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Não aposte todas suas fichas numa única empresa

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sala dos artigos de estratégias  -  sala dos artigos de gerenciamento

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Estamos no ano de 1987. Me Enfrento a um dilema crucial que pode afundar minha companhia ou pode leva-a ao topo. Tudo depende de tomar uma decisão estratégica num ambiente impredizível. A indústria dos computadores pessoais cresce a todo vapor. A maioria das máquinas operam com o sistema MS-DOS, sistema operacional que comprei por 50 mil dólares daquele programador de Seattle e a IBM utiliza graças a licença de uso que negociou comigo (Artigo: Os piores erros estratégicos da história empresarial).
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Mas o "DOS" está em decadência e estou certo disso. Os usuários se estão inclinando por um sistema operacional mais amigável graficamente que permita aproveitar ao máximo o potencial da nova geração de computadores. Poderosos competidores se preparam para posicionar-se um mercado bilionário. IBM está desenvolvendo sua própria plataforma: a poderosa "OS/2". AT&T, Sun Microsystems e Xerox se aliaram para melhorar o sistema Unix. Apple, por sua vez, segue apostando por seu modelo Mac. É um cenário altamente flutuante e imprevisível
(Artigo: como proteger a empresa dos ataques da concorrência).

Agora, ponha-se nos sapatos de Bill Gates. Você tem três opções:

Pôr todas as fichas no desenvolvimento de um novo sistema operativo chamado Windows e competir contra gigantes como IBM e AT&T.
Abandonar o mercado dos sistemas operacionais e apostar por novos nichos no desenvolvimento de aplicações menores.
Vender a companhia à concorrência.

Muitos crêem que Gates elegeu a primeira opção. Crasso Erro. O CEO de Microsoft não apostou todas as fichas sobre o Windows, senão que, ante a incerteza, elaborou uma série de estratégias simultâneas. Gates sabia que IBM era a principal ameaça. O gigante estava pondo toda a carne na grelha para converter-se em líder do mercado dos sistemas operacionais da mão do OS/2. O sistema Unix era também uma ameaça (ainda que menor que IBM). Qual foi a resposta de Bill Gates?

Seguiu investindo no desenvolvimento do MS-DOS para satisfazer sua base atual de clientes.

Comprou uma companhia desenvolvedora de Unix, em caso que finalmente aquele sistema se impusesse no  mercado.

Seguiu investindo no desenvolvimento de aplicações menores, em caso que se visse forçado a abandonar o mercado dos sistemas operacionais.

Realizou um forte investimento no desenvolvimento de Windows.

Todos sabemos como terminou a história. Windows foi o grande ganhador. Mas a estratégia de Gates não deixa de  ser notável. Em vez de tentar predizer o futuro e apostar tudo por sua intuição, desenhou uma série de planos  alternativos de negócios para sua empresa. Assim, poderia esperar a evolução do mercado para decidir por qual  apostar. Quando Gates viu que Unix e OS/2fracassavam, apostou tudo por Windows e se converteu no homem mais rico da Terra (Artigo: Baixa Temporada: Algumas pautas para gerir negócios estacionais).

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Segundo o estudo da HBS - Univ. de Harvard, em ambientes de negócios flutuantes, quando o futuro é imprevisível, melhor reduzir  o risco elaborando planos de negócio para diferentes cenários. O processo deve ter a flexibilidade suficiente para  eleger finalmente que plano adotar uma vez que o panorama se vai despejando (Artigo: a que estratégia recorrer: descontos ou benefícios).

Portanto, adverte o estudo, em  lugar de pensar à estratégia como um plano baseado em predições do futuro, é melhor enfocá-la como um portfólio  de experimentos.

Prof. Eric D. Beinhocker

HBS- Harvard Business Review

Biblioteca exclusiva da Harvard Business Review

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HBS - Harvard Business School, é a escola de pós-graduação em administração de empresas, da Univ. de Harvard, de Boston - EUA. É uma das mais bem conceituadas escolas de negócios a nível mundial. Entre seus ex-alunos  estão o do ex-presidente dos EUA George W. Bush, entre outros como Mitt Romney e Michael Bloomberg, Sheryl Sandberg, CFO do Facebook. Nos principais rankings de MBAs, como o da revista Financial Times, a HBS é líder absoluta.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da HBS- Harvard Business Review:

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