1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Sua empresa é um réptil ou um mamífero, tem sangue frio ou quente?

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sala dos artigos de gerenciamento

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Que tem isto a ver com o management?: as metáforas biológicas não são estranhas ao management. O vocabulário darwinista da luta pela sobrevivência costuma empregar-se para ilustrar a concorrência empresarial. No artigo: Is your organization reptile or mammal, da Harvard Business School, o Prof Jonathan Byrnes sustenta que a biologia também pode descrever a relação entre as organizações e seu meio ambiente. Segundo o artigo de Harvard, não há melhor metáfora para caracterizar a política corporativa de relação com clientes e fornecedores:

Reprodução réptil ou mamífera?: os répteis põem dúzias de ovos com a esperança de que uns poucos sobrevivam. Os mamíferos, por sua vez, costumam dar a luz a poucas criaturas, mas as alimentam e cuidam durante um bom tempo para que todas prosperem (ARTIGO: Afterburner Day - elite comercial forces).
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As companhias de venda por catálogo são tipicamente répteis: enviam por correio uma mostra de seus produtos a milhares de potenciais compradores, com a esperança de que uns 2% ou 3% se transformem em clientes. Outros exemplos de répteis são os vendedores porta em porta, os varejistas e as concessionárias de automóveis (ARTIGO: Vendedor Porta a Porta).
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As companhias mamíferas adotam um enfoque oposto: estas empresas classificam os atuais e potenciais clientes segundo diversos critérios mas um mesmo objetivo: enfrentar ao mercado de maneira efetiva. Mediante um processo sistemático desenvolvem e nutrem relações estáveis com as contas de maior potencial, gerando economias em escala, e resguardando-se dos contextos desfavoráveis. Esse é o enfoque mamífero: fazer menos coisas, mas fazê-las bem!
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Metabolismo réptil ou mamífero? os répteis são animais de sangue frio. Incapazes de regular sua temperatura interna, devem recorrer à temperatura do ambiente para sobreviver. Os mamíferos, animais de sangue quente, podem manter seus corpos a temperatura constante em quase qualquer contexto, ganhando flexibilidade e autonomia (ARTIGO: TODOS POR UM E UM POR TODOS (MAS NÃO EM VENDAS)).

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O custo?: a necessidade de uma maior quantidade de energia (leia-se alimentos) para manter estável a temperatura corporal. Em resumo, os répteis são controlados por seu meio. Os mamíferos se controlam a eles mesmos. Neste ponto, alega o especialista de Harvard, a analogia do metabolismo aponta aos indivíduos que compõem as organizações.

Um Vendedor que tenta manter felizes aos clientes batendo um papo sobre generalidades é como um réptil que esquenta seu corpo posando-se sobre uma rocha. Este vendedor se mimetiza com seus clientes, é controlado por eles. Diferentemente, os mamíferos adotam um enfoque oposto: desenvolvem formas de controlar seu ambiente de vendas, atuando de maneira pró-ativa, e assegurando-se que seu tempo seja o mais produtivo possível (ARTIGO: A síndrome de Estocolmo em vendas...).

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O custo de gerar uma relação estável não se mede só em tempo senão também em energia, disciplina e coordenação organizacional. Em definitivo, mamífero ou réptil? Que é melhor?: não existe uma receita única, adverte Byrnes. A ótima relação com os clientes depende do contexto. O importante é decidir-se: ficar a metade do caminho entre répteis e mamíferos pode engendrar uma criatura monstruosa, incapaz de sobreviver na encarniçada luta darwinista (ARTIGO: Mantenha-se próximo do cliente (mas não demais)).

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Prof Jonathan Byrnes

HBS- Harvard Business Review

Biblioteca exclusiva da Harvard Business Review

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HBS - Harvard Business School, é a escola de pós-graduação em administração de empresas, da Univ. de Harvard, de Boston - EUA. É uma das mais bem conceituadas escolas de negócios a nível mundial. Entre seus ex-alunos  estão o do ex-presidente dos EUA George W. Bush, entre outros como Mitt Romney e Michael Bloomberg, Sheryl Sandberg, CFO do Facebook. Nos principais rankings de MBAs, como o da revista Financial Times, a HBS é líder absoluta.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da HBS- Harvard Business Review:

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churrasco ou salada ? Como encantar seu cliente
As vantagens de ser primeiro Existe o Vendedor Perfeito?
Quão baixo está disposto a ir? Como negociar com um louco?

corram, não alcança para todos!

A tática da carteira comercial
Cuidado com os funcionários puxa-saco! Empatia é necessária em Vendas?
Desterrando alguns mitos dos negócios Preços baixos = clientes? Nem sempre...
90% de uma venda é convicção, 10% é persuasão As vantagens das comunidades de clientes
Não abandone o barco: que todos façam marketing Decompor preços para enganar os clientes?
Que força de vendas precisa um produto inovador? conquistar é importante, fidelizar é essencial!
Negociação: lições e estratégias da frente de batalha Quando os gerentes se convertem em inimigos mortais
ALGUNS CLIENTES CONFUNDEM O REPRESENTANTE COM SEU GARÇOM Pay for performance: ganhar bônus é questão de sorte?
Quer aprender a vender? Comece por pedir dinheiro às pessoas... A confiança entre fornecedor e cliente é boa (mas nem tanto)
Sua empresa é um réptil ou um mamífero, Tem sangue frio ou quente? é rentável pagar a um supermercado para que exiba seus produtos?

 

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