma definição de liderança oposta à do vigilante chefe taylorista, um estilo definitivamente enterrado nestes tempos de "flat companies". As empresas onde não voa uma mosca e só se escuta "sim, senhor" têm os dias contados nos ambientes de negócios atuais, onde o compromisso e a criatividade são as fontes das vantagens competitivas
(artigo: delegando responsabilidades a sua equipe comercial).

Profª. Martha Lagace

HBS- Harvard Business Review

Biblioteca exclusiva da Harvard Business Review

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HBS - Harvard Business School, é a escola de pós-graduação em administração de empresas, da Univ. de Harvard, de Boston - EUA. É uma das mais bem conceituadas escolas de negócios a nível mundial. Entre seus ex-alunos  estão o do ex-presidente dos EUA George W. Bush, entre outros como Mitt Romney e Michael Bloomberg, Sheryl Sandberg, CFO do Facebook. Nos principais rankings de MBAs, como o da revista Financial Times, a HBS é líder absoluta.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da HBS- Harvard Business Review:

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churrasco ou salada ? Como encantar seu cliente
As vantagens de ser primeiro Existe o Vendedor Perfeito?
Quão baixo está disposto a ir? Como negociar com um louco?

corram, não alcança para todos!

A tática da carteira comercial
Cuidado com os funcionários puxa-saco! Empatia é necessária em Vendas?
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90% de uma venda é convicção, 10% é persuasão As vantagens das comunidades de clientes
Não abandone o barco: que todos façam marketing Decompor preços para enganar os clientes?
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Negociação: lições e estratégias da frente de batalha Quando os gerentes se convertem em inimigos mortais
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Sua empresa é um réptil ou um mamífero, Tem sangue frio ou quente? é rentável pagar a um supermercado para que exiba seus produtos?

 

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