Agora, ponha-se nos
sapatos de Bill Gates. Você tem três opções:
•
Pôr todas as
fichas no desenvolvimento de um novo sistema operativo chamado
Windows e competir contra gigantes como IBM e AT&T.
•
Abandonar o
mercado dos sistemas operacionais e apostar por novos nichos no
desenvolvimento de aplicações menores.
•
Vender a companhia
à concorrência.
Muitos crêem que Gates
elegeu a primeira opção. Crasso Erro. O CEO de Microsoft não apostou
todas as fichas sobre o Windows, senão que, ante a incerteza,
elaborou uma série de estratégias simultâneas. Gates sabia que IBM
era a principal ameaça. O gigante estava pondo toda a carne na
grelha para converter-se em líder do mercado dos sistemas
operacionais da mão do OS/2. O sistema Unix era também uma ameaça
(ainda que menor que IBM). Qual foi a resposta de Bill Gates?
•
Seguiu investindo
no desenvolvimento do MS-DOS para satisfazer sua base atual de
clientes.
•
Comprou uma
companhia desenvolvedora de Unix, em caso que finalmente aquele
sistema se impusesse no mercado.
•
Seguiu investindo
no desenvolvimento de aplicações menores, em caso que se visse
forçado a abandonar o mercado dos sistemas operacionais.
•
Realizou um forte
investimento no desenvolvimento de Windows.
Todos sabemos como
terminou a história. Windows foi o grande ganhador. Mas a estratégia
de Gates não deixa de ser notável. Em vez de tentar predizer o
futuro e apostar tudo por sua intuição, desenhou uma série de
planos alternativos de negócios para sua empresa. Assim, poderia
esperar a evolução do mercado para decidir por qual apostar. Quando
Gates viu que Unix e OS/2fracassavam, apostou tudo por Windows e se
converteu no homem mais rico da Terra
(Artigo:
Baixa Temporada:
Algumas pautas para gerir negócios estacionais).
.
Segundo o estudo da
HBS - Univ. de Harvard, em
ambientes de negócios flutuantes, quando o futuro é imprevisível,
melhor reduzir o risco elaborando planos de negócio para diferentes
cenários. O processo deve ter a flexibilidade suficiente para
eleger finalmente que plano adotar uma vez que o panorama se vai
despejando
(Artigo:
a que estratégia
recorrer: descontos ou benefícios).
Portanto, adverte
o estudo, em lugar de pensar à estratégia como um plano baseado
em predições do futuro, é melhor enfocá-la como um portfólio de
experimentos.
Prof. Eric D.
Beinhocker
HBS- Harvard Business Review
Biblioteca exclusiva da Harvard
Business Review
.
HBS - Harvard
Business School, é a escola de pós-graduação em
administração de empresas, da Univ. de Harvard, de Boston -
EUA. É uma das mais bem conceituadas escolas de negócios a
nível mundial. Entre seus ex-alunos estão o do
ex-presidente dos EUA George W. Bush, entre outros como Mitt
Romney e Michael Bloomberg, Sheryl Sandberg, CFO do Facebook.
Nos principais rankings de MBAs, como o da revista Financial
Times, a HBS é líder absoluta.
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Outros
excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR,
da
HBS- Harvard Business Review:
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