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Mito: Os lucros sempre
são bons!:
observando a rede de benefícios de uma companhia com a técnica de "profit
mapping" se conclui que, em geral, só 20 ou 30% do faturamento gera
benefícios.... Realidade:
nem todos os lucros
são bons. A empresa deve enfocar-se naqueles que produzam ganhos
(ARTIGO:
Qual é o preço ideal
de um produto ou serviço?).
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Mito: Todos os clientes
devem receber o mesmo serviço de excelência!
segundo Byrnes, este
mito é uma péssima guia para a estratégia. Se você pretende oferecer
a todos os clientes o mesmo serviço de primeiro nível, os custos se
irão às nuvens... Realidade:
a resposta está na
diferenciação. Terá que oferecer produtos e serviços adaptados aos
diferentes segmentos de consumidores
(ARTIGO:
Segmentar é agrupar
para discriminar).
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Mito: Se cada um faz bem seu
trabalho, a companhia prospera!:
a heterogeneidade dos
mercados atuais faz que uma mesma companhia estabeleça relações
diferentes com seus diferentes segmentos de clientes...
Realidade: já não é
suficiente com que o gerente comercial e o de produção cumpram
isoladamente com suas obrigações. Para uma máxima eficiência, devem
atuar coordenadamente
(ARTIGO:
A quem deve fidelidade o vendedor, ao cliente
ou a Empresa?).
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Mito: Não há mudanças sem
crises!
é verdade que quando sobrevêm a crise, não há mais remédio do que
aplicar uma cirurgia maior. De fato, muitos dos grandes processos de
transformação corporativa surgem como resposta a uma situação
terminal. Quando os negócios andam bem, o manager costuma optar por
reduzir as fricções e seguir apostando pela velha receita. No
entanto, por que esperar uma situação crítica para empreender um
processo de mudança a grande escala?... Realidade:terá que ser
pró-ativo e adiantar-se aos fatos. Não há pior política do que
esperar que a água chegue até o pescoço para agir
(ARTIGO:
A matriz de Ansoff:
produto/mercado).
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Mito: Se não está quebrado,
não o concerte!:
este talvez seja o
mito mais nefasto. As grandes companhias são grandes porque, não
importa que tão boas sejam, sempre se desesperam por melhorar...
Realidade: um bom manager nunca tira o pé do acelerador
(ARTIGO:
Quanto investir na
aquisição de novos clientes).
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Prof. Jonathan Byrnes
HBS- Harvard Business Review
Biblioteca exclusiva da Harvard Business
Review
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HBS - Harvard Business
School, é a escola de pós-graduação em administração de empresas, da
Univ. de Harvard, de Boston - EUA. É uma das mais bem conceituadas
escolas de negócios a nível mundial. Entre seus ex-alunos estão o
do ex-presidente dos EUA George W. Bush, entre outros como Mitt
Romney e Michael Bloomberg, Sheryl Sandberg, CFO do Facebook. Nos
principais rankings de MBAs, como o da revista Financial Times, a
HBS é líder absoluta.
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Outros excelentes
artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da
HBS- Harvard Business Review:
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