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O produto não é nada. O nome o é tudo!

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artigos de marketing  -  artigos de marcas  -  idéias de marketing

Shakespeare alguma vez escreveu: Que há num nome? Isso que chamamos rosa, ainda que tivesse outro nome, seguiria cheirando doce. sem dúvida, ele não conhecia o funcionamento de alguns mercados modernos. Às vezes, o produto não é nada. O nome é tudo...

O médico disse para o paciente: Você tem o colesterol alto. Lhe receitarei um medicamento. A partir de hoje terá que se cuidar com as comidas e fazer exercício. Três horas mais tarde, o paciente estava comendo uma feijoada. Dois meses depois, de volta ao consultório... O colesterol está pelas nuvens! falou o médico, deixe de tomar o medicamento. Lhe receitarei um complemento mineral e um suplemento vitamínico (Artigo: Branding emocional: O VALOR DE UM CACHORRO QUENTE).

Dito e feito, o paciente começou a comer brócolis e sair a correr todos os dias. Tinha tomado consciência de sua situação?: Não necessariamente.

Segundo o estudo da Univ. Wharton: What's in a Name, sua mudança de comportamento poderia dever-se meramente a uma mudança no nome da receita do médico. Segundo a Prof. Lisa Bolston, um paciente que toma um medicamento se sente imune contra a doença (Artigo: 90% das pessoas confiam nas mesmas marcas).

Em outras palavras, diz-se: Para que vou levar uma vida sã? O remédio se encarregará de curar-me. Pelo contrário, quando o paciente toma um "suplemento" vitamínico ou mineral, a reação é diferente: O suplemento me ajudará a baixar o colesterol. Mas não é o mesmo que um medicamento. Tenho que me cuidar com as comidas.

O curioso, segundo o artigo da Univ. Wharton, é que este mesmo padrão de comportamento se observa em quase todos os produtos do mercado farmacêutico: o nome tem um poderoso impacto sobre o comportamento do consumidor. Uma mesma pílula (que inclusive pode ser um placebo), se é vendida como "medicamento", terá um efeito diferente que se a anuncia como "suplemento".
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Este fenômeno tem implicâncias éticas, particularmente para a publicidade de produtos da saúde. Quanto mais efetivo seja o medicamento (a olhos do consumidor), maior é o incentivo a descuidar a saúde. Uma pílula para baixar de importância promocionada como "infalível" pode ter efeitos desastrosos. Quem a tomem, deixarão de cuidar-se com as comidas e até poderiam chegar a padecer problemas de obesidade. Devem impor-se regulamentações sobre as campanhas de marketing e publicidade das companhias farmacêuticas? Pode permitir-se qualquer tipo de publicidade para medicamentos
(Artigo: Nada se cria, nada se inventa, tudo se registra...).

O debate está se abrindo, William Shakespeare escreveu em Romeo e Julieta: que há num nome? Isso que chamamos rosa, ainda que tivesse outro nome, seguiria cheirando doce. Mas Shakespeare não conhecia o mercado farmacêutico. Em muitos casos, adverte o estudo de Wharton, o produto não é nada. O nome o é tudo.

Wharton School: Univ. of Pennsylvania

biblioteca exclusiva da univ. wharton

Wharton: Univ. de Pennsylvania

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A Wharton School da Universidade da Pensilvânia é uma escola superior de administração norte-americana vinculada à Universidade da Pensilvânia. É conhecida tanto pelo seu rigor acadêmico quanto por ser a mais antiga escola de administração dos EUA. Foi fundada em 1881 e seus cursos de graduação e mestrado (MBA) em administração são consistentemente considerados os melhores do mundo, seguidos de perto pelos de Stanford Graduate School of Business, Columbia, Harvard Business School e Kellogg School of Management.

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Outros excelentes artigos Traduzidos e Publicados pelo jornal sdr, da univ wharton:

A VARIEDADE INFLUENCIA O CONSUMO A última bolachinha do pacote!
CLIENTES DESORIENTADOS, LUCRO CERTO! QUAIS CLIENTES VALE A PENA LARGAR?
Os líderes jogam o xadrez, não damas Consumidores recorrem à estratégia
O produto não é nada. O nome o é tudo! O QUE AS MULHERES COMPRAM E POR QUÊ?
o cliente foi com a concorrência (Aleluia) para aprender a voar, 1º aprenda a caminhar
Não encontrou aquele vestido na prateleira? Como seduzir os indecisos, os não clientes?
Para os chineses, a guerra de preços é uma arte como seria a campanha de mkt do seu produto?
Mantenha-se próximo do cliente (mas não demais) Oferecer descontos pode arruinar seu negócio
Os homens compram, as mulheres vão de compras Promoção comercial, um orçamento que cresce
VENDEDOR DESINTERESSADO = clientes insatisfeitos Equipes externas de vendas, são a chave do sucesso
A estratégia de Preços DA APPLE: um GOLPE a seus clientes? O que a revolução digital pode ensinar ao varejo tradicional

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