Quando
os gerentes se convertem em inimigos mortais
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sala dos artigos em
liderança
Os profissionais
estavam carregando as armas para enfrentar-se num duelo. Chega o
Boss (líder) e lhes diz: podem parar! Vamos à sala de reuniões. Uma
hora depois, a porta se abre, os gerentes deixam as armas no chão e
se dão um abraço. Qual foi o segredo do líder?
Mr. Vendas e Mr.
Marketing, profissionais experientes, apunhalam-se com o olhar cada vez
que se cruzam nos corredores. Mr. Marketing é um fervente defensor da
diversificação das atividades da companhia. Mr. Vendas, por sua vez, crê
que a estratégia deve concentrar-se no core business (núcleo do
negocio). Ambos competem para deslumbrar a diretoria com brilhantes
apresentações. Ambos procuram aliados para sua causa. Todos sabem que,
sob um manto de respeito, Mr. Marketing e Mr. Vendas são inimigos
mortais
(Artigo:
Pratique a comunicação
assertiva).
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Uma tarde, depois de uma
apresentação de sua rival ante a diretoria, Mr. Vendas estourou: não te
das conta de que a diversificação é uma burrice? O Boss, que até então
tinha-se mantido à margem, compreendeu que era hora de tomar as cartas
no assunto. Reuniu-se com ambos gerentes e lhes mostrou uma imagem... É
um vaso, disse Mr. Marketing. Não, são dois rostos enfrentados,
circunscreveu Mr Vendas
(Artigo:
Comentários impensados, Profissionais ofendidos!).
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A lição, repôs o líder, é
que nem sempre existe uma resposta correta. Quando duas pessoas têm
opiniões diferentes sobre um mesmo assunto, não necessariamente
significa que uma delas está equivocada. e narrou esta fábula:
Um mestre passeava
pelos jardins com 3 de seus discípulos.
Vendo uma larva que
devorava uma alface, o primeiro discípulo a esmaga com o pé.
O segundo diz então:
Mestre, não é errado matar essa criatura?
O Mestre lhe responde:
tens razão.
Mas ela comia nosso
alimento Mestre, fiz o que era certo então?
O Mestre lhe responde:
tens razão.
O terceiro discípulo
diz: Mestre, ambos dizem coisas contraditórias, não podem ambos ter
a razão...
O Mestre lhe responde:
tens razão...
Segundo o
artigo: Moving
Beyond Debate da
HBS - Harvard Business School, este
tipo de situações são comuns nas empresas. Muitas vezes, o que parece um
forte conflito de interesses, no fundo nada mais é do que o fruto de
duas formas diferentes de ver o mundo, através de diferentes modelos
mentais e sistemas de crenças. Um debate de trincheira que se polariza
em termos de "diversificação vs. concentração" é muito difícil de
quebrar. Difícil, mas não impossível. Quando o mar está embravecido, o
líder deve construir uma ponte de diálogo entre os adversários, uma
ponte que conecte os paradigmas opostos e inspire confiança
(Artigo:
As sete leis espirituais do sucesso).
•
Como consegui-lo?:
como bom
filósofo, o líder deve observar o conflito como um todo, sem tomar
partido por nenhum dos lados. O objetivo: compreender a perspectiva
de cada participante. Qual é sua visão do mundo? Seus modelos
mentais? Por que estão dispostos a brigar para defender suas
crenças?
.
•
O segredo:
examinar os
preconceitos e estereótipos que cada funcionário se formou sobre o
outro. O diálogo nu muda os preconceitos e permite analisar quanto
há de verdade neles (em geral, muito pouco). Sem dúvida, esta não é
tarefa simples. Compreender a visão do mundo de outra pessoa exige
uma grande abertura mental. Sócrates sabia que a dialética é
perguntar e escutar. Os líderes mais efetivos são quem fazem as
perguntas corretas e têm paciência para escutar as respostas
(Artigo:
Empatia é necessária em Vendas?).
Pergunta,
resposta. Pergunta, resposta. Segundo o estudo de Harvard, assim
fazem os líderes para destravar conflitos. Uma vez deixados ao
nu os preconceitos de cada rival, o processo muitas vezes
termina com um aperto de mãos e uma mesma frase: por que nos
brigávamos?, No fundo procurávamos o mesmo!
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Prof. Mark Gerzon
HBS-
Harvard Business Review
Biblioteca exclusiva da Harvard Business
Review
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HBS - Harvard Business
School, é a escola de pós-graduação em administração de empresas, da
Univ. de Harvard, de Boston - EUA. É uma das mais bem conceituadas
escolas de negócios a nível mundial. Entre seus ex-alunos estão o
do ex-presidente dos EUA George W. Bush, entre outros como Mitt
Romney e Michael Bloomberg, Sheryl Sandberg, CFO do Facebook. Nos
principais rankings de MBAs, como o da revista Financial Times, a
HBS é líder absoluta.
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Outros excelentes
artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da
HBS-
Harvard Business Review:
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