1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

Otimista é aquele que vá em busca de Moby Dick

.

artigos de fechamento de vendas  -  sala dos artigos de vendas

.

Num bote de remos e leva consigo o molho tártaro (Zig Ziglar). O fechamento deve ser a parte mais fácil da venda, porque é a culminação natural da conversa comercial com o cliente. Você o ajudou para identificar um problema e então propôs a solução. Conheci muitos vendedores que têm excelentes habilidades de vendas, mas que estão relutantes em fechar o negócio. Esta recusa de "pedir para comprar" pode frustrar uma carreira de vendas e irritar os gerentes. Em muitos casos, a raiz desta relutância para fechar a venda, tem profundas raízes psicológicas. Aqui eu mostro algumas relutâncias e as maneiras de superá-las (artigo: Ninguém perde uma venda no final do Processo).

medo da rejeição: a razão mais comum pelas quais os vendedores relutam em fechar a venda é o medo de ser rejeitado. Ninguém gosta de ser rejeitado, no entanto, quando um comprador diz "não", significa que não quer comprar o "produto ou serviço" que está lhe oferecendo nesse momento, não está dizendo "não" para a vida toda. Em outras palavras, esse cliente quer você de novo e por isso está lhe atendendo, então espere uma nova oportunidade e ofereça novamente seus produtos e serviços, porque ele já está em contato com você e isso já é 60% da venda realizada (artigo: A linguagem corporal nas vendas).
.
Falta de confiança no produto ou solução: alguns vendedores estão relutantes em pedir a venda ao comprador, porque não estão se sentindo completamente seguros com o produto ou solução oferecida. Analise que não haja nenhuma diferença entre a sua solução proposta e a solução do concorrente cujo preço é simplesmente mais baixo e vá em frente (artigo: Descubra as brechas e venda mais).

Uma forma eficaz de construir confiança em sua própria solução ou produto é se perguntar: como vai se beneficiar o cliente com o produto ou a solução? O que distingue a minha proposta? Pense em como vai beneficiar o seu cliente e ganhará a confiança no produto e na solução que está oferecendo. E lembre-se, muitas empresas baixam o preço apenas para ganhar a venda e depois somem, então você deve justamente ressaltar esse detalhe, você está ai para respaldar a garantia do atendimento.

Medo de comprometer a relação: boas relações com os clientes são a base da venda bem sucedida. Uma forte relação aumenta sua influência sobre o cliente e lhe permite demonstrar o seu conhecimento e as vantagens dos seus aconselhamentos e recomendações. Mas alguns vendedores confundem o bom relacionamento com amizade. Esses vendedores estão relutantes em pedir para fechar a venda porque têm medo de ao fazê-lo colocar em risco o relacionamento. Nada mais longe da realidade. De acordo com a revista HBS - Harvard Business School (Biblioteca exclusiva da Harvard Business Review), os compradores esperam 3 coisas de vendedores: "conhecimento especializado sobre o produto e indústria, profissionalismo e que o vendedor lhes guie numa ação específica". Lembre-se que o comprador sabe e entende que você é um vendedor profissional, sua tarefa é para indicar quando o comprador deve fazer um acordo com sua empresa. Eles esperam isso de você, que peça a venda porque sabe que é o melhor produto e a melhor solução (artigo: Quando a venda desaparece).
.
A SEV: síndrome de Estocolmo em vendas: algumas empresas pretendem aumentar seus volumes de vendas e tomam como iniciativa, promover funcionários de outras áreas (atendimento ao cliente) para entrar na área de vendas e exercer a função de vendedores. Os move o típico pensamento: "representantes de serviço ao cliente estão sempre falando com os clientes, porque não podem vender?". Na minha experiência, essas iniciativas falham pela "SEV: Síndrome de Estocolmo em Vendas". Especificamente, essas funções foram projetadas para não incluir as responsabilidades da venda, já que para "vender", precisa um conhecimento e habilidades muito diferentes, daquelas que se requere para atender o cliente. Na verdade, estes funcionários do atendimento, foram treinados e tendem a se ver como "defensores do cliente". Como resultado, essas pessoas não vão cumprir adequadamente sua tarefa como vendedores e, finalmente, tenderão a se mover em direção a sua "zona de conforto", retornando à sua atividade natural do serviço ao cliente (artigo: A síndrome de Estocolmo em vendas).
.
O timing é tudo: pedir muito cedo o fechamento, leva o comprador a suspeitar e gera um sentimento negativo. Pedir demasiado tarde o fechamento, é perder o timing certo que é quando o comprador espera que você interceda e o ajude a comprar. Saber o melhor momento para pedir a compra, é justamente o momento quando o comprador conclui seu "processo de tomada de decisão" e está cômodo para tomar a decisão. Neste ponto, assumindo que você identificou as necessidades do comprador e apresentou a solução adequada para estas necessidades, você ganhou o direito de pedir ao cliente o fechamento. Outro indicador de que está na hora de fechar a venda são os sinais que o comprador emite. Estes sinais incluem perguntas sobre as condições de compra, entrega, implementação, o próximo passo ou formas de pagamento (artigo: Há dois tipos de dor que você vai experimentar na vida).

.

Prof. Alejandro Wald

Conferencista, capacitador e autor

Biblioteca exclusiva do professor

Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR do prof. Alejandro Wald:

NÃO PERDA VENDAS NO TELEFONE NÃO ACREDITE NOS CÍNICOS...
Como organizar Visitas Comerciais Acordar pode ser doloroso
Peça ao cliente que tome uma decisão! A pergunta estratégica em vendas
As melhores perguntas são provocantes Vendas e Marketing não se gostam
Que acontece quando fazemos suposições? Por que capacitar COMERCIALMENTE
Qual a importância do número 1 em Vendas? como aumentar suas chances na venda
Otimista é aquele que vá em busca de Moby Dick Os 15 minutos mais importantes em vendas
Quanto investir na aquisição de novos clientes Porque suas propostas não geram negócios
TODOS POR UM E UM POR TODOS (MAS NÃO EM VENDAS) não consegue seu OBJETIVO MENSAL DE VENDAS?
14 coisas que os vendedores não devem deixar de fazer quem se queima com leite, vê uma vaca e chora...
As melhores contam com grandes vendedores e os retêm 10 razões pelas que os vendedores dão um tiro no pé
Como a Regra 80/20 de Pareto pode ajudar a ser mas efetivo Se você não fecha a venda, está trabalhando para a concorrência

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR